Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26057
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMEDEIROS, M. V.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4304306387887779pt_BR
dc.contributor.advisor1MEDEIROS, Wellington Gomes de.-
dc.contributor.advisor1IDMEDEIROS, W. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6396433371553145pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Nathalie Barros da Mota.-
dc.contributor.referee2ROCHA, Maria Alice Vasconcelos.-
dc.description.resumoO presente estudo visa o entendimento do produto boné por três meios; dados, design e significados. A pesquisa fez uso da rede social Instagram, onde foi coletado postagens públicas que continham a #boné, utilizando da imagem e texto no entendimento dos significados do produto. Para isso, ferramentas de análise automatizadas e manuais foram utilizadas nos posts coletados, detectando categorias imagéticas, sentimentos nos textos, contagem e nuvem de hashtags. As aplicações utilizadas são de caráter opensource, visando a replicabilidade do percurso metodológico adotado. Os posts coletados foram publicados em modo público na rede social, e a identificação dos usuários foi preservada por questões éticas. A faixa temporal das postagens aqui analisadas se estende entre 23/04/2020 e 15/11/2020, sendo 20.781 posts publicados entre essas datas e que possuíam a #boné em seu corpo de texto. Por meio de filtragens que objetivaram encontrar o produto de fato em uso, os 20.781 posts reduziram-se para 2.191, os quais possuem a menos 1 pessoa e 1 boné na imagem. Desse modo, os 2.191 posts foram postos em análises nas suas imagens e textos, sendo investigado aspectos macro e micro nos dados. Os resultados das análises apontam informações de interesse da indústria boneleira, como quais aplicações, modelagens e materiais foram usados, bem como associações de significados atribuídas ao uso do boné.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqDesenhopt_BR
dc.titleEntre dados, moda e significados: um estudo semiótico da #boné no Instagram.pt_BR
dc.date.issued2021-12-01-
dc.description.abstractThis study aimed to use three different means to understand the cap product: data, design and meaning. The study gathered public posts from the social network Instagram that contained the hashtag #boné, then used the image and text to help understand the meanings attributed to the product. To do so, automated and manual analysis tools were used to analyze the collected posts and detect image categories, feelings expressed in the texts, counting and hashtag clouds. Open source applications were used to provide replicability of the methodological path adopted. The collected posts were published in public mode on the social network and the users were not identified for ethical reasons. The posts analyzed came from the period between 23/04/2020 and 15/11/2020, with 20,781 posts published between these dates that contained the #boné hashtag in the body of the text. The posts were filtered to find those in which the product is actually in use, which reduced the number of posts from 20,781 to 2,191 that contained at least 1 person and 1 cap in the image. The images and texts of these 2,191 posts were analyzed, with analysis of macro and micro aspects of the data. The results of the analyzes point out information of interest to the cap industry, such as which applications, models and materials were used, as well as associations of meanings attributed to the use of the cap.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26057-
dc.date.accessioned2022-06-30T12:43:06Z-
dc.date.available2022-06-30-
dc.date.available2022-06-30T12:43:06Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectBonépt_BR
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectInstagrampt_BR
dc.subjectSignificadospt_BR
dc.subjectAutomaçãopt_BR
dc.subjectCappt_BR
dc.subjectFashionpt_BR
dc.subjectMeaningspt_BR
dc.subjectAutomationpt_BR
dc.subjectGorrapt_BR
dc.subjectAutomatizaciónpt_BR
dc.subjectCasquettept_BR
dc.subjectModept_BR
dc.subjectSignificationspt_BR
dc.subjectAutomatisationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMEDEIROS, Matheus Vale de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeBetween data, fashion and meanings: a semiotic study of #cap on Instagram.pt_BR
dc.identifier.citationMEDEIROS, M. V. de. Entre dados, moda e significados: um estudo semiótico da #boné no Instagram. 2021. 118 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologia, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MATHEUS VALE DE MEDEIROS - DISSERTAÇÃO (PPGDesign) 2021.pdf9.48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.