Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25930
Title: | O ensino odontológico em Libras: a importância da criação de sinais específicos da Odontologia. |
Other Titles: | Dental education in Libras: the importance of creating specific dentistry signs. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Lorena de Sousa. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | PEREIRA, Andresa Costa. |
???metadata.dc.contributor.advisor2???: | LEAL, Jéssica Girlaine Guimarães. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | RAMALHO JUNIOR, Gerson. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | SILVA, Marco Antônio Dias da. |
Keywords: | Libras e Odontologia;Odontologia e Libras;Língua Brasileira de Sinais;Ensino de Odontologia em LIBRAS;Inclusão educacional;Educação inclusiva - Odontologia;Pessoas surdas e ensino de Odontologia;Surdos;Educação de surdos;Libras and Dentistry;Dentistry and Libras;Brazilian Sign Language;Teaching Dentistry in LIBRAS;Educational inclusion;Inclusive education - Dentistry;Deaf people and teaching dentistry;Deaf;Deaf education |
Issue Date: | 15-Aug-2017 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Lorena de Sousa. O ensino odontológico em Libras: a importância da criação de sinais específicos da Odontologia. 2017. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Bacharelado em Odontologia, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25930 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Diversas iniciativas governamentais têm sido realizadas para promover a inclusão de pessoas surdas ao ensino superior. Entretanto, atualmente, o ingresso de um aluno surdo na Odontologia é de extrema complexidade, devido a vários motivos, dentre eles a carência de termos odontológicos em Libras. O objetivo deste trabalho foi criar sinais odontológicos específicos em Libras e disponibilizá-los em um site desenvolvido para esse fim. O trabalho foi realizado por uma equipe multidisciplinar, composta por uma discente, uma professora do Curso de Odontologia, uma tradutora/intérprete e um professor de Libras Surdo. Após a busca dos sinais já existentes na literatura, constatou-se a ausência de trabalhos publicados neste sentido. Assim, foram determinados os primeiros termos a serem criados, os quais tiveram seus conceitos e explicações técnicas demonstrados para o professor surdo. Em seguida, o professor criava o sinal, que era registrado por vídeos e fotografias. Os dados técnicos da sinalização foram descritos detalhadamente e em seguida publicados junto às fotos e vídeos no site “Odontologia em Libras”. Conclui-se que a criação do site e a disponibilização dos termos odontológicos específicos em Libras caracteriza o início de um processo de inclusão e permanência de pessoas surdas no Curso de Odontologia. A continuidade desse trabalho permitirá que os sinais sejam constantemente criados e adicionados ao glossário, a fim de auxiliar o ensino às pessoas surdas e a melhor atuação do tradutor/interprete de Libras. Portanto, este trabalho contribui de forma pioneira para a formação de futuros cirurgiões dentistas surdos. |
Abstract: | Several governmental initiatives have been undertaken to include deaf people in higher education. However, the admission of a deaf student in the School of Dentistry has several difficulties, including the lack of dental signs in Brazilian sign language (Libras). The aim of this work was to create specific dental signs in Libras and post them on a website created for this purpose. This study was carried out by a multidisciplinary team, composed of a student, a professor of the Dentistry course, a Libras translator/interpreter and a deaf Libras professor. After the search for the dental signs in the literature, it was observed that there is no publication concerning Libras issue. Therefore, the first terms to be produced were selected, and their technical concepts were explained to the deaf professor. Thereafter, the deaf professor created the sign, which was recorded by video and photographs. The signalization specific information was described and published with the photos and videos on the website “Odontologia em Libras”. It was concluded that the website production and availability of the specific terms in dentistry characterizes the beginning of the inclusion and permanence of deaf students in a Dentistry Course. This work must be continued to permit the constant signs creation and addition to the glossary, which will support the deaf people education and a better performance of Libras translator/interpreter. Then, this paper contributes in a pioneering way to graduate future deaf dentists. |
Keywords: | Libras e Odontologia Odontologia e Libras Língua Brasileira de Sinais Ensino de Odontologia em LIBRAS Inclusão educacional Educação inclusiva - Odontologia Pessoas surdas e ensino de Odontologia Surdos Educação de surdos Libras and Dentistry Dentistry and Libras Brazilian Sign Language Teaching Dentistry in LIBRAS Educational inclusion Inclusive education - Dentistry Deaf people and teaching dentistry Deaf Deaf education |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Odontologia |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25930 |
Appears in Collections: | Curso de Bacharelado em Odontologia - CSTR - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LORENA DE SOUSA SILVA - TCC ARTIGO ODONTOLOGIA CSTR 2017.pdf | Lorena de Sousa Silva - TCC Odontologia CSTR 2017 | 1.15 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.