Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26126
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBEZERRA, D. V.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1624561411963700pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, Kássia Mota de.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, K. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0194297219413716pt_BR
dc.contributor.referee1JOCA, Alexandre Martins.-
dc.contributor.referee2COÊLHO, Raimunda de Fátima Neves.-
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso apresenta uma pesquisa sobre literatura infantil com afrodescendentes protagonistas dos personagens, compreendendo suas possíveis contribuições para o fortalecimento e construção indenizatória de afrodescendentes meninas no ensino fundamental Escola, voltando-se para a discussão de questões relacionadas à construção da identidade negra na infância e no espaço, e mapeando obras literárias infantis que abordam o tema identidade negra. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa exploratória. abordagem, tendo como ponto de partida a revisão de literatura na área da educação e étnico-racial relações, bem como obras de literatura infantil que abordam o tema da étnico-racial questões. Nessa perspectiva, para um estudo mais detalhado, os textos da foram analisados ​​os seguintes autores: Gomes (2002, 2003, 2008) Martins (2004); Lima (2005), Moura (2005); Kamei; (2014); Carvalho (2015); Melo (2016); França (2017); Brasil (2018); Campos (2019); Ipiranga (2019) e algumas obras infantis como Rampazo (2018); Machado (1986); Brito (2019) e Ganchos (2018). Este trabalho entende que a literatura infantil traz consigo o dinamismo das culturas existentes, permitindo que as crianças desenvolvam a imaginação, conheçam diferentes culturas, entrem em contato com conceitos e valores que implicam positivamente na construção de suas ideias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleLiteratura e identidade: construção e fortalecimento e étnico de meninas negras.pt_BR
dc.date.issued2022-04-06-
dc.description.abstractThis course conclusion work presents a research about children's literature with Afrodescendant characters protagonists, understanding their possible contributions to the strengthening and indemnity construction of Afrodescendant girls in Elementary School, turning to the discussion of issues related to the construction of black identity in childhood and in space, and mapping children's literary works that address the theme of black identity. This is a bibliographical research, with an exploratory qualitative approach, having as a starting point the literature review in the area of education and ethnicracial relations, as well as works of children's literature that address the theme of ethnicracial issues. In this perspective, for a more detailed study, the texts of the following authors were analyzed: Gomes (2002, 2003, 2008) Martins (2004); Lima (2005), Moura (2005); Kamei; (2014); Carvalho (2015); Melo (2016); France (2017); Brazil (2018); Fields (2019); Ipiranga (2019) and some children's works such as Rampazo (2018); Machado (1986); Brito (2019) and Hooks (2018). This work understands that children's literature brings with it the dynamism of existing cultures, allowing children to develop imagination, get to know different cultures, get in touch with concepts and values that positively imply the construction of their ideas.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26126-
dc.date.accessioned2022-07-01T18:31:03Z-
dc.date.available2022-07-01-
dc.date.available2022-07-01T18:31:03Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectIdentidade negrapt_BR
dc.subjectMeninas negraspt_BR
dc.subjectProtagonistas afrodescendentespt_BR
dc.subjectChildren's literaturept_BR
dc.subjectblack identitypt_BR
dc.subjectblack girlspt_BR
dc.subjectAfro-descendant protagonistspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBEZERRA, Daniele Vieira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLiterature and identity: construction and empowerment of black girls.pt_BR
dc.identifier.citationBEZERRA, Daniele Vieira. Literatura e identidade: construção e fortalecimento e étnico de meninas negras. 2022. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DANIELE VIEIRA BEZERRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2022.pdfDaniele Vieira Bezerra. Monografia Pedagogia. CFP 2022. 16.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.