Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26174
Title: Tecendo histórias e memorias: contribuições educativas de Aurília Breckenfeld Dantas para a educação são-joanense.
Other Titles: Weaving histories and memories: educational contributions of Aurília Breckenfeld Dantas to the education of São João.
???metadata.dc.creator???: FERREIRA, Dagmar Alaíde de Lira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Rozilene Lopes de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MACHADO, Viviane Guidotti.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
Keywords: Educação;Historiografia local;Práticas educativas;Education;Local historiography;Educational practices
Issue Date: 29-Mar-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERREIRA, Dagmar Alaíde de Lira. Tecendo histórias e memorias: contribuições educativas de Aurília Breckenfeld Dantas para a educação são-joanense. 2022. 63f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo objetivou investigar a história de vida de Aurília Breckenfeld Dantas, notadamente sobre as memorias de suas práticas educativas, que compreende o período de 1946 a 1986, que discorre da sua atuação docente no município de São João do Rio do Peixe no interior da Paraíba. Como questão problematizadora de pesquisa este estudo se desenvolveu a partir da seguinte temática: Quais as contribuições de Aurília Breckenfeld Dantas para a educação de São João do Rio do Peixe-PB? O estudo teve aporte teórico principalmente em: Perrot (2007), Louro (1997; 2004), Almeida (1998), Lopes; Galvão (2001). Esta pesquisa insere-se no campo da abordagem teórico-metodológico do método biográfico que é possível descrever acontecimentos não apenas de forma linear, mas com ênfase em situações mais relevantes do sujeito biográfico, A educadora Aurília Breckenfeld Dantas dedicou décadas a educação são-joanense, formando várias gerações. Articulando ao exercício da docência, construiu sua formação, ascendeu o nível primário, condição que ingressou no magistério, à Pós-graduada. Através de suas praticas docentes engajou-se na construção de valores, e formação do alunado. No colégio Ministro José Américo de Almeida, desenvolveu com dedicação a função de gestora, que colaborou significadamente tanto na melhoria da instituição como no processo de aprendizado dos educandos. Palavras-chave: Mulher e educação. Praticas educativa. Historiografia Local.
Abstract: The present study aimed to investigate the life story of Aurília Breckenfeld Dantas, notably about the memories of her educational practices, which comprises the period from 1946 to 1986, which discusses her teaching activities in the municipality of São João do Rio do Peixe in the interior of the Paraíba. As a problematizing research question, this study was developed from the following theme: What are the contributions of Aurília Breckenfeld Dantas to the education of São João do Rio do Peixe-PB? The study had theoretical support mainly in: Perrot (2007), Louro (1997; 2004), Almeida (1998), Lopes; Galvao (2001). This research is part of the field of the theoretical-methodological approach of the biographical method that it is possible to describe events not only in a linear way, but with an emphasis on more relevant situations of the biographical subject. forming multiple generations. Articulating with the exercise of teaching, he built his training, ascended the primary level, a condition that entered the teaching profession, to the Postgraduate. Through his teaching practices, he engaged in the construction of values, and the formation of the students. At the Colégio Ministro José Américo de Almeida, she carried out the role of manager with dedication, which contributed significantly to both the improvement of the institution and the learning process of the students. Keywords: Woman and education. Educational practices. Local historiography.
Keywords: Educação
Historiografia local
Práticas educativas
Education
Local historiography
Educational practices
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26174
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DAGMAR ALAÍDE DE LIRA FERREIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA.CFP 2022.pdfDagmar Alaíde de Lira Ferreira. Monografia Pedagogia. CFP 2022. 11.94 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.