Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26220
Title: Emergência e vivências da violência contra professores no ambiente escolar na concepção docente.
Other Titles: Emergence and experiences of violence against teachers in the school environment in the teaching conception.
???metadata.dc.creator???: NEVES, Ulisses de Souza.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FERNANDES, Dorgival Gonçalves.
???metadata.dc.contributor.referee1???: DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
???metadata.dc.contributor.referee2???: NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.
Keywords: Violência na escola;Docentes;Violência contra docentes;Indisciplina;Violence at school;Teachers;Violence against teachers;Indiscipline
Issue Date: 17-Mar-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NEVES, Ulisses de Souza. Emergência e vivência contra professores no ambiente escolar na concepção docentes. 2022. 80f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalhou buscou analisar o fenômeno da violência que ocorre no ambiente escolar contra os docentes, tendo como indagação norteadora a seguinte pergunta: considerando que os casos de violência contra professoras e professores estão cada vez mais frequentes no ambiente escolar brasileiro, como esse fenômeno é percebido e enfrentado pelos docentes? Para dar sustentação teórica à pesquisa, nos fundamentamos em autores como Abramovay (2006;2015), Charlot (2002), Golarte (2010), Arendt (2013), Scheldb (2016), Ristum (2001; 2004; 2010), Minayo (1993) e Oliveira (2014), entre outros. Considerando a complexidade do fenômeno, optamos por realizar uma pesquisa bibliográfica, a qual compõe o referencial teórico, e uma pesquisa de campo com quatro docentes da cidade de Pombal-PB. A ferramenta usada para coletar os dados consistiu em um questionário composto por sete perguntas abertas, totalizando vinte e oito respostas. Para tratar os dados coletados, fizemos uso da Análise de Conteúdo, conforme a concepção de Laurence Bardin. Os resultados de estudo sobre as percepções docentes apontam para uma constância do fenômeno da violência no cotidiano escolar, em suas diversas formas: violência física, verbal, contra o patrimônio, agressividade e falta de limites por parte dos alunos. Nos foi possível perceber que a proveniência das violências deriva de conflitos intrafamiliares, bullying, consumo de conteúdo midiático inapropriado, postura do docente na sala de aula, violência na sociedade, entre outros fatores. Também notamos que o principal caminho para enfrentar o problema é investir no diálogo e na construção de uma forte legislação que vise proteger os professores vítimas de violências no exercício de suas funções e punir os agressores.
Abstract: The present work sought to analyze the phenomenon of violence that occurs in the school environment against teachers, having as a guiding question the following question: considering that cases of violence against teachers are increasingly frequent in the Brazilian school environment, how is this phenomenon perceived and faced by teachers? To give theoretical support to the research, we rely on authors such as Abramovay (2006;2015), Charlot (2002), Golarte (2010), Arendt (2013), Scheldb (2016), Ristum (2001; 2004; 2010), Minayo ( 1993) and Oliveira (2014), among others. Considering the complexity of the phenomenon, we chose to carry out a bibliographic research, which composes the theoretical framework, and a field research with four teachers from the city of Pombal-PB. The tool used to collect the data consisted of a questionnaire composed of seven open questions, totaling twenty-eight answers. To process the collected data, we used Content Analysis, according to Laurence Bardin's conception. The results of a study on teachers' perceptions point to the persistence of the phenomenon of violence in the school routine, in its various forms: physical, verbal, violence against property, aggressiveness and lack of limits on the part of students. It was possible to perceive that the origin of the violence derives from intra-family conflicts, bullying, consumption of inappropriate media content, the teacher's attitude in the classroom, violence in society, among other factors. We also note that the main way to face the problem is to invest in dialogue and in the construction of strong legislation that aims to protect teachers who are victims of violence in the exercise of their functions and to punish the aggressors.
Keywords: Violência na escola
Docentes
Violência contra docentes
Indisciplina
Violence at school
Teachers
Violence against teachers
Indiscipline
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26220
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ULISSES DE SOUZA NEVES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2022.pdfUlisses de Souza Neves. Monografia Pedagogia. CFP 2022.47.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.