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Title: Estudo da viabilidade técnica do Cone de Penetração Dinâmica (CPD), do Cone de Penetração Estática (CPE) e do penetrômeto Panda no dimensionamento de pavimentos urbanos.
Other Titles: Study of the technical feasibility of the dynamic penetration cone (CPD), the static penetration cone (CPE) and the panda penetrometer in the design of urban pavements.
???metadata.dc.creator???: GUEDES, Saul Barbosa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RODRIGUES, John Kennedy Guedes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CARVALHO, José Camapum de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS JÚNIOR, Olavo Francisco dos.
???metadata.dc.contributor.referee3???: BEZERRA, Raimundo Leidimar.
Keywords: Ensaios de Campo;Pavimentos;Penetrômetros;Solos;In Situ Tests;Pavements;Penetrometers;Soils
Issue Date: May-2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GUEDES, Saul Barbosa. Estudo da viabilidade técnica do Cone de Penetração Dinâmica (CPD), do Cone de Penetração Estática (CPE) e do penetrômeto Panda no dimensionamento de pavimentos urbanos. 308f. 2008. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2008. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2603
???metadata.dc.description.resumo???: A necessidade por métodos, realísticos e económicos, de dimensionamento de pavimentos, vem evoluindo nos últimos anos com o surgimento de novas técnicas e equipamentos resultantes de várias pesquisas. Os atuais ensaios geotécnicos realizados no campo, CBR "in situ" e Ensaio de Placa, cujos resultados são utilizados para o dimensionamento de pavimentos, representam mais fielmente as condições do solo, porém envolvem equipamentos pesados, de difícil locomoção e instalação, o que os torna, em geral, onerosos e laboriosos. O Cone de Penetração Dinâmica (CPD), o Cone de Penetração Estática (CPE) e o Penetrômetro PANDA são equipamentos simples, portáteis, de baixo custo e de fácil execução. Com tais equipamentos é possível determinar o perfil de resistência à penetração de camadas do solo compactado ou em seu estado natural, controlar a execução de obras viárias e avaliar estruturas existentes de pavimentos. Neste trabalho procurou-se, por meio das informações contidas na literatura técnica, dos procedimentos experimentais realizados e de análise de regressão, determinar um modelo matemático definitivo, que relaciona os resultados obtidos com o CPD com valores de CBR. Procurou-se estabelecer, a partir de análise de regressão, um modelo matemático que relaciona os valores de índices de penetração obtidos com o ensaio do CPD, com os valores de resistências à penetração obtidas nos ensaios do CPE e do PANDA. Estudos preliminares subsidiam a inserção de um procedimento empírico, preliminar, para o dimensionamento dos pavimentos de vias urbanas, com baixo volume de tráfego, baseando-se nos resultados dos ensaios obtidos com o CPD, CPE e PANDA.
Abstract: The necessity for realistic and economical methods of pavement dimensioning has been evolving in recent years with the appearance of new techniques and equipment resulting from several researches. Current geotechnical test performed in field, CBR "in situ" and Plaque Tests, whose results are used for dimensioning pavements, represent more faithfully soil conditions, however, they involve heavy equipment, which are difficult to transport and install and makes them, in general, expensive and laborious. The Cone of Dynamic Penetration (CPD), the Cone of Statistic Penetration (CPE) and PANDA Penetrometer are simple tools, portables and inexpensive, and is non-destructive tests. With this kind of equipments is possible to determine the penetration resistance profile of layers of compacted soil or soil in its natural state, contrai the performance of several jobs and evaluate the structures of existing pavements. In this work aimed to determine a definite mathematical model through information contained in technical literature, by experimental procedures performed, and by regression analysis. The model compares the results obtained with the CPD with the values of CBR. From the regression analysis, a mathematical model was established which relates the values of the penetration index obtained with the CPD test, with the penetration resistance values obtained in the CPE and PANDA test. Preliminar/ studies subsidize the insertion of an empiric and preliminar/ procedure for the dimensioning of pavements of urban streets with a low volume of traffic. This procedure is based on the results of the CPD, CPE and PANDA tests.
Keywords: Ensaios de Campo
Pavimentos
Penetrômetros
Solos
In Situ Tests
Pavements
Penetrometers
Soils
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Civil
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2603
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental.

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