Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26152
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.-
dc.contributor.referee1MACHADO, Viviane Guidotti.-
dc.contributor.referee2ARAUJO, Edinaura Almeida de.-
dc.description.resumoO referido trabalho intitulado por Formação docente e as contribuições nas práticas avaliativas, busca em linhares gerais discutir sobre os múltiplos desafios da profissão docente,para densevolvimento de um trabalho eficaz, que contemple a formação integral do aluno, além de apresentar o contexto em que a avaliação se faz presente no ambiente de sala de aula. Para tanto, tem como objetivo geral, investigar as implicações do processo formativo dos professores com as práticas avaliativas realizar em sala de aula. Enquanto os específicos destinam-se em problematizar as diferentes concepções de avaliação, discutir como a formação profissional interfere na construção de práticas avaliativas voltadas ao contexto escolar, e, investigar as diferentes práticas avaliativas utilizados em sala de aula. Deste modo,o trabalho apresenta uma abordagem qualitativa, caracterizando-se quanto aos objetivos como descritiva e explicativa. Por se tratar de uma pesquisa de campo, o recurso utilizado para a coleta de dados aconteceu por meio de um questionário aplicado a 3 professores de 1º a 3º ano, que lecionam o Ensino Fundamental na cidade de Carrapateira. O foco da pesquisa se apresenta na idade de buscar compreender sobre a importância da formação docente para o desenvolvimento de práticas mediadoras, que valorizem o protagonismo do aluno, além de buscar compreender como a avaliação vem sendo utilizada no ambiente escolar. Portanto, é importante destacar que, a pesquisa representou um grande êxito, pois foi possível perceber que os docentes envolvidos são altamente capacitados e apresentam domínio para exercer a função docente. Quanto as suas práticas, estas por sua vez aparentam- se satisfatórias, uma vez que utilizam de métodos diferenciados quanto a avaliação, pois consideram que ato de avaliar se caracteriza como uma prática relevante ao processo de ensino- aprendizagem, e como tal precisa ocorrer de modo qualitativo, estado assim a favor da aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleFormação docente a as contribuições nas práticas avaliativas.pt_BR
dc.date.issued2022-03-23-
dc.description.abstractThe aforementioned work, entitled Teacher training and contributions to assessment practices, seeks to discuss the multiple challenges of the teaching profession in general, for the development of effective work, which includes the integral formation of the student, in addition to presenting the context in which the assessment is present in the classroom environment. Therefore, its general objective is to investigate the implications of the teachers' training process with the evaluative practices carried out in the classroom. While the specific ones are intended to problematize the different conceptions of evaluation, to discuss how professional training interferes in the construction of evaluation practices aimed at the school context, and to investigate the different evaluation practices used in the classroom. In this way, the work presents a qualitative approach, being characterized in terms of objectives as descriptive and explanatory. As it is a field research, the resource used for data collection took place through a questionnaire applied to 3 teachers from 1st to 3rd year, who teach Elementary School in the city of Carrapateira. The focus of the research is on the age of seeking to understand the importance of teacher training for the development of mediating practices, which value the student's protagonism, in addition to seeking to understand how assessment has been used in the school environment. Therefore, it is important to highlight that the research was a great success, as it was possible to perceive that the teachers involved are highly qualified and have mastery to exercise the teaching function. As for their practices, these in turn appear satisfactory, since they use different methods for evaluation, as they consider that the act of evaluating is characterized as a relevant practice to the teaching-learning process, and as such it needs to occur in a different way. qualitative way, thus state in favor of learning.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26152-
dc.date.accessioned2022-07-04T13:29:59Z-
dc.date.available2022-07-04-
dc.date.available2022-07-04T13:29:59Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPráticas avaliativaspt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectEvaluative practicespt_BR
dc.subjectTeaching-learningpt_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.subjectClassroompt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMENEZES, Ricélia Pereira de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeacher training and contributions to assessment practices.pt_BR
dc.identifier.citationMENEZES, Ricélia Pereira de. Formação docente a as contribuições nas práticas avaliativas. 2022. 32f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RICÉLIA PEREIRA DE MENEZES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2022.pdfRicélia Pereira de Menezes. Monografia Pedagogia. CFP 2022.24.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.