Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2591
Title: A recepção da leitura literária: uma experiência com livros da coleção Literatura em minha casa.
Other Titles: La réception de la lecture littéraire: une expérience avec des livres de la collection la littérature dans ma maison
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Rute Pereira Alves de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALVES, José Hélder Pinheiro.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Márcia Tavares.
???metadata.dc.contributor.referee2???: RIBEIRO, Maria Gorete.
Keywords: Literatura;Ensino;Leitura;Littérature;Enseignement;Lecture
Issue Date: Jun-2007
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, Rute Pereira Alves de. A recepção da leitura literária: uma experiência com livros da coleção Literatura em minha casa. 125f. 2007. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007.
???metadata.dc.description.resumo???: A literatura infanto-juvenil, ainda transporta os ranços da tradição pedagógica e moralizante que a originou, e são responsáveis por inúmeras discussões no meio acadêmico, que vem buscando a partir de meios reflexivos, tornar o ato da leitura literária, realizada especialmente no âmbito escolar, uma atividade mais prazerosa, portanto, livre do pragmatismo e pedagogismo que lhe serviu de base e reluta em permanecer até os dias atuais. Sob esse prisma, fazse necessário que se valorize o leitor e a carga de conhecimento e experiências que ele traz no momento da leitura. Sob esse viés o leitor é agente ativo do processo de leitura e é justamente nessa perspectiva que a Estética da Recepção vem contribuindo, especialmente no que tange à relação texto-leitor e as possibilidades de interação emanadas do texto através de seus espaços vazios. Com base nesses princípios, somado à experiências anteriores com o texto literário, procedemos uma experiência com duas obras da Coleção Literatura Em Minha Casa: Uma História de Futebol de José Roberto Torero e Carta errante, avó atrapalhada, menina aniversariante de Mirna Pinsky, em uma turma de 4ª série de uma escola da rede pública Municipal da cidade de Lagoa Seca – PB. Assim, apresentamos nesse trabalho reflexões acerca dos aspectos formativos e de recepção que norteiam o processo de leitura formalizado nas escolas, seguido de uma parte analítica das obras escolhidas e conseguinte relato das experiências realizadas no contexto já citado, mais reflexões e considerações acerca dos efeitos da recepção das obras escolhidas.
Abstract: La littérature d’enfance et de jeunesse porte encore le caractère obsolète de la tradition pédagogique et moralisante de son début, responsable par un grand nombre de débats dans le milieu académique où, à partir de la discussionréfléxion, on cherche devenir l’acte de la lecture littéraire, realisée au milieu scolaire, une activité plus agréable; donc, libre du pragmatisme et du pédagogisme qui a été son début et insiste à rester jusqu’à présent. Ainsi, c’est nécessaire qu’on valorise le lecteur et la charge de connaissances et d’expériences qu’il a au moment de la lecture. De cette façon, le lecteur se fait agent-actif du processus de lecture. C’est justement dans cette perspective que l’Esthétique de la Réception contribue surtout au niveau de la relation texte-lecteur et des possibilitées d’intération issues du texte à partir de ses espaces vides. Basé sur ces principes, et en profitant aussi d’expériences antérieures avec le texte littéraire, nous avons procédé à une expérience avec deux oeuvres de la collection Littérature chez moi: “Une histoire de football”, de José Roberto Torero et “Lettre errante, grand-mère embarrassée, fille qui fête son anniversaire”, de Mirna Pinsky, dans une classe du cycle 3 CM1 (5º ano) d’une école publique municipale de la ville de Lagoa Seca – État de Paraíba. Ainsi, nous présentons ici des réflexions sur les aspects formatifs et de réception qui guident le processus de lecture construit dans les écoles, suivi d’une partie analytique des oeuvres choisies et récit des expériences realisées dans le contexte déjà mentionné, en plus des réflexions et des considérations sur les effets de la réception dans les oeuvres choisies.
Keywords: Literatura
Ensino
Leitura
Littérature
Enseignement
Lecture
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2591
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RUTE PEREIRA ALVES DE ARAÚJO - DISSERTAÇÃO POSLE 2007..pdfRute Pereira Alves de Araújo - Dissertação POSLE 2007.5.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.