Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26023
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFARIAS, F. R. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4949838919628811pt_BR
dc.contributor.advisor1ROCHA, Renata Andrea Salvitti de Sá.-
dc.contributor.advisor1IDROCHA, R. A. S. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5438860678419405pt_BR
dc.contributor.referee1PENHA, Elizandra Silva da.-
dc.contributor.referee1IDPENHA, E. S.pt_BR
dc.contributor.referee2FONSECA, Fátima Roneiva Alves.-
dc.contributor.referee2IDFONSECA, F. R. A.pt_BR
dc.description.resumoINTRODUÇÃO: A deficiência auditiva (DA) é a ausência, perda ou diminuição considerável do sentido da audição. A perda auditiva é um déficit sensorial muito comum e causa grande desvantagem de comunicação. O atendimento odontológico depende da comunicação, que garanta de fato o sucesso do procedimento. Pacientes com DA requerem um tratamento odontológico diferenciado devido às limitações impostas por sua deficiência. OBJETIVO: Descrever estratégias de manejo do comportamento para o atendimento odontológico de pacientes com deficiência auditiva por meio de uma revisão sistemática da literatura. METODOLOGIA: As bases de dados consultadas foram Pubmed, Medline, LILACS, SCIELO, Google Acadêmico e o Periódicos CAPES, com as palavras-chave “Cuidados odontológicos” “deficiência auditiva”, “hearing loss”, “behavior” “hearing-impaired”, “deaf”. Foram incluídos os artigos em Português e Inglês, dos últimos 10 anos aos quais houvesse acesso integral do artigo. RESULTADOS: Foram encontrados 526 artigos, sendo 488 no Google Acadêmico, 13 no PubMed, 18 no MedLine, 2 no LILACS e 5 no Periódicos CAPES. Retiradas as referências cruzadas redundantes, constantes em mais de uma base, foram selecionados 5 artigos (4 do Google Acadêmico e 1 do LILACS). Com base na metodologia empregada, foi possível selecionar 5 trabalhos relacionados ao tema de estudo, e as estratégias de manejo do comportamento encontradas foram: exploração dos sentidos do tato, visão e paladar, capacitação aos cirurgiões-dentistas para utilização da Língua de Sinais ou presença de intérpretes, utilização de viseiras transparentes para facilitar a leitura labial, uso de material pictórico; utilização de brinquedo feito manualmente, inclusão dos responsáveis nas orientações, realização de consultas rápidas; diminuição de sons no ambiente; não realização de movimentos bruscos, remoção do aparelho auditivo quando houver a utilização de motores que produzem alto ruído, e em caso de nãocolaboração: uso de medicamentos ou estabilização dos pacientes, uso e dispositivos para abertura bucal, e anestesia geral. CONCLUSÃO: Existem poucas recomendações na literatura quanto ao manejo do comportamento no atendimento odontológico de pacientes com DA. Há necessidade, portanto, da realização de pesquisas em condições cuidadosamente controladas, para prover evidências científicas que apoiem as recomendações clínicas existentes, além da necessidade de desenvolver programas de ensino de estratégias de manejo do comportamento do paciente com DA para promover novas habilidades para estudantes e dentistas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTRpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqOdontologiapt_BR
dc.titleRevisão sistemática sobre manejo do comportamento para o atendimento odontológico de pacientes com deficiência auditiva.pt_BR
dc.date.issued2016-10-19-
dc.description.abstractINTRODUCTION: hearing (DA) is the absence, loss or substantial reduction of the sense of hearing. Hearing loss is a very common sensory deficit and cause great disadvantage. The dental care depends on communication, ensuring the success of the procedure. The patients require a differentiated dental treatment due to the limitations imposed by their disabilities. AIM: to describe behavior management strategies for the dental care for patients with hearing loss through a systematic review of the literature. METHODOLOGY: the databases consulted were Medline, Pubmed, LILACS, SCIELO, Google Scholar and the CAPES Journals, with the keywords "Dental Care" "hearing", "hearing loss", "behavior" "hearing-impaired", "deaf". We have included articles in Portuguese and English, of the last 10 years for which there was full access article. RESULTS: 526 articles were found, being 488 in Google Scholar, 13 in PubMed, MedLine, 18 2 in LILACS and 5 in CAPES Journals. Removed redundant cross-references, appearing in more than one base, 5 were selected articles (Google Scholar 1 and 4 of the LILACS). Based on the methodology, it was possible to select 5 papers related to the topic of study, and behavior management strategies found were: exploration of the senses of touch, sight and taste, training to surgeons for use of or presence of sign language interpreters, use of transparent visors to facilitate lip reading, use of pictorial material; use of handmade toy, inclusion of the guidelines, quick consultations; decrease of sounds in the environment; not performing sudden movements, removing the hearing aid when using burs which produce high noise, and in case of non cooperation: use of medicine or stabilization of patients, and use devices for oral opening, and general anesthesia. CONCLUSION: there are few recommendations in literature regarding behavior management in the dental care of patients. There is a need, therefore, to carry out research in carefully controlled conditions, to provide scientific evidence to support the recommendations of existing clinics, in addition to the need to develop teaching programs of management strategies of patient behavior to provide new skills for students and dentists.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26023-
dc.date.accessioned2022-06-28T21:22:28Z-
dc.date.available2022-06-28-
dc.date.available2022-06-28T21:22:28Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectDeficiência auditiva - atendimento odontológicopt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectSurdos - atendimento odontológicopt_BR
dc.subjectRevisão sistemática de literaturapt_BR
dc.subjectBases de dadospt_BR
dc.subjectOdontologia Especialpt_BR
dc.subjectHearing impairment - dental carept_BR
dc.subjectDeafnesspt_BR
dc.subjectDeaf - dental carept_BR
dc.subjectSystematic literature reviewpt_BR
dc.subjectData basept_BR
dc.subjectSpecial Dentistrypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFARIAS, Flavia Riccelli Lima de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSystematic review on behavior management for the dental care of patients with hearing loss.pt_BR
dc.identifier.citationFARIAS, Flavia Riccelli Lima de. Revisão sistemática sobre manejo do comportamento para o atendimento odontológico de pacientes com deficiência auditiva. 2016. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Bacharelado em Odontologia, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26023pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Odontologia - CSTR - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FLAVIA RICCELLI LIMA DE FARIAS - TCC ARTIGO ODONTOLOGIA CSTR 2016.pdfFlavia Riccelli Lima de Farias - TCC Odontologia CSTR 2016544.56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.