Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26214
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SILVA, José Amiraldo Alves da.-
dc.contributor.advisor1IDhttp://lattes.cnpq.br/5948365562113510pt_BR
dc.contributor.advisor1LattesSILVA, José Amiraldo Alves.pt_BR
dc.contributor.referee1AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.-
dc.contributor.referee2CAMPOS, Maria de Lourdes.-
dc.description.resumoO trabalho discute as perspectivas de êxito escolar e de ascensão social de alunos que vivem em territórios de vulnerabilidade social. Os objetivos da pesquisa foram identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos no processo de aprendizagem, caracterizar os fatores de vulnerabilidades social que interferem na vida estudantil, assim como, investigar as perspectivas do aluno em relação a ascensão social. Para tanto, utilizou-se de uma pesquisa de campo, do tipo exploratória, numa abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram constituídos pela coordenadora pedagógica da escola, 01 (uma) professora do 5º ano do Ensino Fundamental I, 03(três) alunos e 03 (três) mães destes alunos. Para referenciar teoricamente a pesquisa utilizamos as contribuições de autores como Maciel e Pacheco (2021), Xypas e Zuben (2019), Ximenes (2010), Castro (2009), Cassol (2005), Bourdieu (1998), entre outros, que abordagem a temática, destacando em seus estudos as possibilidades de ascensão social de alunos mesmo vivendo em situações de vulnerabilidade. Assim, espera que o estudo possa trazer contribuições acerca da compreensão dos processos educativos em contextos de vulnerabilidade social, pois apesar de existirem diversos aspectos que interferem no desempenho dos alunos, a escola pode desenvolver ações pedagógicas capazes de contribuir para a superação dos fatores que potencializam as baixas aprendizagens dos estudantes, e ao mesmo criar possibilidades de êxito escolar e de ascensão social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titlePerspectivas de ascensão social de alunos que vivem em contextos de vulnerabilidade social.pt_BR
dc.date.issued2022-11-30-
dc.description.abstractThe work discusses the perspectives of school success and social ascension of students who live in socially vulnerable territories. The research objectives were to identify the main difficulties faced by students in the learning process, to characterize the social vulnerability factors that interfere in student life, as well as to investigate the student's perspectives in relation to social ascension. For that, it was used a field research, of the exploratory type, in a qualitative approach. The research subjects were constituted by the pedagogical coordinator of the school, 01 (one) teacher of the 5th year of Elementary School I, 03 (three) students and 03 (three) mothers of these students. To theoretically reference the research, we used the contributions of authors such as Maciel and Pacheco (2021), Xypas and Zuben (2019), Ximenes (2010), Castro (2009), Cassol (2005), Bourdieu (1998), among others, which approach the theme, highlighting in his studies the possibilities of social ascension of students even living in situations of vulnerability. Thus, it is hoped that the study can bring contributions to the understanding of educational processes in contexts of social vulnerability, because although there are several aspects that interfere with student performance, the school can develop pedagogical actions capable of contributing to overcoming the factors that potentiate low student learning, and at the same time create possibilities for academic success and social advancement.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26214-
dc.date.accessioned2022-07-05T12:01:31Z-
dc.date.available2022-07-05-
dc.date.available2022-07-05T12:01:31Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectVulnerabilidadept_BR
dc.subjectSucesso escolarpt_BR
dc.subjectAscensão socialpt_BR
dc.subjectAlunospt_BR
dc.subjectVulnerabilitypt_BR
dc.subjectSchool successpt_BR
dc.subjectSocial risept_BR
dc.subjectStudentspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Sandra Pereira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePerspectives of social ascension of students living in contexts of social vulnerability.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Sandra Pereira. Perspectivas de ascensão social de alunos que vivem em contextos de vulnerabilidade social . 2022. 56f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SANDRA PEREIRA OLIVEIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2022.pdfSandra Pereira Oliveira. Monografia Pedagogia.CFP 2022.20.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.