Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26025
Title: Conhecimento dos educadores físicos sobre a avulsão dentária.
Other Titles: Knowledge of physical educators about tooth avulsion.
???metadata.dc.creator???: UCHÔA, Caio Pimenteira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SARMENTO, Tássia Cristina de Almeida Pinto.
???metadata.dc.contributor.referee1???: GOMINHO, Luciana Ferraz.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ROSENDO, Rosana Araújo.
Keywords: Avulsão dentária;Educadores Físicos - conhecimento;Traumatismos dentários;Educação Física;Professores de Educação Física;Tooth avulsion;Physical Educators - knowledge;Dental injuries;PE;Physical Education Teachers
Issue Date: 29-Sep-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: UCHÔA, Caio Pimenteira. Conhecimento dos educadores físicos sobre a avulsão dentária. 2016. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Bacharelado em Odontologia, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26025
???metadata.dc.description.resumo???: A avulsão dentária é caracterizada pelo deslocamento completo do dente de seu alvéolo e merece destaque pela falta de preparo da população e por apresentar alta incidência nos acidentes esportivos. Os professores de Educação Física ocupam uma posição privilegiada na assistência aos acidentados, pois muitas vezes são os responsáveis pelo primeiro atendimento prestado. Este estudo tem por objetivo avaliar o conhecimento de Educadores Físicos do município de Patos – Paraíba, frente à avulsão dentária. Trata-se de um estudo observacional, quantitativo e analítico, que foi realizado com professores de Educação Física das escolas municipais, bem como pelos instrutores de academias no referido município. Para análise dos dados foram utilizadas técnicas de estatística descritiva e inferencial bivariada (testes Qui-Quadrado ou o teste Exato de Fisher). Foi encontrada maior prevalência do gênero masculino (80,8%) entre os profissionais de educação física, a maioria (76,9%) não teve experiência com traumatismo dentário e 86,5% não souberam definir o termo avulsão dentária. Quando perguntados sobre qual conduta frente a um caso hipotético de avulsão, 51,9% afirmaram que lavaria o dente em questão, guardaria e procuraria ajuda e apenas 1,9% lavaria o dente e colocaria de volta em seu lugar na boca. Perguntados sobre se fossem reimplantar o elemento alvulsionado, 69,2% não reimplantaria. Conclui-se que os profissionais de educação física de Patos – Paraíba demonstraram conhecimento insuficiente sobre os procedimentos de urgência a serem realizados em casos de avulsão dentária, bem como sobre as condutas necessárias nos casos de reimplantes dentários.
Abstract: Tooth avulsion is characterized by the complete displacement of the tooth and its socket noteworthy for the lack of preparation of both the population and because of high incidence in sports accidents. Physical Education teachers occupy a privileged position in assistance for the victims, as they often are responsible for the first care given. This study aims to evaluate the Physical Educators' knowledge of the city of Patos – Paraíba, front tooth avulsion. This is an observational study, quantitative and analytical, which was conducted with physical education teachers of municipal schools and the academies instructors in the municipality. For data analysis was used descriptive statistics and bivariate inferential (chisquare test or Fisher's exact test). It was found higher prevalence of male (80.8%) among physical education professional, the majority (76.9%) had no experience with dental trauma and 86.5% could not define the term dental avulsion. When asked which conduct against a hypothetical case of avulsion, 51.9% said they would wash and keep the tooth and seek help and only 1.9% would wash the tooth and put back in its place on the mouth. When asked if they were redeploying the avulsed tooth, 69.2% would not reimplantation. Conclude that the physical education professional of Patos – Paraíba demonstrated insufficient knowledge of emergency procedures to be performed in cases of dental avulsion, as well as the necessary pipes in cases of dental replantation.
Keywords: Avulsão dentária
Educadores Físicos - conhecimento
Traumatismos dentários
Educação Física
Professores de Educação Física
Tooth avulsion
Physical Educators - knowledge
Dental injuries
PE
Physical Education Teachers
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26025
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Odontologia - CSTR - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAIO PIMENTEIRA UCHÔA - TCC ARTIGO ODONTOLOGIA CSTR 2016.pdfCAio Pimenteira Uchôa -TCC Artigo Odontologia CSTR 2016.522.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.