Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26184
Title: Prática docente interdisciplinar e desenvolvimento integral da criança.
Other Titles: Interdisciplinary teaching practice and integral child development.
???metadata.dc.creator???: CAROLINO, Eliziane de carvalho.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAMPOS, Maria de Lourdes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, José Amiraldo Alves da.
Keywords: Interdisciplinaridade;Formação integral;Educação infantil e Fundamental;Atuação docente;Interdisciplinarity;Comprehensive training;Early Childhood and Elementary Education;Teaching performance
Issue Date: 24-Mar-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CAROLINO, Eliziane de Carvalho. Prática docente interdisciplinar e desenvolvimento integral da criança. 2022. 62f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: O estudo apresenta reflexões sobre o trabalho interdisciplinar e desenvolvimento integral da criança através da atuação docente na Educação Infantil e Ensino Fundamental I, do Município de Cajazeiras-PB. Este traz como viés de pesquisa, “Interdisciplinaridade e Atuação Docente” e tem como objetivo geral, analisar as praticas interdisciplinares na atuação docente e refletir sobre as contribuições dessas práticas à formação integral dos estudantes da Educação Infantil e Fundamental I. Para alicerçar e estruturar a analise em estudo buscou-se aporte teórico dos autores: Fonseca, Matos, Oliveira e Barros, (2015); Rojas, Pereira, Silva e Hammes, (2013); Fazenda (2011); Barreiro (2009) e Morin (2000). O percurso metodológico teve como base a pesquisa-formação, sendo esta, configurada em três momentos: primeiro momento, conhecimento exploratório mediante levantamento de dados bibliográficos. Segundo momento, encontro formativo através de uma roda de conversa com professores (as) que atuam no segmento em estudo, culminando com apresentação e entrega de material pedagógico autoformativo com tema: interdisciplinaridade desenvolvimento integral e praticas docente. Em um terceiro e ultimo momento, são apresentadas percepções avaliativas sobre o material pedagógico partilhado, sendo este bem avaliado entre os professores (as) que relataram sentir falta de formação continuada e material especifico para nortear as praticas educativas na Educação Infantil e Fundamental I sendo essa etapa da Educação Básica, uma fase de solo fértil para desenvolver a visão plural e multidimensional da criança. Ao final desse estudo, concluiu-se que, a interdisciplinaridade deve ser reconhecida como principio educativo norteador a ser implementado nas rotinas pedagógicas, potencializando o desenvolvimento da criança em todas suas dimensões.
Abstract: The study presents reflections on the interdisciplinary work and integral development of the child through the teaching performance in Early Childhood Education and Elementary School I, in the Municipality of Cajazeiras-PB. This brings as a research bias, "Interdisciplinarity and Teaching Practice" and its general objective is to analyze interdisciplinary practices in teaching practice and reflect on the contributions of these practices to the integral formation of students in Early Childhood and Elementary Education. analysis in the study sought theoretical support from the authors: Fonseca, Matos, Oliveira and Barros, (2015); Rojas, Pereira, Silva and Hammes, (2013); Farm (2011); Barreiro (2009) and Morin (2000). The methodological course was based on research-training, which is configured in three moments: first, exploratory knowledge through bibliographic data collection. Second, a training meeting through a conversation circle with teachers who work in the segment under study, culminating with the presentation and delivery of self-training pedagogical material with the theme: interdisciplinarity, integral development and teaching practices. In a third and final moment, evaluative perceptions about the shared pedagogical material are presented, which is well evaluated among the teachers who reported feeling a lack of continuing education and specific material to guide educational practices in Early Childhood and Elementary Education I, this being stage of Basic Education, a fertile soil phase to develop the plural and multidimensional vision of the child. At the end of this study, it was concluded that interdisciplinarity must be recognized as a guiding educational principle to be implemented in pedagogical routines, enhancing the child's development in all its dimensions.
Keywords: Interdisciplinaridade
Formação integral
Educação infantil e Fundamental
Atuação docente
Interdisciplinarity
Comprehensive training
Early Childhood and Elementary Education
Teaching performance
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26184
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELIZIANE DE CARVALHO CAROLINO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2022.pdfEliziane de Carvalho Carolino. Monografia Pedagogia. CFP 2022. 18.95 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.