Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2590
Title: Ironia em crônicas de Carlos Heitor Cony: uma proposta de ensino.
Other Titles: Irony in chronicles by Carlos Heitor Cony: a teaching proposal.
???metadata.dc.creator???: PINTO, Márcia de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALVES, José Hélder Pinheiro.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ASSIS, Cássia Lobão.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Márcia Tavares.
Keywords: Crônica;Literatura;Ironia;Cony, Carlos Heitor;Livro Didático;Chronicle;Literature;Irony;Book Didactic
Issue Date: Sep-2006
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PINTO, Márcia de Oliveira. Ironia em crônicas de Carlos Heitor Cony: uma proposta de ensino. 113f. 2006 (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2590
???metadata.dc.description.resumo???: Estudamos, nesta dissertação, a perspectiva irônica em crônicas de Carlos Heitor Cony. O percurso analítico seguido é o seguinte: O primeiro capítulo aborda as características da crônica tanto a partir da Teoria Literária e do seu grau de literariedade, quanto da visão do Jornalismo e, portanto, do seu referencial jornalístico. O segundo capítulo contempla a ironia a partir da origem socrática, que a vê como atitude, e da visão retórica, que a compreende como uma figura de linguagem. No terceiro capítulo, sobre Carlos Heitor Cony, apresentamos o autor e analisamos quatro de suas crônicas. No quarto capítulo, observamos o conceito de ironia presente em cinco títulos de livros didáticos de Português para o ensino médio que foram avaliados e recomendados pelo Ministério da Educação, através do Catálogo do Programa Nacional do Livro do Ensino Médio PNLEM / 2006. Observamos que a abordagem da ironia nos livros didáticos analisados é limitada e, a partir disso, apresentamos sugestões metodológicas para trabalhar com a ironia, como atitude, através das crônicas de Cony.
Abstract: In this dissertation we studied the ironic perspective in Carlos Heitor Cony's chronicles. The analytical path was led as follows: the first chapter approaches the characteristics of chronicles, not only concerning Literary Theory and its degree of literariness, but also the view of Journalism and, consequently its journalistic referential. The second chapter remarks the irony from its Socratic origin which considers it as an attitude -as well as the rhetorical perspective that considers it as a figure of speech. In the third chapter, I introduce the author and analyze four of his chronicles. In the fourth chapter, I observe the concept of irony inherent in five different Portuguese textbooks, applied in Brazilian high schools, evaluated and recommended by the Ministry of Education in accordance with the analysis of the catalogue of the national program of textbooks in high school (PNLEM/2006) From this analysis , I present methodological suggestions to work with Irony , as an attitude, through Cony's chronicles .
Keywords: Crônica
Literatura
Ironia
Cony, Carlos Heitor
Livro Didático
Chronicle
Literature
Irony
Book Didactic
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2590
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MÁRCIA DE OLIVEIRA PINTO - DISSERTAÇÃO POSLE 2006.pdfMárcia de Oliveira Pinto - Dissertação POSLE CH 20067.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.