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Title: Utilização de material fresado para aplicação em camadas estabilizadas de bases e sub-bases de pavimentos rodoviários.
Other Titles: Use of milled material for application in stabilized layers of bases and sub-bases of road pavements.
???metadata.dc.creator???: QUEIROZ, Flávio de Almeida.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MELO, Ricardo Almeida de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: RODRIGUES, John Kennedy Guedes.
Keywords: Material fresado;Reciclagem;Estabilização de Sub-bases e Bases;Pavimentos Rodoviários;Milled material;Recycling;Stabilization of sub-bases and Bases;Paved highway
Issue Date: May-2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: QUEIROZ, Flávio de Almeida. Utilização de material fresado para aplicação em camadas de sub-bases de pavimentos rodoviários. 2011. 147f (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2596
???metadata.dc.description.resumo???: A preocupação mundial em proporcionar um destino ecologicamente correto aos resíduos gerados pelas atividades de manutenção e restauração rodoviárias tem impulsionado a adoção de técnicas para a reutilização de resíduos industriais nos canteiros de trabalho. Desta forma, esta pesquisa tem por objetivo apresentar uma alternativa viável, técnica e económica para a utilização dos resíduos de fresagem em camadas de sub-base e/ou base de pavimentos rodoviários, através das misturas com solo de jazida, cal e cimento. O estudo foi dividido em duas etapas: a avaliação das propriedades físicas dos materiais utilizados e a avaliação das propriedades mecânicas das misturas de solo+MF, solo+MF+cal e solo+MF+cimento. Com base em um experimento piloto realizado com as misturas de solo e material fresado nos teores de 20%, 25%, 30%, 35%, 40% e 45%, foi adotado o percentual fixo de 45% de material fresado para a adição dos aglomerantes, por apresentar um valor de CBR igual a 25%, que atendeu as especificações do DNIT para uso em camadas de subbase (DNIT- ES 139/10). Foram adicionados a cal e o cimento nos teores de 2%, 4%, 6%, 8% e 10% ao experimento piloto (com percentual fixo de 45% de MF). A adição de cal e cimento às misturas ocasionou aumentos significativos nos valores de CBR quando comparados com os resultados obtidos para o solo puro e a mistura de solo (55%) e material fresado (45%). Os melhores resultados foram obtidos nas misturas realizadas com a adição de cimento, onde foram observados valores de CBR variando entre 92% a 201%, compatíveis com as especificações do DNIT para uso em camadas de base e sub-base de pavimentos rodoviários (DNIT- ES 140 e 142/10). Quanto à expansão, todos os valores obtidos ficaram dentro dos limites estabelecidos pelo DNIT para uso em sub-bases e bases de rodovias. Os valores de compressão simples, encontrados para as misturas de solo (55%) + MF (45%), solo+MF+cal e solo+MF+cimento, foram superiores aos valores recomendados pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Texas para uso em sub-bases (0,35 MPa) e bases (0,7 MPa), mostrando a viabilidade das misturas para uso em pavimentação.
Abstract: A worldwide concern to provide an environmentally friendly destination of waste generated from maintenance activities and road reparation has driven the adoption of techniques for the reuse of industrial waste at the construction worksite. This research aims to present a technically and economically viable alternative to the use of milling waste in layers of sub-base and / or base pavements, through the mixing of soil deposit, lime and cement. This study was divided into two stages: the evaluation of physical properties of the materiais used and the evaluation of mechanical properties of mixed soil + MF, soil + MF + lime and soil + MF + cement. Based on a pilot experiment performed with mixtures of soil and milled material in the leveis of 20%, 25%, 30%, 35%, 40% and 45%, we adopted the fixed percentage of 45% milled material for the addition of binding by presenting a CBR value equal to 25%, which met the specifications for use in DNIT layers of sub-base (DNIT-ES 139/10). Then, were added in the pilot experiment, line to cement with contents to 2%, 4%, 6%, 8% and 10% (with fixed percentage of 45% of MF). The addition of lime and cement mixtures caused significant increases in CBR values when compared with the results obtained for the pure soil and soil mixture (55%) and milled material (45%). The best results were obtained in mixtures made with the addition of cement, which were observed CBR values ranging from 92% to 201% compatible with the specifications of DNIT for use in base layers and sub-base for road pavements (DNIT- ES 140 and 142/10). As for expansion, ali values were within the limits set by DNIT for use in sub-bases and road bases. The values of compression found for mixtures of soil (55%) + MF (45%), soil +MF + lime and soil + MF + cement, were higher than recommended by the Department of Roads of Texas for use sub-bases (0.35 MPa) and bases (0.7 MPa), showing the viability of the mixtures for in use in paving.
Keywords: Material fresado
Reciclagem
Estabilização de Sub-bases e Bases
Pavimentos Rodoviários
Milled material
Recycling
Stabilization of sub-bases and Bases
Paved highway
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Civil
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2596
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental.

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