Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25950
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDTENÓRIO, D. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5656274742314345pt_BR
dc.contributor.advisor1PENHA, Elizandra Silva da.-
dc.contributor.advisor1IDPENHA, E. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7550484144185158pt_BR
dc.contributor.referee1FONSECA, Fátima Roneiva Alves.-
dc.contributor.referee1IDFONSECA. F. R. A.pt_BR
dc.contributor.referee2GUENÊS, Gymena Maria Tenório.-
dc.contributor.referee2IDGUENÊS, G. M. T.pt_BR
dc.description.resumoA regulamentação da especialização em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais surgiu através da resolução 25/2002 do Conselho Federal de Odontologia (CFO). De acordo com a lei nº 9.394/96 os cursos de graduação possuem autonomia didático-científica para estabelecer sua programação curricular. Dessa forma, a disciplina de Pacientes com Necessidades Especiais (PNE) poderá ou não estar presente na matriz curricular dos cursos de Odontologia. O objetivo da pesquisa foi caracterizar a disciplina de PNE nos cursos de Odontologia do estado da Paraíba. Trata-se de um estudo transversal de abordagem quantitativa. Um formulário foi produzido e as informações foram coletadas através dos sites oficiais dos cursos. De 11 cursos, foi possível coletar informações de 9 faculdades. Em 6 delas a disciplina estava presente e a nomenclatura variava de uma faculdade para outra. A oferta da disciplina foi obrigatória em 100% dos cursos e em 5 a apresentação era teórico/clinica, sendo que em apenas 1 não constava informação. Dois cursos disponibilizavam a disciplina no 8º e 9º semestre e a carga horaria média de todas as disciplinas foi de 62,2h. Em 50% as disciplinas tinham conexão com outras e em 60% funcionavam de maneira independente. Foi possível concluir que, na Paraíba, boa parte das faculdades oferece a disciplina em sua grade curricular, porém ainda há algumas que necessitam incluir a disciplina de PNE em seus cursos de graduação em Odontologia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTRpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqOdontologiapt_BR
dc.titleCaracterização do componente curricular: Odontologia para pacientes com necessidades especiais, nos cursos de Odontologia do Estado da Paraíba.pt_BR
dc.date.issued2017-04-05-
dc.description.abstractCharacterization of the curricular component: Dentistry for patients with special needs, in Dentistry courses in the State of Paraíba. The regulation of the specialization in Dentistry for the Handicapped emerged through resolution 25/2002 of the Federal Dentistry Council. According to law 9.394/96, undergraduate courses has a didactic-scientific autonomy to establish their curricular programming. Thus, the discipline of Dentistry for the Handicapped may or not be present in the curricular grade of Dentistry courses. The objective of the research was to characterize the discipline of Dentistry for the Handicapped in courses of the State of Paraíba. This is a cross-sectional quantitative study. A form was produced and information was collected through the official courses website. Of the total 11 courses, it was possible to collect information from 9 upper-level schools. In six of them the discipline was present and the nomenclature varied from one faculty to another. The offer of the course was compulsory in 100% of the courses and in 5 the presentation was theory/ clinical, and in only 1 did not include information. Two courses provided the discipline in the 8th and 9th semester and the average time load of all subjects was 62.2h. In 50% the subjects had connections with others and in 60% they worked independently. It was possible to conclude that, in Paraíba, most of the faculties offer the discipline in them curriculum, but there are still some that need to include the Handicapped discipline in them undergraduate courses in Dentistry.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25950-
dc.date.accessioned2022-06-23T19:20:00Z-
dc.date.available2022-06-23-
dc.date.available2022-06-23T19:20:00Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectOdontologia - currículopt_BR
dc.subjectPacientes com necessidades especiais - Odontologiapt_BR
dc.subjectPortadores de necessidades especiais - atendimento odontológicopt_BR
dc.subjectPessoas com deficiência - assistência odontológicapt_BR
dc.subjectAssistência odontológica - pessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectDentistry - curriculumpt_BR
dc.subjectPatients with special needs - Dentistrypt_BR
dc.subjectPeople with special needs - dental carept_BR
dc.subjectPeople with disabilities - dental carept_BR
dc.subjectDental care - people with disabilitiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorTENÓRIO, Danilo de Almeida.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCharacterization of the curricular component: Dentistry for patients with special needs, in Dentistry courses in the State of Paraíba.pt_BR
dc.identifier.citationTENÓRIO, Danilo de Almeida. Caracterização do componente curricular: Odontologia para pacientes com necessidades especiais, nos cursos de Odontologia do Estado da Paraíba. 2017. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Bacharelado em Odontologia, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25950pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Odontologia - CSTR - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DANILO DE ALMEIDA TENÓRIO - TCC ARTIGO ODONTOLOGIA CSTR 2017.pdfDanilo de Almeida Tenório - TCC Artigo Odontologia CSTR 2017372.53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.