Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26065
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3541502150538325pt_BR
dc.contributor.advisor1RODRIGUES, Melânia Mendonça.-
dc.contributor.advisor1IDRODRIGUES, M. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6786946916201689pt_BR
dc.contributor.referee1LIRA, Jailton de Souza.-
dc.contributor.referee2MOURA, Assis Souza de.-
dc.contributor.referee3SOUZA, Antônio Lisboa Leitão de.-
dc.description.resumoVinculada à Linha 1: História, Política e Gestão Educacionais, do Mestrado Acadêmico em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (PPGEd/UFCG), a pesquisa tem como objeto a política de remuneração variável do magistério público da educação básica, da rede estadual da Paraíba. Orienta-se pelo objetivo geral de analisar a política de remuneração variável implementada, pelo governo estadual da Paraíba, no período 2011-2018. A pesquisa está baseada no materialismo histórico dialético, tendo como categorias teórico-metodológicas: a totalidade, a historicidade e a contradição. As categorias conceituais utilizadas são: gerencialismo (SAVIANI, 2013; FREITAS, 2012; FAGANELLO, 2017); política de remuneração variável (MOURA, 2015; CASSETTARI, 2008 e 2012; DAMASCENO, 2010; BROOKE, 2008 e 2011; PONTUAL, 2008), e carreira docente (MACHADO, 2018; MONLEVADE 2000 e 2001; MELO; GINDIN, 2011), entre outros autores. Como procedimentos metodológicos, adota a revisão de literatura, a análise documental e a análise interpretativa. Contextualiza a implantação dessa política remuneratória na educação brasileira, a partir da segunda metade da década de 1990, fundamentada na lógica gerencial e seguindo orientações dos Organismos Internacionais. Analisa a política de remuneração variável na educação paraibana, nos dois governos de Ricardo Coutinho (2011-2014 e 2015- 2018), destacando o Prêmio Mestres da Educação. A pesquisa evidenciou que esse Prêmio, incentiva o trabalho docente individualizado, é meritocrático, estimula a competição e a produtividade. No tocante à carreira, atinge direitos arduamente conquistados, quebrando a isonomia salarial, concorrendo para a desestruturação da carreira e, no limite, para a fragilização da organização política da categoria.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleRemuneração variável: política de desmantelamento da carreira do magistério público da educação básica da rede estadual de ensino da Paraíba (2011-2018).pt_BR
dc.date.issued2021-12-03-
dc.description.abstractLinked to the line 1: History, Policy and Educational Management, of the Academic Master in Education of the Post Graduation Program in Education at the Federal University of Campina Grande (PPGEd/UFCG), the research has as its object the variable remuneration policy of the public teaching of basic education, of the state education system of Paraíba. Is oriented by the general objective of analyzing the variable remuneration policy implemented, by the state government of Paraíba, in the period 2011-2018. The research is based on dialectical historical materialism, having as theoretical-methodological categories: the totality, the historicity and the contradiction. The conceptual categories used are: managerialism (SAVIANI, 2013; FREITAS, 2012; FAGANELLO, 2017); variable remuneration policy (MOURA, 2015; CASSETTARI, 2008 e 2012; DAMASCENO, 2010; BROOKE, 2008 e 2011; PONTUAL, 2008), and the teaching career (MACHADO, 2018; MONLEVADE 2000 e 2001; MELO; GINDIN, 2011), among other authors. As methodological procedures, it adopts literature review, document analysis and interpretive analysis. It contextualizes the implementation of this remuneration policy in Brazilian education, from the second half of the 1990s onwards, based on the logical management and following the guidelines of the International Organizations. It analyzes the variable remuneration policy in Paraíba education, in the two governments of Ricardo Coutinho (2011-2014 and 2015-2018), highlighting the Masters of Education Award. The research showed that this Award encourages individualized teaching work, it is meritocratic and stimulates competition and productivity. With regard to career, it goes against hardly earned rights, contributing to the disruption of the career and, ultimately, to the weakening of the category's political organization.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26065-
dc.date.accessioned2022-06-30T14:30:40Z-
dc.date.available2022-06-30-
dc.date.available2022-06-30T14:30:40Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectValorização do magistériopt_BR
dc.subjectRemuneração variável na Paraíbapt_BR
dc.subjectPrêmio mestres da educaçãopt_BR
dc.subjectEducação básica - Paraíbapt_BR
dc.subjectHistória Políticapt_BR
dc.subjectGestão educacionalpt_BR
dc.subjectValuing the teaching professionpt_BR
dc.subjectVariable remuneration in Paraíbapt_BR
dc.subjectMasters of education awardpt_BR
dc.subjectBasic education - Paraíbapt_BR
dc.subjectPolitical historypt_BR
dc.subjectEducational managementpt_BR
dc.subjectValorando la profesión docentept_BR
dc.subjectRemuneración variable en Paraíbapt_BR
dc.subjectPremio maestría en educaciónpt_BR
dc.subjectEducación básica - Paraíbapt_BR
dc.subjectHistoria Políticapt_BR
dc.subjectGestión educativapt_BR
dc.subjectValoriser le métier d'enseignantpt_BR
dc.subjectRémunération variable à Paraíbapt_BR
dc.subjectPrix ​​de la maîtrise en éducationpt_BR
dc.subjectÉducation de base - Paraíbapt_BR
dc.subjectHistoire politiquept_BR
dc.subjectGestion pédagogiquept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Marcos Antônio Félix da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeVariable remuneration: policy of dismantling the career of the public teaching staff of basic education in the state education network of Paraíba (2011-2018).pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, M. A. F. da. Remuneração variável: política de desmantelamento da carreira do magistério público da educação básica da rede estadual de ensino da Paraíba (2011-2018). 2021. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26065pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARCOS ANTÔNIO FÉLIX DA SILVA – DISSERTAÇÃO PPGEd CH 2021.pdfMarcos Antônio Félix da Silva - Dissertação PPGEd CH 20213.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.