Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25976
Title: O uso das TIC como ferramenta de ensino nos cursos de Odontologia no Brasil.
Other Titles: The use of ICT as a teaching tool in Dentistry courses in Brazil.
???metadata.dc.creator???: NÓBREGA, Thaynan Escarião da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Marco Antônio Dias da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PEREIRA, Andresa Costa.
???metadata.dc.contributor.referee2???: COSTA, Camila Helena Machado da.
Keywords: Ensino de Odontologia;Tecnologias da informação e comunicação - ensino de Odontologia;TICs - Tecnologias da informação e comunicação;Anatomia - ensino;Histologia - ensino;Teaching of Dentistry;Information and communication technologies - teaching dentistry;ICTs - Information and Communication Technologies;Anatomy - teaching;Histology - teaching
Issue Date: 4-Oct-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NÓBREGA, Thaynan Escarião da. O uso das TIC como ferramenta de ensino nos cursos de Odontologia no Brasil. 2016. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Bacharelado em Odontologia, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25976
???metadata.dc.description.resumo???: A incorporação de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) pode auxiliar no processo de ensino, por permitir, aos alunos e professores, maior interatividade e favorecer o autoaprendizado. O presente estudo teve três objetivos principais: verificar o uso de sites como material complementar de ensino junto às disciplinas dos cursos de odontologia do Brasil; investigar se o conteúdo encontrado em buscas online por anatomia de cabeça e pescoço, utilizando o Google®, está vinculado às páginas oficiais dos cursos de odontologia do Brasil; e avaliar a presença e utilização das TIC como ferramenta de ensino da histologia nos cursos de odontologia das regiões Centro-Oeste (CO), Nordeste (NE), Sul (S) e Sudeste (SE) do Brasil. Utilizando os endereços cadastrados na base de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais os sites dos cursos de odontologia do Brasil foram acessados e analisados para avaliação do uso das TIC no ensino. Em seguida utilizando-se das palavras-chave: “anatomia cabeça e pescoço”, “anatomia facial”, “anatomia odontológica”, “anatomia odontologia” foram realizadas sucessivas buscas via Google® das quais foram considerados os vinte primeiros resultados de cada busca. Concomitantemente um questionário online, sobre o uso das TIC no ensino, foi enviado para os docentes responsáveis pela disciplina de histologia nas regiões CO, NE, S e SE do Brasil. Observou-se que das 226 IES de odontologia, 202 apresentaram site de odontologia, entretanto, apenas 21 possuíam site de disciplinas abertos para qualquer usuário. Verificou-se que a maioria dos sites pertencia às disciplinas categorizadas como Ciências Odontológicas (56%), seguidos pelas Ciências Biológicas e da Saúde (29%) e Ciências Humanas e Sociais (15%). Constatou-se um maior número de sites na região sudeste e que os cursos de instituições públicas produziram repositórios, ao contrário dos particulares onde o referatório é o modelo de site mais presente (p<0,01). Foram localizados três sites de disciplinas de anatomia, porém, quando realizada a busca aberta pelo Google®, nenhum destes sites foi localizado. Para a disciplina de histologia foram encontrados 18 sites: apresentando TIC como figuras (30,3%), e-mail do professor (30,3%), textos (9,3%), questionários (7,0%), hipertextos (4,6%), aulas (4,6%), vídeos (4,6%) e outras ferramentas (9,3%). Quanto aos questionários enviados aos professores de histologia, apenas 8,8% foram respondidos, destes um único professor possuía um site de ambiente aberto e cinco professores disseram possuir site de ambiente restrito apenas aos seus alunos. Os 12 professores restantes, apesar de não possuírem sites da disciplina, afirmaram considerar as TIC como importantes ferramentas didáticas de apoio didático. Conclui-se que os cursos de odontologia do Brasil têm subtilizado as TIC como material complementar de ensino.
Abstract: The incorporation of Information and Communication Technologies (ICT) may help improve the teaching process by to allowing students and professors to have more interaction and encourage independent learning. This study had three main objectives: to verify the use of websites as a complementary teaching tool in dental schools courses within Brazil; to investigate whether the content found in online searches for head and neck anatomy, using the Google®, is linked to the official webpages of dental schools in Brazil; and to evaluate the presence and use of ICT as a histology teaching tool in dental schools in the Midwest (MW), Northeast (NE), South (S) and Southeast (SE) regions of Brazil. Using the registered addresses in the database of National Institute of Educational Studies and Research the websites of dental schools in Brazil were accessed and analyzed to evaluate the use of ICT in teaching. Then using the keywords: "head and neck anatomy", "facial anatomy," "dental anatomy", "dentistry anatomy" were performed successive searches via Google® of which the first twenty results for each search were considered. Simultaneously an online questionnaire, about the use of ICT in education, it was sent to the responsible professors for the histology discipline in MW, NE, S and SE regions of Brazil. It was observed that of the 226 dental schools, 202 had dental website, however, only 21 had open website courses for any user. It was verified that most of the websites belonged to the courses categorized as Dental Sciences (56%), then Biological Sciences and Health (29%) and Social and Human Sciences (15%). It was found a higher number of websites in the Southeast region and that the public schools produced repositories, unlike the private ones where reference is the most common template of website (p <0.01). Three websites of anatomy courses were found, but, when an open search was conducted by Google®, none of these websites was located. For the histology course were found 18 websites: presenting ICT as figures (30.3%), professor‟s e-mail (30.3%), texts (9.3%), questionnaires (7.0%), hypertext (4.6%), lesson (4.6%), videos (4.6%) and other tools (9.3%). It regards to the questionnaires that were sent to the histology professors, only 8.8% were answered, of these, only one professor had an open website and five professors have ensured restricted website only to their students. The other 12 professors, despite of do not have a course website, they considered ICT as important teaching tools for educational support. It was concluded that the dental schools in Brazil have underused ICT as complementary teaching material.
Keywords: Ensino de Odontologia
Tecnologias da informação e comunicação - ensino de Odontologia
TICs - Tecnologias da informação e comunicação
Anatomia - ensino
Histologia - ensino
Teaching of Dentistry
Information and communication technologies - teaching dentistry
ICTs - Information and Communication Technologies
Anatomy - teaching
Histology - teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: Odontologia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25976
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Odontologia - CSTR - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THAYNAN ESCARIÃO DA NÓBREGA - TCC ARTIGO ODONTOLOGIA CSTR 2016.pdfThaynan Escarião da Nóbrega -TCC Artigo Odontologia CSTR 2016.2.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.