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Title: Estudo da viabilidade da termografia para a detecção de falha por lubrificação inadequada em redutor de rosca sem fim.
Other Titles: Study of the feasibility of thermography for the detection of failure due to inadequate lubrication in worm gearboxes.
???metadata.dc.creator???: FARIAS, Rodolfo Aquino de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AMORIM JÚNIOR, Wanderley Ferreira de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: GRILO, Marcelo Bezerra.
???metadata.dc.contributor.referee2???: DINIZ, Júlio Mannuel Tavares.
Keywords: Termografia infravermelha;Redutor de rosca sem fim;Temperatura;Termotribologia;Infrared thermography;Worm-gear reducer;Temperature;Thermotribology;Termografía infrarroja;Reductor de tornillo sin fin;La temperatura;Termotribología;Thermographie infrarouge;Réducteur à vis sans fin;Température;Thermotribologie
Issue Date: 23-Feb-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FARIAS, R. A. de. Estudo da viabilidade da termografia para a detecção de falha por lubrificação inadequada em redutor de rosca sem fim. 2022. 142f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Centro de Ciências e Tecnologia, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26055
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo teve por objetivo verificar a possibilidade de detecção de falhas decorrentes de lubrificação inadequada em redutor de velocidade do tipo rosca sem fim, a partir de condições controladas em laboratório aplicadas em bancada experimental, por meio da técnica de termografia infravermelha. A motivação surgiu do estudo sobre termotribologia, no qual se constatou a importância de compreender a influência das falhas derivadas do contato entre as peças que resultam na alteração da temperatura das máquinas e equipamentos. Metodologicamente, esta pesquisa, com abordagem quantitativa, classifica-se como aplicada, explicativa, experimental e bibliográfica. Para coleta dos dados experimentais, foram realizados ensaios termográficos em redutor mecânico de engrenagem rosca sem fim, onde aferiu-se os valores de temperatura a partir de sua face para seguintes condições de funcionamento: sem carga, variando os níveis de lubrificante e, com carga, variando os níveis de lubrificante em um ambiente fechado com rígido controle de temperatura ambiente e umidade do ar. Como resultados, apresentaram-se valores de temperatura que iniciam em 23 °C e chegam até 45 ºC para condições sem carga e temperaturas que iniciam em 23°C e chegam até 59 °C para condições com carga. Estes valores demonstraram que o redutor não apresentou variação significativa de temperatura devido à falha, deficiência de lubrificação, mesmo quando trabalhando com carga extra. Somando a isso, foram concebidas equações de aquecimento do redutor para verificação do seu funcionamento. Então, conclui-se que não é possível distinguir, via termografia, a deficiência de lubrificante num redutor do tipo LILO ERV-042-n2.
Abstract: The objective of this study is to evaluate the possibility of detecting failures in a worm gear reducer system due to inadequate lubrication, using the infrared thermography technique, in a laboratory with controlled conditions. The motivation of this study arose from the study on thermotribology, in which was found that there is lack of understanding the relation between the contact failures between moving parts and the change of temperature in these parts in machines and equipments. Methodologically, this research, as a quantitative approach, is classified as applied, explanatory, experimental and bibliographical. To collect the experimental data, thermographic tests were carried out in a mechanical worm gear reducer, where the temperature values were measured from its surface for the following operating conditions: no load, varying the lubricant levels, and with load, varying lubricant levels, in a closed environment with strict control of ambient temperature and air humidity. As a result, temperature values that start at 23 °C and reach up to 45 °C for unloaded conditions and temperatures that start at 23 °C and reach up to 59 °C for loaded conditions were presented. These results reveal that the gearbox did not present a significant temperature change due to lack of lubrication, even when working with extra load. The results also present equations that relates the heating of the gearbox with its operation. Hence this paper shows that it is not possible to distinguish, via thermography, the lubricant deficiency in a LILO ERV-042-n2 gearbox.
Keywords: Termografia infravermelha
Redutor de rosca sem fim
Temperatura
Termotribologia
Infrared thermography
Worm-gear reducer
Temperature
Thermotribology
Termografía infrarroja
Reductor de tornillo sin fin
La temperatura
Termotribología
Thermographie infrarouge
Réducteur à vis sans fin
Température
Thermotribologie
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Mecânica
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26055
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Mecânica.

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