Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25915
Title: Coleções zoológicas: curadoria, métodos e conservação.
Other Titles: Zoological collections: curation, methods and conservation.
Colecciones zoológicas: curación, métodos y conservación.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Dayane Pereira de Medeiros.
Keywords: Preservação;Ensino de ciências;Preservación;Enseñanza de las ciencias;Science teaching;Preservation
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: Silva, Dayane Pereira de Medeiros. Coleções zoológicas: curadoria, métodos e conservação. 2017. 38 fl.(Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: As Coleções Zoológicas (CZ‟s) são compostas de materiais biológicos mantidos em bom estado a partir de técnicas, contidos em um acervo. A curadoria destas coleções é primeiramente papel do curador, que trabalha com a intenção de manter esse patrimônio preservado com seus cuidados específicos. Partindo do conhecimento das mesmas, ao saber das importâncias e dos usos é que se podem gerar estímulos para que cada vez mais o público que faz uso interaja com os cuidados designados para manter esse material em bom estado de conservação. E ao conhecer a coleção e saber como preservar já se tem um bom alicerce para garantir a extensão da duração da mesma. Esse estudo teve como objetivo levantar dado dos exemplares de Laboratório de Zoologia do campus da UFCG/CES e apontar os métodos de conservação utilizados na mesma. Trata-se de uma pesquisa de carácter exploratório e descritivo, desenvolvida no Centro de Educação e Saúde (CES) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) campus Cuité-PB, com o acervo contido em três laboratórios da instituição. Com os resultados mostrando a atual situação da Coleção Zoológica da UFCG/CES pode-se averiguar que as coleções precisam de mais visibilidade no campus onde ocorreu a pesquisa, para que suas aplicações sejam aproveitadas e sua conservação mantida. Conclui-se assim que é necessária mais divulgação do acervo do CES através de trabalhos desenvolvidos com ele e conscientização do público que o usa, através de práticas educativas nessa mesma universidade.
Abstract: The Zoological Collections are composed of biological materials kept in good condition from techniques contained in a collection. The curatorship of the zoological collections is primarily the role of the curator who works with the intention of keeping the patrimony preserved with specific care. Using this knowledge as a starting point, knowing its importance and uses can generate incentives so that increasingly, the public which makes use of it, interact with the care designed to keep this material in good condition. Knowing the collection and how to preserve it, it's already a good start to increase the duration of the said. The objective of this study was to collect data from the Laboratory of Zoology of the campus of the UFCG / CES and to point out the methods of conservation used in it. This is a descriptive research with presentation of qualitative analyzes, developed at the Centro de Educação e Saúde (CES) of the Federal University of Campina Grande (UFCG) with the collection contained in three laboratories of the institution. With the results obtained it can be verified that the collections need more visibility in the campus where the research occurred, so that their applications are taken advantage of and their preservation maintained. It is concluded that further dissemination of the CES‟s collection through work developed with it and awareness of the public using it through educational practices in the referred university necessary.
???metadata.dc.description.resumen???: Las colecciones zoológicas (CZ's) están compuestas de materiales biológicos mantenidos en buen estado de las técnicas, contenida en una colección. La curaduría de estas colecciones es principalmente el papel del curador, que trabaja con la intención de mantener este patrimonio conservado con su cuidado específico. Con base en su conocimiento, sabiendo la importancia y los usos se pueden generar estímulos para que cada vez más el público que hace uso interactúa con el cuidado diseñado para mantener este materia en buen estado. Y conociendo la colección y sabiendo cómo preservarlo ya tiene una buena base para garantizar la extensión de su duración. Que Este estudio tuvo como objetivo recopilar datos de especímenes del Laboratorio de Zoología de la campus de la UFCG/CES y señalar los métodos de conservación utilizados en el mismo. Esta es una investigación exploratoria y descriptiva, desarrollada en el Centro de Educación y Salud (CES) de la Universidad Federal de Campina Grande (UFCG) campus Cuité-PB, con la colección contenida en tres laboratorios de la institución. Con los resultados que muestran la situación actual de la Colección Zoológica de la UFCG/CES pueden ser para descubrir que las colecciones necesitan más visibilidad en el campus donde el investigación, para que se puedan utilizar sus aplicaciones y mantener su conservación. Por lo tanto, se concluye que es necesaria una mayor difusión del acervo de CES a través de trabajos desarrollados con ella y la concienciación del público que la utiliza, a través de prácticas educativas en la misma universidad.
Keywords: Preservação
Ensino de ciências
Preservación
Enseñanza de las ciencias
Science teaching
Preservation
???metadata.dc.subject.cnpq???: Zoologia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25915
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DAYANE PEREIRA DE MEDEIROS SILVA -TCC ARTIGO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2017.pdfDayane Pereira de Medeiros - TCC Artigo em Ciências Biológicas CES 2017392.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.