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dc.creator.IDDINIZ, D. D. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9592866906416012pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Antonio Almeida.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, A. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8361717016612632pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Neilor Cesar dos.-
dc.contributor.referee1IDSANTOS, N. C.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4049499502347220pt_BR
dc.contributor.referee2AQUINO, Alberdan Santiago de.-
dc.contributor.referee2IDAQUINO, A. S.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7419379427819919pt_BR
dc.description.resumoAtualmente, o desenvolvimento da indústria automotiva e uma maior exigência do mercado estimularam a intensificação dos estudos na dinâmica veicular, levando os fabricantes a focarem seus esforços em produzir e otimizar tecnologias capazes de obter veículos mais rápidos, seguros e confortáveis. Com a evolução da computação, tornou-se viável a realização de simulação numérica para modelos complexos de veículos que fosse capaz de otimizar e compreender o real comportamento dinâmico do veículo, submetidos às situações adversas. Dentro desse contexto, este trabalho visa apresentar um estudo de modelagem computacional (modelo quarter car, half car e multicorpos) aplicados para avaliação do comportamento dinâmico vertical de um veículo do tipo off-road (Baja) com suspensão dianteira e traseira do tipo duplo A. Para este fim, foram feitos levantamentos experimentais dos parâmetros de suspensão associados a estudos da dinâmica vertical de um veículo off-road, do tipo baja, com auxílio da máquina de ensaio dinâmica (MTS 321.21), além de estudos dinâmicos numa mesa inercial por meio de um analisador de vibrações. Mediante os parâmetros, foram construídos e simulados os modelos matemáticos, quarter car e half car no software MATLAB e o carro completo no ambiente multicorpos. Como resultados, foram avaliadas a influência da pressão interna dos pneus, a variação das rigidezes das molas e o efeito do amortecimento em situações comuns, que o veículo fora de estrada pode ser submetido, permitindo avaliar o seu comportamento dinâmico vertical. Assim, os perfis de pistas idealizadas nestes trabalhos foram: lombada, valas e swept sine. Nos experimentos, destaca-se a variação da rigidez radial dos pneus, quando ocorrem mudanças na sua pressão interna, o efeito da variação dos valores das massas não suspensa do sistema, modificando o comportamento dinâmico do veículo no momento de excitação pelas adversidades do solo, e a variação da força de contato pneu/solo com a mudança da pressão interna dos pneus. Ambos esses efeitos causam mudança no comportamento dinâmico vertical e, em alguns casos, até na dinâmica lateral, influenciando no desempenho do veículo, o que torna imprescindível realizar estes tipos de estudos para um melhor entendimento dos fenômenos existentes, durante situações que um veículo off road são submetidos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleEstudo da dinâmica vertical em suspensão duplo A de um veículo off-road tipo baja.pt_BR
dc.date.issued2014-12-03-
dc.description.abstractCurrently, the development of the automotive industry and greater market demand stimulated the intensification of studies on vehicular dynamics, leading manufacturers to centralize their efforts to produce and optimize technologies capable of faster, safer and comfortable vehicles. Through the evolution of computation, it became viable the realization of numerical simulation of complex models of vehicles that would be able to optimize and understand the real dynamic behavior of the vehicle subjected to adverse situations. Within this context, this paper presents a study of computational modeling (quarter car, half car and multibody models) used for assessment of the vertical dynamic behavior of a vehicle type off-road (Baja) with front and rear suspension Double A. To make it possible, surveys of experimental parameters associated with studies of suspension of a vehicle off-road, the baja type, with the aid of dynamic testing (MTS 321.21) vertical machine dynamics were made in addition to dynamic studies in one inertial table through a vibrations analyzer. Through parameters, mathematical models (quarter car and half car) were built and simulated in MATLAB software. The complete car were built and simulated in multibody environment. With the results, there were evaluated the influence of the internal tire pressure, the variation of springs stiffness and the dampening effect throughout ordinary situations to this kind of vehicle and then allowing evaluates its vertical dynamic behavior. Therefore, the profiles of these works were idealized clues: speed bump, ditches and swept sine. In the experiments stands out a variation of the radial stiffness of the tire, when changes occur in their internal pressure, the effect of varying the values of the unsprung mass of the system, modifying the dynamic behavior of the vehicle at the time of excitation by the adversities of the soil, and the variation of contact force tire / ground with the change of the internal pressure of the tires. These effects cause changes in the vertical dynamic behavior, and in some cases even in the lateral dynamics may influence the performance of the vehicle, which makes it essential to make these types of studies to better understand the phenomena existing in situations that are off-road vehicle submitted.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/260-
dc.date.accessioned2018-02-07T12:18:55Z-
dc.date.available2018-02-07-
dc.date.available2018-02-07T12:18:55Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectDinâmica Verticalpt_BR
dc.subjectVeículo Off-Roadpt_BR
dc.subjectSistema Multicorpospt_BR
dc.subjectDynamic Verticalpt_BR
dc.subjectOff-Road Vehiclept_BR
dc.subjectMultibody Systempt_BR
dc.subjectDinámica Vertical-
dc.subjectVehículo Todoterreno-
dc.subjectSistema de Varios Cuerpos-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDINIZ, Diego David Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.relationCapes.pt_BR
dc.identifier.citationDINIZ, D. D. S. Estudo da dinâmica vertical em suspensão duplo A de um veículo off-road tipo baja. 2014. 138f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica), Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/260pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Mecânica.

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