Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26161
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SOUSA, Kássia Mota de.-
dc.contributor.advisor1IDhttp://lattes.cnpq.br/0194297219413716pt_BR
dc.contributor.advisor1LattesSOUSA, K. M.;pt_BR
dc.contributor.referee1JOCA, Alexandre Martins.-
dc.contributor.referee2BRAGA, Elinaldo Menezes.-
dc.description.resumoEsta pesquisa aborda como ocorre o processo de ensino da Cultura Popular na cidade de Umari/CE, bem como sua importância na formação dos sujeitos que a constituem. Nessa direção esta pesquisa tem como objetivo geral: apreender as contribuições do ensino da Cultura Popular, através das danças folclóricas, no processo de ensino de crianças do Ensino Fundamental, Aos Iniciais, na cidade de Umari/CE. Especifamente o trabalho visa abordar os conceitos de Cultura e Cultura Popular; discutir sobre a formação do professor no ensino da Arte e apontar as dificuldades encontradas pelos educadores/as da Associação Cultural Maria Bonita quanto a utilização das ferramentas digitais no processo de ensino das danças folclóricos em tempos de Ensino Remoto na cidade de Umari/CE. Desta forma, construímos o referencial teórico tendo como base obras de autores que abordagem os estudos sobre a Cultura Popular e a formação dos educadores para atuar nesse eixo. Para tanto, a base teórica é composta pelos seguintes autores: HALL (2003), SILVA (2019), BRASILEIRO (2010), SEVERINO (2006) e etc. Seguimos a metodologia da pesquisa que se caracteriza de natureza básica e explicativa na qual teve como objetivo de coleta de dados uma entrevista semi-estruturada seguindo todos os procedimentos éticos. Como resultados desta pesquisa obtivemos reflexões relevantes acerca do ensino da Cultura Popular bem como sobre a formação necessária para o educador popular atuar em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleOs processos de ensino da cultura popular: estudo de caso da ação da Associação Cultural Maria Bonita na cidade de Umari-CE.pt_BR
dc.date.issued2022-03-25-
dc.description.abstractThis research addresses how the teaching process of Popular Culture occurs in the city of Umari/CE, as well as its importance in the formation of the subjects that constitute it. In this direction, this research has the general objective: to apprehend the contributions of the teaching of Popular Culture, through folk dances, in the process of teaching elementary school children, Aos Iniciais, in the city of Umari/CE. Specifically, the work aims to approach the concepts of Culture and Popular Culture; discuss about teacher training in the teaching of Art and point out the difficulties encountered by educators from the Maria Bonita Cultural Association regarding the use of digital tools in the process of teaching folk dances in times of Remote Teaching in the city of Umari/CE. In this way, we built the theoretical framework based on works by authors who approach studies on Popular Culture and the training of educators to act in this axis. Therefore, the theoretical basis is composed by the following authors: HALL (2003), SILVA (2019), BRASILEIRO (2010), SEVERINO (2006) and etc. We followed the research methodology, which is characterized by a basic and explanatory nature, in which the objective of data collection was a semi-structured interview following all ethical procedures. As a result of this research, we obtained relevant reflections on the teaching of Popular Culture as well as on the training necessary for the popular educator to act in the classroom.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26161-
dc.date.accessioned2022-07-04T14:14:13Z-
dc.date.available2022-07-04-
dc.date.available2022-07-04T14:14:13Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPopular culturept_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Romário Elias dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe teaching processes of popular culture: case study of the action of the Maria Bonita Cultural Association in the city of Umari-CE.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Romário Elias dos. Os processos de ensino da cultura popular: estudo de caso da ação da Associação Cultura Maria Bonita na cidade de Umari-CE. 2022. 21f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROMÁRIO ELIAS DOS SANTOS. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2022.pdfRomário Elias dos Santos. Monografia Pedagogia. CFP 2022.30.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.