Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2588
Title: O letramento escolar: descrição de uma proposta de ensino do seminário.
Other Titles: School literacy: description of a teaching proposal of the seminar.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Marcelo Clemente.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Williany Miranda da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BEZERRA, Maria Auxiliadora.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FARIA, Evangelina Maria Brito de.
Keywords: Seminário;Práticas de letramento;Ensino;School seminar;Lliteracy practices;Teaching
Issue Date: 2007
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Marcelo Clemente. O letramento escolar: descrição de uma proposta de ensino do seminário. 152f. 2007.(Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2588
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo do presente trabalho é contribuir para a construção de uma metodologia de ensino do seminário na escola através da aplicação de uma intervenção didática sobre a ação dos alunos e posterior avaliação dos resultados obtidos. Trata-se de uma pesquisaação associada à abordagem qualitativa. Os dados estão constituídos de transcrições de 04 seminários realizados por uma turma do primeiro ano do Ensino Médio e de alguns textos escritos usados pelos alunos expositores durante o evento. A análise revela a pouca familiaridade dos alunos com algumas práticas de letramento envolvidas no planejamento e realização do seminário e a necessidade de ensino continuado para a aquisição das mesmas. Mostra também a origem dos saberes que os alunos mobilizam para a produção dos vários gêneros textuais que constituem o seminário e os padrões interacionais instaurados durante o evento. O estudo sugere a possibilidade de um trabalho interdisciplinar para o ensino do seminário. Ao mesmo tempo, sugere que o seminário constitui uma oportunidade favorável para o ensino de algumas práticas letradas importantes tanto para a vida acadêmica dos alunos como para o exercício da cidadania numa sociedade cada vez mais complexa.
Abstract: This study aims at interfering on the literacy practices involved in planning and carrying out school seminars. By analyzing the didactic intervention results we intended to confirm or not some expectations in order to offer some insights for the development of a school seminar teaching methodology. This study is based on a qualitative approach known as action research. The transcription of four school seminars and some written texts used by students during these events constitute the data for analysis. The seminars were held by students from High School in History classes. Findings show students low familiarity in some literacy practices involved in the school seminar production and the need for more teaching on them. The analysis also shows where the information and knowledge used by students in seminars come from and the interactional standards established during the event. This study suggests the possibility for a interdisciplinary teaching of school seminars. At the same time, it suggests that the seminar offers a good opportunity for teaching some important dominant literacy practices required for students‟ academic life and for their active participation in a more and more complex society.
Keywords: Seminário
Práticas de letramento
Ensino
School seminar
Lliteracy practices
Teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2588
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARCELO CLEMENTE SILVA - DISSERTAÇÃO POSLE CH 2007.pdfMarcelo Clemente Silva - Dissertação POSLE CH 20072.69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.