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Title: Avaliação do conhecimento de professores do ensino fundamental da rede particular sobre atendimento imediato à vítima de traumatismo dental.
Other Titles: Teachers of elementary education on the private network service knowledge assessment immediately to victims of dental trauma.
???metadata.dc.creator???: ALVES, Layanne Soyara Bidô.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SARMENTO, Tássia Cristina de Almeida Pinto.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ROSENDO, Rosana Araújo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: GOMINHO, Luciana Ferraz.
Keywords: Conhecimento de professores;Knowledge of teachers;Traumatismo dental;Dental trauma;Avulsão dentária;Tooth avulsion;Docentes;Teachers;Traumatologia;Traumatology;Estudo transversal;Cross-sectional study;Odontopediatria;Pediatric dentistry
Issue Date: 8-May-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALVES, Layanne Soyara Bidô. Avaliação do conhecimento de professores do ensino fundamental da rede particular sobre atendimento imediato à vítima de traumatismo dental. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Bacharelado em Odontologia, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26049
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo do trabalho foi reconhecer o nível de conhecimento dos professores do ensino fundamental da rede particular na cidade de Patos-PB sobre o atendimento imediato às vítimas de traumatismo dentário. Trata-se de um estudo transversal, com 138 professores, em 36 escolas cadastradas no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. A coleta de dados foi realizada mediante a aplicação de um questionário estruturado acerca da conduta imediata à criança após traumatismo dental aos professores do Ensino Fundamental I. Os dados obtidos foram analisados a partir da estatística descritiva e inferencial bivariada (teste Qui-quadrado). A idade dos educadores variou de 19 a 60 anos e a maioria pertencia ao sexo feminino (96,4%). Questionados sobre a experiência com primeiros socorros à vítima de trauma dental, apenas 16,7% responderam que já haviam obtido algum tipo de experiência. Destes, 43,5% tiveram-na através do atendimento à vítima. A maioria dos entrevistados (85,1%) concordam que em todos os casos de trauma, o cirurgião-dentista precisa ser consultado, entretanto 36,9% da amostra acredita que apenas o trauma com deslocamento total do dente do alvéolo traz repercussões desfavoráveis. Frente à avulsão, 44,2% dos professores escovariam o dente e posteriormente procurariam o cirurgião-dentista e 77,5% dos participantes acreditam que o tempo para o atendimento ao paciente vítima de avulsão deve ser o mais rápido possível. Os resultados sugerem que a maioria dos professores entrevistados não possuem conhecimento suficiente sobre como proceder em casos de trauma dentário, por não terem recebido este treinamento ou por terem recebido pouca informação sobre o assunto.
Abstract: The objective was to recognize the elementary school teachers' knowledge level of the particular network in the city of Patos-PB on the immediate assistance to victims of dental trauma. This is a cross-sectional study with 138 teachers in 36 schools registered with the National Institute of Educational Studies Teixeira. Data collection was performed by applying a structured questionnaire about the immediate conduct the child after dental trauma. Data were analyzed using descriptive statistics and bivariate inferential (chi-square test). The age of teachers ranged from 19 to 60 years and the majority were females (96.4%). Asked about the experience with first aid dental trauma victim, only 16.7% said they had already obtained some experience. Of these, 43.5% had it by attending to the victim. Most respondents (85.1%) agree that in all cases of trauma the dentist needs to be consulted, but only 36.9% of the sample believes that only the trauma with full alveolar tooth displacement brings unfavorable repercussions. Front avulsion, 44.2% of teachers would brush the tooth and then seek the dentist and 77.5% of respondents believe that the time for patient care victim of avulsion should be as fast as possible. The results suggest that most of the interviewed teachers do not have enough knowledge on how to proceed in cases of dental trauma, having not received this training or have received little information about it.
Keywords: Conhecimento de professores
Knowledge of teachers
Traumatismo dental
Dental trauma
Avulsão dentária
Tooth avulsion
Docentes
Teachers
Traumatologia
Traumatology
Estudo transversal
Cross-sectional study
Odontopediatria
Pediatric dentistry
???metadata.dc.subject.cnpq???: Odontologia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26049
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