Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25930
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, L. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8921697415584241pt_BR
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Andresa Costa.-
dc.contributor.advisor1IDPEREIRA, A. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4984560166050512pt_BR
dc.contributor.advisor2LEAL, Jéssica Girlaine Guimarães.-
dc.contributor.advisor2IDLEAL, J. G. G.pt_BR
dc.contributor.referee1RAMALHO JUNIOR, Gerson.-
dc.contributor.referee1IDRAMALHO JUNIOR, G.pt_BR
dc.contributor.referee2SILVA, Marco Antônio Dias da.-
dc.contributor.referee2IDSILVA, M. A. D.pt_BR
dc.description.resumoDiversas iniciativas governamentais têm sido realizadas para promover a inclusão de pessoas surdas ao ensino superior. Entretanto, atualmente, o ingresso de um aluno surdo na Odontologia é de extrema complexidade, devido a vários motivos, dentre eles a carência de termos odontológicos em Libras. O objetivo deste trabalho foi criar sinais odontológicos específicos em Libras e disponibilizá-los em um site desenvolvido para esse fim. O trabalho foi realizado por uma equipe multidisciplinar, composta por uma discente, uma professora do Curso de Odontologia, uma tradutora/intérprete e um professor de Libras Surdo. Após a busca dos sinais já existentes na literatura, constatou-se a ausência de trabalhos publicados neste sentido. Assim, foram determinados os primeiros termos a serem criados, os quais tiveram seus conceitos e explicações técnicas demonstrados para o professor surdo. Em seguida, o professor criava o sinal, que era registrado por vídeos e fotografias. Os dados técnicos da sinalização foram descritos detalhadamente e em seguida publicados junto às fotos e vídeos no site “Odontologia em Libras”. Conclui-se que a criação do site e a disponibilização dos termos odontológicos específicos em Libras caracteriza o início de um processo de inclusão e permanência de pessoas surdas no Curso de Odontologia. A continuidade desse trabalho permitirá que os sinais sejam constantemente criados e adicionados ao glossário, a fim de auxiliar o ensino às pessoas surdas e a melhor atuação do tradutor/interprete de Libras. Portanto, este trabalho contribui de forma pioneira para a formação de futuros cirurgiões dentistas surdos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTRpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqOdontologiapt_BR
dc.titleO ensino odontológico em Libras: a importância da criação de sinais específicos da Odontologia.pt_BR
dc.date.issued2017-08-15-
dc.description.abstractSeveral governmental initiatives have been undertaken to include deaf people in higher education. However, the admission of a deaf student in the School of Dentistry has several difficulties, including the lack of dental signs in Brazilian sign language (Libras). The aim of this work was to create specific dental signs in Libras and post them on a website created for this purpose. This study was carried out by a multidisciplinary team, composed of a student, a professor of the Dentistry course, a Libras translator/interpreter and a deaf Libras professor. After the search for the dental signs in the literature, it was observed that there is no publication concerning Libras issue. Therefore, the first terms to be produced were selected, and their technical concepts were explained to the deaf professor. Thereafter, the deaf professor created the sign, which was recorded by video and photographs. The signalization specific information was described and published with the photos and videos on the website “Odontologia em Libras”. It was concluded that the website production and availability of the specific terms in dentistry characterizes the beginning of the inclusion and permanence of deaf students in a Dentistry Course. This work must be continued to permit the constant signs creation and addition to the glossary, which will support the deaf people education and a better performance of Libras translator/interpreter. Then, this paper contributes in a pioneering way to graduate future deaf dentists.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25930-
dc.date.accessioned2022-06-22T21:32:59Z-
dc.date.available2022-06-22-
dc.date.available2022-06-22T21:32:59Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLibras e Odontologiapt_BR
dc.subjectOdontologia e Libraspt_BR
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinaispt_BR
dc.subjectEnsino de Odontologia em LIBRASpt_BR
dc.subjectInclusão educacionalpt_BR
dc.subjectEducação inclusiva - Odontologiapt_BR
dc.subjectPessoas surdas e ensino de Odontologiapt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subjectLibras and Dentistrypt_BR
dc.subjectDentistry and Libraspt_BR
dc.subjectBrazilian Sign Languagept_BR
dc.subjectTeaching Dentistry in LIBRASpt_BR
dc.subjectEducational inclusionpt_BR
dc.subjectInclusive education - Dentistrypt_BR
dc.subjectDeaf people and teaching dentistrypt_BR
dc.subjectDeafpt_BR
dc.subjectDeaf educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Lorena de Sousa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDental education in Libras: the importance of creating specific dentistry signs.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Lorena de Sousa. O ensino odontológico em Libras: a importância da criação de sinais específicos da Odontologia. 2017. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Bacharelado em Odontologia, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25930pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Odontologia - CSTR - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LORENA DE SOUSA SILVA - TCC ARTIGO ODONTOLOGIA CSTR 2017.pdfLorena de Sousa Silva - TCC Odontologia CSTR 20171.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.