Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25950
Title: Caracterização do componente curricular: Odontologia para pacientes com necessidades especiais, nos cursos de Odontologia do Estado da Paraíba.
Other Titles: Characterization of the curricular component: Dentistry for patients with special needs, in Dentistry courses in the State of Paraíba.
???metadata.dc.creator???: TENÓRIO, Danilo de Almeida.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PENHA, Elizandra Silva da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FONSECA, Fátima Roneiva Alves.
???metadata.dc.contributor.referee2???: GUENÊS, Gymena Maria Tenório.
Keywords: Odontologia - currículo;Pacientes com necessidades especiais - Odontologia;Portadores de necessidades especiais - atendimento odontológico;Pessoas com deficiência - assistência odontológica;Assistência odontológica - pessoas com deficiência;Dentistry - curriculum;Patients with special needs - Dentistry;People with special needs - dental care;People with disabilities - dental care;Dental care - people with disabilities
Issue Date: 5-Apr-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: TENÓRIO, Danilo de Almeida. Caracterização do componente curricular: Odontologia para pacientes com necessidades especiais, nos cursos de Odontologia do Estado da Paraíba. 2017. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Bacharelado em Odontologia, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25950
???metadata.dc.description.resumo???: A regulamentação da especialização em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais surgiu através da resolução 25/2002 do Conselho Federal de Odontologia (CFO). De acordo com a lei nº 9.394/96 os cursos de graduação possuem autonomia didático-científica para estabelecer sua programação curricular. Dessa forma, a disciplina de Pacientes com Necessidades Especiais (PNE) poderá ou não estar presente na matriz curricular dos cursos de Odontologia. O objetivo da pesquisa foi caracterizar a disciplina de PNE nos cursos de Odontologia do estado da Paraíba. Trata-se de um estudo transversal de abordagem quantitativa. Um formulário foi produzido e as informações foram coletadas através dos sites oficiais dos cursos. De 11 cursos, foi possível coletar informações de 9 faculdades. Em 6 delas a disciplina estava presente e a nomenclatura variava de uma faculdade para outra. A oferta da disciplina foi obrigatória em 100% dos cursos e em 5 a apresentação era teórico/clinica, sendo que em apenas 1 não constava informação. Dois cursos disponibilizavam a disciplina no 8º e 9º semestre e a carga horaria média de todas as disciplinas foi de 62,2h. Em 50% as disciplinas tinham conexão com outras e em 60% funcionavam de maneira independente. Foi possível concluir que, na Paraíba, boa parte das faculdades oferece a disciplina em sua grade curricular, porém ainda há algumas que necessitam incluir a disciplina de PNE em seus cursos de graduação em Odontologia.
Abstract: Characterization of the curricular component: Dentistry for patients with special needs, in Dentistry courses in the State of Paraíba. The regulation of the specialization in Dentistry for the Handicapped emerged through resolution 25/2002 of the Federal Dentistry Council. According to law 9.394/96, undergraduate courses has a didactic-scientific autonomy to establish their curricular programming. Thus, the discipline of Dentistry for the Handicapped may or not be present in the curricular grade of Dentistry courses. The objective of the research was to characterize the discipline of Dentistry for the Handicapped in courses of the State of Paraíba. This is a cross-sectional quantitative study. A form was produced and information was collected through the official courses website. Of the total 11 courses, it was possible to collect information from 9 upper-level schools. In six of them the discipline was present and the nomenclature varied from one faculty to another. The offer of the course was compulsory in 100% of the courses and in 5 the presentation was theory/ clinical, and in only 1 did not include information. Two courses provided the discipline in the 8th and 9th semester and the average time load of all subjects was 62.2h. In 50% the subjects had connections with others and in 60% they worked independently. It was possible to conclude that, in Paraíba, most of the faculties offer the discipline in them curriculum, but there are still some that need to include the Handicapped discipline in them undergraduate courses in Dentistry.
Keywords: Odontologia - currículo
Pacientes com necessidades especiais - Odontologia
Portadores de necessidades especiais - atendimento odontológico
Pessoas com deficiência - assistência odontológica
Assistência odontológica - pessoas com deficiência
Dentistry - curriculum
Patients with special needs - Dentistry
People with special needs - dental care
People with disabilities - dental care
Dental care - people with disabilities
???metadata.dc.subject.cnpq???: Odontologia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25950
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Odontologia - CSTR - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DANILO DE ALMEIDA TENÓRIO - TCC ARTIGO ODONTOLOGIA CSTR 2017.pdfDanilo de Almeida Tenório - TCC Artigo Odontologia CSTR 2017372.53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.