Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25887
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, F. B. O.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1449412957818560pt_BR
dc.contributor.advisor1SODRÉ NETO, Luiz.-
dc.contributor.advisor1IDSODRÉ NETO, L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8809866931227584pt_BR
dc.contributor.advisor-co1AZEVEDO, Thamara de Medeiros.-
dc.contributor.advisor-co1IDAZEVEDO, T. M.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5444316046389593pt_BR
dc.contributor.referee1ATAIDE, Jair Stefanini Pereira de.-
dc.contributor.referee1IDATAÍDE, J. S. P.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3201374347373584pt_BR
dc.contributor.referee2SILVA, Thayana Priscila Domingos da.-
dc.contributor.referee2IDSILVA, T. P. D.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6488089479660102pt_BR
dc.description.resumoA formação docente para o Ensino de Ciências é imprescindível também pelos constantes avanços nesta área, que devem ser acompanhados pelos professores em formação e em atividade. Para isto, a formação docente pode ser vista como um processo que começa com uma formação inicial e posteriormente com uma formação permanente. Essa proposta visa, sobretudo romper com as práticas tradicionais e buscar aperfeiçoar a prática educativa, a fim de melhorar o trabalho docente e, consequentemente, o ensino e aprendizagem. Em sua formação e atuação o docente mobiliza e incorpora diferentes saberes que são complexos e diversos. Levando em conta as alterações e avanços pelas quais a Ciência passa constantemente surgem dúvidas de o que deve ser ensinado e de que maneira, para isto torna- se necessário que o professor entenda a importância de estratégias adequadas para atender todas as especificidades do ensino de ciências. Neste âmbito, objetivou-se investigar as concepções dos professores sobre as formações inicial e continuada quanto à influência na sua atividade docente, bem como analisar a estrutura cognitiva de professores do ensino fundamental quanto a conceitos básicos, relacionados à Microbiologia e buscar conceitos e interações entre estes e avaliar a aplicação dos contextos em conceitos. Para isto, foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de entrevistas estruturadas com professores do Ensino Fundamental II e um Teste de Associação de Palavras, baseando-se no estudo feito por Atabek-Yigit, Yilmazlar e Cetin (2016), respectivamente. Os resultados demonstraram uma ideia de segregação entre as formações inicial e continuada, e uma limitação na estrutura cognitiva quanto as associações de conteúdos da Microbiologia. Sugere-se, portanto, que a formação de professores seja vista como um processo permanente, em que se complementem conhecimentos atribuídos às formações inicial e continuada. Esta Formação Permanente, sugerida pelos autores, não só engloba as referidas formações, mas também as torna interdependentes, logo, indissociadas. Além disso, percebe-se a necessidade de se buscar contextualização para qualquer trabalho em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.titleAnálise de concepções sobre formação docente e da estrutura cognitiva de professores de ciências de escolas públicas da Paraíba.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.description.abstractTeacher education for Science Teaching is also essential for the constant advances in this area, which must be accompanied by the teachers in training and in activity. For this, the teacher training can be seen as a process that begins with an initial formation and later with a permanent formation. This proposal aims, above all, to break with traditional practices and seek to improve the educational practice in order to improve teaching work and, consequently, teaching and learning. In its formation and performance the teacher mobilizes and incorporates different knowledges that are complex and diverse. Taking into account the changes and advances in which science passes constantly, there are doubts as to what should be taught and in what way, it is necessary for the teacher to understand the importance of adequate strategies to meet all the specificities of science teaching . In this context, the objective was to investigate the teachers' conceptions about the initial and continued formations regarding the influence on their teaching activity, as well as to analyze the cognitive structure of elementary school teachers regarding basic concepts related to Microbiology and to search for concepts and interactions between and to evaluate the application of contexts in concepts. For this, a qualitative research was conducted through structured interviews with teachers of Elementary School II and a Test of Association of Words, based on the study done by Atabek-Yigit, Yilmazlar and Cetin (2016), respectively. The results showed an idea of segregation between the initial and continued formations, and a limitation in the cognitive structure regarding the associations of contents of Microbiology. It is suggested, therefore, that teacher training be seen as a permanent process, complementing the knowledge attributed to initial and continuing training. This Permanent Formation, suggested by the authors, not only encompasses the aforementioned formations, but also makes them interdependent, and thus indissociated. In addition, one realizes the need to seek contextualization for any work in the classroom.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25887-
dc.date.accessioned2022-06-22T12:14:28Z-
dc.date.available2022-06-22-
dc.date.available2022-06-22T12:14:28Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFormação permanentept_BR
dc.subjectEstrutura cognitivapt_BR
dc.subjectProfessores de ciênciaspt_BR
dc.subjectOngoing trainingpt_BR
dc.subjectCognitive structurept_BR
dc.subjectScience teacherspt_BR
dc.subjectEntrenamiento en cursopt_BR
dc.subjectEstructura cognitivapt_BR
dc.subjectProfesores de cienciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Flávia Beatriz de Oliveira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of conceptions about teacher training and cognitive structure of school science teachers public in Paraíba.pt_BR
dc.title.alternativeAnálisis de las concepciones sobre la formación docente y estructura cognitiva de los profesores de ciencias de la escuela público en Paraíba.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Flávia Beatriz de Oliveira. Análise de concepções sobre formação docente e da estrutura cognitiva de professores de ciências de escolas públicas da Paraíba. 2018. 61 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018.pt_BR
dc.description.resumenLa formación del profesorado para la Enseñanza de las Ciencias también es fundamental por la constante avances en esta área, que deben ser acompañados por docentes en formación y en actividad. Para ello, la formación docente puede ser vista como un proceso que comienza con formación inicial y luego con la formación permanente. Esta propuesta pretende, sobre todo, romper con las prácticas tradicionales y buscar mejorar la práctica educativa, con el fin de para mejorar el trabajo docente y, en consecuencia, la enseñanza y el aprendizaje. En su formación y desempeño, el docente moviliza e incorpora diferentes saberes que son complejos y varios. Teniendo en cuenta los cambios y avances que atraviesa la Ciencia Constantemente surgen dudas sobre qué se debe enseñar y de qué manera, para hacerlo. necesario que el docente comprenda la importancia de estrategias adecuadas para atender todas las particularidades de la enseñanza de las ciencias. En este contexto, el objetivo fue investigar la concepciones de los docentes sobre la educación inicial y continua en cuanto a la influencia en su la actividad docente, así como el análisis de la estructura cognitiva de los docentes escolares fundamental en cuanto a conceptos básicos, relacionados con la Microbiología y buscar conceptos y interacciones entre ellos y evaluar la aplicación de contextos en conceptos. Para ello, se realizó una investigación cualitativa a través de entrevistas estructuradas con docentes de la Elemental II y un Test de Asociación de Palabras, basado en el estudio realizado por Atabek-Yigit, Yilmazlar y Cetin (2016), respectivamente. Los resultados demostraron una idea de segregación entre educación inicial y continua, y una limitación en la estructura cognitivas, así como las asociaciones de contenido de Microbiología. Por lo tanto, se sugiere que el la formación docente es vista como un proceso permanente, en el que se complementan conocimientos atribuidos a la formación inicial y continua. Esta Formación Permanente, sugerido por los autores, no sólo engloba estas formaciones, sino que también las interdependientes, por lo tanto, inseparables. Además, es necesario buscar contextualización para cualquier trabajo de aula.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FLÁVIA BEATRIZ DE OLIVEIRA SILVA - TCC ARTIGO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2018.pdfFlávia Beatriz de Oliveira Silva - TCC Artigo em Ciências Biológicas CES 2018834.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.