Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26049
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALVES, L. S. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4321358217462370pt_BR
dc.contributor.advisor1SARMENTO, Tássia Cristina de Almeida Pinto.-
dc.contributor.advisor1IDSARMENTO, T. C. A. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8780072808231578pt_BR
dc.contributor.referee1ROSENDO, Rosana Araújo.-
dc.contributor.referee1IDROSENDO, R. A.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4265443266983718pt_BR
dc.contributor.referee2GOMINHO, Luciana Ferraz.-
dc.contributor.referee2IDGOMINHO, L. F.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8660529374346962pt_BR
dc.description.resumoO objetivo do trabalho foi reconhecer o nível de conhecimento dos professores do ensino fundamental da rede particular na cidade de Patos-PB sobre o atendimento imediato às vítimas de traumatismo dentário. Trata-se de um estudo transversal, com 138 professores, em 36 escolas cadastradas no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. A coleta de dados foi realizada mediante a aplicação de um questionário estruturado acerca da conduta imediata à criança após traumatismo dental aos professores do Ensino Fundamental I. Os dados obtidos foram analisados a partir da estatística descritiva e inferencial bivariada (teste Qui-quadrado). A idade dos educadores variou de 19 a 60 anos e a maioria pertencia ao sexo feminino (96,4%). Questionados sobre a experiência com primeiros socorros à vítima de trauma dental, apenas 16,7% responderam que já haviam obtido algum tipo de experiência. Destes, 43,5% tiveram-na através do atendimento à vítima. A maioria dos entrevistados (85,1%) concordam que em todos os casos de trauma, o cirurgião-dentista precisa ser consultado, entretanto 36,9% da amostra acredita que apenas o trauma com deslocamento total do dente do alvéolo traz repercussões desfavoráveis. Frente à avulsão, 44,2% dos professores escovariam o dente e posteriormente procurariam o cirurgião-dentista e 77,5% dos participantes acreditam que o tempo para o atendimento ao paciente vítima de avulsão deve ser o mais rápido possível. Os resultados sugerem que a maioria dos professores entrevistados não possuem conhecimento suficiente sobre como proceder em casos de trauma dentário, por não terem recebido este treinamento ou por terem recebido pouca informação sobre o assunto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTRpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqOdontologiapt_BR
dc.titleAvaliação do conhecimento de professores do ensino fundamental da rede particular sobre atendimento imediato à vítima de traumatismo dental.pt_BR
dc.date.issued2014-05-08-
dc.description.abstractThe objective was to recognize the elementary school teachers' knowledge level of the particular network in the city of Patos-PB on the immediate assistance to victims of dental trauma. This is a cross-sectional study with 138 teachers in 36 schools registered with the National Institute of Educational Studies Teixeira. Data collection was performed by applying a structured questionnaire about the immediate conduct the child after dental trauma. Data were analyzed using descriptive statistics and bivariate inferential (chi-square test). The age of teachers ranged from 19 to 60 years and the majority were females (96.4%). Asked about the experience with first aid dental trauma victim, only 16.7% said they had already obtained some experience. Of these, 43.5% had it by attending to the victim. Most respondents (85.1%) agree that in all cases of trauma the dentist needs to be consulted, but only 36.9% of the sample believes that only the trauma with full alveolar tooth displacement brings unfavorable repercussions. Front avulsion, 44.2% of teachers would brush the tooth and then seek the dentist and 77.5% of respondents believe that the time for patient care victim of avulsion should be as fast as possible. The results suggest that most of the interviewed teachers do not have enough knowledge on how to proceed in cases of dental trauma, having not received this training or have received little information about it.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26049-
dc.date.accessioned2022-06-29T18:31:08Z-
dc.date.available2022-06-29-
dc.date.available2022-06-29T18:31:08Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectConhecimento de professorespt_BR
dc.subjectKnowledge of teacherspt_BR
dc.subjectTraumatismo dentalpt_BR
dc.subjectDental traumapt_BR
dc.subjectAvulsão dentáriapt_BR
dc.subjectTooth avulsionpt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.subjectTraumatologiapt_BR
dc.subjectTraumatologypt_BR
dc.subjectEstudo transversalpt_BR
dc.subjectCross-sectional studypt_BR
dc.subjectOdontopediatriapt_BR
dc.subjectPediatric dentistrypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALVES, Layanne Soyara Bidô.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeachers of elementary education on the private network service knowledge assessment immediately to victims of dental trauma.pt_BR
dc.identifier.citationALVES, Layanne Soyara Bidô. Avaliação do conhecimento de professores do ensino fundamental da rede particular sobre atendimento imediato à vítima de traumatismo dental. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Bacharelado em Odontologia, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26049pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Odontologia - CSTR - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LAYANNE SOYARA BIDÔ ALVES - TCC ARTIGO ODONTOLOGIA CSTR 2015.pdf Layanne Soyara Bidô Alves - TCC Artigo Odontologia CSTR 2015582.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.