Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25884
Title: Análise de conhecimentos sobre biotecnologia difundidos entre estudantes de ensino médio e de ensino superior (graduação e pós-graduação).
Other Titles: Analysis of knowledge about biotechnology widespread among high school and high school students higher education (undergraduate and postgraduate).
Análisis del conocimiento sobre biotecnología generalizado entre los estudiantes de secundaria y preparatoria educación superior (pregrado y posgrado).
???metadata.dc.creator???: COSTA, Andson Soares da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SODRÉ NETO, Luiz.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Carlos Alberto Garcia.
???metadata.dc.contributor.referee2???: OLIVEIRA, Givanilson Brito de.
Keywords: Ensino de biologia;CTS;Biotecnologia;Microbiologia;Biology teaching;Microbiology;Biotechnology;Enseñanza de la biología
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: Costa, Andson Soares da. Análise de conhecimentos sobre biotecnologia difundidos entre estudantes de ensino médio e de ensino superior (graduação e pós-graduação). 2017. 57 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo teve como objetivo investigar o que estudantes do Ensino Médio, da Graduação e da Pós-Graduação pensam sobre a Biotecnologia associada à Microbiologia no ensino-aprendizagem de Biologia, com ênfase na abordagem CTS. Os dados para a análise foram obtidos por meio de questionários respondidos por estudantes de escolas estaduais do Rio Grande do Norte e da Paraíba e de alunos da graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Campina Grande em Cuité-PB. Os resultados sugerem que, apesar de identificados alguns conhecimentos básicos sobre os temas trabalhados, a contextualização parece não estar presente ainda na atividade docente diária, mesmo se tratando de assuntos que estão no cotidiano das pessoas, além de ter observado padronizações nas respostas de vários estudantes. Essa constatação é importante para que as práticas de ensino futuras sejam repensadas visando a interpretação adequada de uma ciência única voltada para a tentativa de resolução dos problemas sociais.
Abstract: The present study aimed to investigate what high school, undergraduate and postgraduate students think about Biotechnology associated with Microbiology in Biology teaching-learning, with an emphasis on the CTS approach. Data for the analysis were obtained through questionnaires answered by students from state schools of Rio Grande do Norte and Paraíba and undergraduate and graduate students of the Federal University of Campina Grande in Cuité-PB. The results suggest that, although some basic knowledge about the themes studied has been identified, the contextualization does not seem to be present yet in daily teaching activity, even when dealing with subjects that are in people's daily lives, besides having observed standardizations in the responses of several students . This finding is important so that future teaching practices are rethought in order to properly interpret a single science aimed at attempting to solve social problems.
???metadata.dc.description.resumen???: El presente estudio tuvo como objetivo investigar lo que los estudiantes de secundaria, de Estudiantes de pregrado y posgrado piensan sobre la Biotecnología asociada a Microbiología en la enseñanza y aprendizaje de la Biología, con énfasis en el enfoque CTS. Tú Los datos para el análisis se obtuvieron a través de cuestionarios respondidos por alumnos de escuelas públicas de Rio Grande do Norte y Paraíba y alumnos de estudios de grado y posgrado en la Universidad Federal de Campina Grande en Cuité-PB. Los resultados sugieren que, a pesar de haber identificado algunos conocimientos básicos sobre los temas trabajados, la contextualización parece no estar presente en la actividad profesor cotidiano, incluso cuando se trata de temas que son del día a día de las personas, además de de haber observado patrones en las respuestas de varios alumnos. Este hallazgo es importante que las futuras prácticas docentes sean repensadas para adecuada interpretación de una sola ciencia centrada en el intento de resolver los problemas sociales.
Keywords: Ensino de biologia
CTS
Biotecnologia
Microbiologia
Biology teaching
Microbiology
Biotechnology
Enseñanza de la biología
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Biológicas
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25884
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDSON SOARES DA COSTA-TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2017.pdfAndson Soares da Costa - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2017337.74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.