Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26034
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDhttp://lattes.cnpq.br/4563714331384709pt_BR
dc.creator.LattesPEDROSA, L. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1LOPES, Wiama de Jesus Freitas.-
dc.contributor.advisor1IDhttp://lattes.cnpq.br/5222750643490502pt_BR
dc.contributor.advisor1LattesLOPES, Wiama de Jesus Freitas.pt_BR
dc.contributor.referee1AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.-
dc.contributor.referee2MACHADO, Viviane Guidotti.-
dc.description.resumoEsta produção trata-se das bases de competências de dirigentes escolares necessárias para eficaz atuação nas práticas da gestão escolar. Nesta produção se busca, como questão de pesquisa, responder de que modo se constitui na cotidianidade da gestão escolar o desenvolvimento de bases de competências de dirigentes escolares? O objetivo geral dessa produção é analisar de que modo e por quais elementos se constituem as bases de competências de dirigentes escolares. No percurso metodológico deste trabalho foi adotada a pesquisa qualitativa, envolvendo o desenvolvimento de estudos exploratórios e entrevistas semi-estruturadas com cinco gestores de Escolas Públicas em atuação. Esta é uma pesquisa de campo, na qual o objeto de estudo é as bases de competências de dirigentes escolares. Ainda acerca da metodologia, deve-se registrar que a coleta de dados focou nas ações cotidianas da escola e dos dirigentes no processo de competências e habilidades para tomadas de decisões no ambiente escolar. As categorias de análise que balizaram este estudo foram a gestão escolar em Libâneo (2008), as bases de competências e habilidades em Luck (2000; 2009) e escola pública em Paro (2003). como parte das aproximações conclusivas este estudo circunscreve que as bases de competências de dirigentes escolares estão relacionadas às ações e relações no ambiente educacional no qual compete ao gestor mobilizar as atividades propostas em prol de desenvolver o processo de ensino aprendizagem com qualidade. Portanto, é preciso conhecer os processos pedagógicos, os saberes docentes e as práticas cotidianas da instituição educacional bem como a práxis educativa, a pesquisa na educação e a formação de professores como elementos constitutivos de uma boa atuação na gestão escolar; bem como o domínio científico e a capacidade de fomentar e compreender a fundação social da escola pública.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleBases de competências na atuação da gestão escolar.pt_BR
dc.date.issued2022-03-23-
dc.description.abstractThis production deals with the foundations of skills of school leaders necessary for effective performance in school management practices. This production seeks, as a research question, to answer in what way the development of competence bases of school leaders is constituted in the daily life of school management? The general objective of this production is to analyze how and by which elements the foundations of school leaders' competences are constituted. In the methodological course of this work, qualitative research was adopted, involving the development of exploratory studies and semi-structured interviews with five managers of public schools in action. This is a field research, in which the object of study is the competence bases of school leaders. Still regarding the methodology, it should be noted that the data collection focused on the daily actions of the school and the directors in the process of competences and skills for decision-making in the school environment. The categories of analysis that guided this study were school management in Libâneo (2008), the bases of competences and skills in Luck (2000; 2009) and public school in Paro (2003). as part of the conclusive approximations, this study circumscribes that the foundations of school leaders' competences are related to actions and relationships in the educational environment in which the manager is responsible for mobilizing the proposed activities in order to develop the teaching-learning process with quality. Therefore, it is necessary to know the pedagogical processes, the teaching knowledge and the daily practices of the educational institution as well as the educational praxis, research in education and teacher training as constitutive elements of a good performance in school management; as well as the scientific domain and the ability to foster and understand the social foundation of the public school.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26034-
dc.date.accessioned2022-06-29T13:11:40Z-
dc.date.available2022-06-29-
dc.date.available2022-06-29T13:11:40Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectDirigente escolarpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subjectSkillspt_BR
dc.subjectSchool leaderpt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectPublic schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPEDROSA, Larisse Batista.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeBases of competences in the performance of school management.pt_BR
dc.identifier.citationPEDROSA, Larisse Batista. Bases de competências na atuação da gestão escolar. 2022. 53f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LARISSE BATISTA PEDROSA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2022.pdfLarisse Batista Pedrosa. Monografia Pedagogia. CFP 2022.13.94 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.