Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25875
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUSA, V. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5817814415955919pt_BR
dc.contributor.advisor1CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.-
dc.contributor.advisor1IDCAVALCANTE, N. I. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3274805623219013pt_BR
dc.contributor.referee1AQUINO FILHO, Rivaldo Bezerra de.-
dc.contributor.referee1IDAQUINO FILHO, R. B.pt_BR
dc.contributor.referee2SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.-
dc.contributor.referee2IDSANTOS, V. B.pt_BR
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2018.tccartigo.sousa2-
dc.description.resumoAtualmente os estudantes, mesmo quando crianças, são submetidas a uma grande variedade de informações, elas estão sempre tendo que usar de julgamentos, interpretações, escolhas, ao mesmo tempo em que percebem relações entre situações cotidianas, como por exemplo, um sinal ruim de internet quando ocorrem chuvas fortes. Essas, situações cotidianas, nos mostram a importância de se trabalhar desde cedo, a construção do raciocínio probabilístico, pois os conhecimentos em probabilidade têm ganhado novos significados a partir das questões no mundo atual. Dessa forma, acreditamos ser necessário criar estratégias de ensino para se promover esse pensamento probabilístico nas escolas, não ensinando cálculos complexos de probabilidade nos anos iniciais ou finais do Ensino Fundamental, mas, permitindo que as crianças reflitam sobre alguns elementos que envolvem o raciocínio probabilístico como: a incerteza, a aleatoriedade, o espaço amostral e a independência de eventos, entre outros, para que possam, aos poucos, construir os conhecimentos necessários ao entendimento da probabilidade. Dessa forma, o tema central desse trabalho foi a construção do raciocínio probabilístico pela criança, tendo como objetivo geral o de compreender situações que implicam no ato de pensar probabilisticamente numa sala de aula do campo com crianças do ensino fundamental - anos finais. Para isso, utilizamos a abordagem qualitativa de investigação do tipo pesquisa de campo, que foi desenvolvida numa escola pública, no município de Sumé-PB. Após nossas atividades investigativas, foi possível perceber que existe ainda uma lacuna no ensino de probabilidade no Ensino Fundamental, porém, os estudantes mostraram potencial intuitivo ao serem apresentados aos conceitos de probabilidade de forma contextualizada, possibilitando uma melhor construção do raciocínio probabilístico a partir da mobilização de conceitos básicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleUma investigação em sala de aula numa escola do campo a partir de situações que possibilitam a construção do raciocínio lógico probabilístico.pt_BR
dc.date.issued2018-03-23-
dc.description.abstractToday students, even as children, are subjected to a wide variety of information, they are always having to use judgments, interpretations, choices, and at the same time perceive relationships between everyday situations, such as a bad internet signal when heavy rains. These everyday situations show us the importance of working early, the construction of probabilistic reasoning, since the knowledge in probability has gained new meanings from the questions in the world today. Thus, we believe it is necessary to create teaching strategies to promote this probabilistic thinking in schools, not teaching complex calculations of probability in the initial or final years of elementary school, but allowing children to reflect on some elements that involve probabilistic reasoning as: uncertainty, randomness, sample space and independence of events, among others, so that they can gradually build the knowledge necessary to understand the probability. In this way, the central theme of this work was the construction of probabilistic reasoning by the child, with the general objective of understanding situations that imply probabilistically thinking in a classroom of the field with elementary school children - final years. For that, we used the qualitative research approach of the field research type, which was developed in a public school in the municipality of Sumé-PB. After our investigative activities, it was possible to perceive that there is still a gap in the teaching of probability in Elementary School, however, students showed intuitive potential when presented to the concepts of probability in a contextualized way, enabling a better construction of probabilistic reasoning from the mobilization of basic concepts.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25875-
dc.date.accessioned2022-06-21T22:16:19Z-
dc.date.available2022-06-21-
dc.date.available2022-06-21T22:16:19Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectRaciocínio probabilísticopt_BR
dc.subjectEnsino de probabilidadept_BR
dc.subjectEducação Estatísticapt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEstatística na educação básicapt_BR
dc.subjectField educationpt_BR
dc.subjectProbabilistic reasoningpt_BR
dc.subjectTeaching probabilitypt_BR
dc.subjectStatistical Educationpt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectStatistics in basic educationpt_BR
dc.subjectRaciocínio lógico probabilísticopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Valter Clemente de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeA classroom investigation in a rural school based on situations that allow the construction of probabilistic logical reasoning.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Valter Clemente de. Uma investigação em sala de aula numa escola do campo a partir de situações que possibilitam a construção do raciocínio lógico probabilístico. 2018. 43f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25875pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VALTER CLEMENTE DE SOUSA - TCC LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO CDSA 2018.pdfValter Clemente de Sousa - TCC LECAMPO 20181.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.