Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26220
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDhttp://lattes.cnpq.br/4895187029469785pt_BR
dc.creator.LattesNEVES, U. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1FERNANDES, Dorgival Gonçalves.-
dc.contributor.advisor1IDhttp://lattes.cnpq.br/7158784499086756pt_BR
dc.contributor.advisor1LattesFERNANDES, Dorgival Gonçalves;pt_BR
dc.contributor.referee1DANTAS, Nozângela Maria Rolim.-
dc.contributor.referee2NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.-
dc.description.resumoO presente trabalhou buscou analisar o fenômeno da violência que ocorre no ambiente escolar contra os docentes, tendo como indagação norteadora a seguinte pergunta: considerando que os casos de violência contra professoras e professores estão cada vez mais frequentes no ambiente escolar brasileiro, como esse fenômeno é percebido e enfrentado pelos docentes? Para dar sustentação teórica à pesquisa, nos fundamentamos em autores como Abramovay (2006;2015), Charlot (2002), Golarte (2010), Arendt (2013), Scheldb (2016), Ristum (2001; 2004; 2010), Minayo (1993) e Oliveira (2014), entre outros. Considerando a complexidade do fenômeno, optamos por realizar uma pesquisa bibliográfica, a qual compõe o referencial teórico, e uma pesquisa de campo com quatro docentes da cidade de Pombal-PB. A ferramenta usada para coletar os dados consistiu em um questionário composto por sete perguntas abertas, totalizando vinte e oito respostas. Para tratar os dados coletados, fizemos uso da Análise de Conteúdo, conforme a concepção de Laurence Bardin. Os resultados de estudo sobre as percepções docentes apontam para uma constância do fenômeno da violência no cotidiano escolar, em suas diversas formas: violência física, verbal, contra o patrimônio, agressividade e falta de limites por parte dos alunos. Nos foi possível perceber que a proveniência das violências deriva de conflitos intrafamiliares, bullying, consumo de conteúdo midiático inapropriado, postura do docente na sala de aula, violência na sociedade, entre outros fatores. Também notamos que o principal caminho para enfrentar o problema é investir no diálogo e na construção de uma forte legislação que vise proteger os professores vítimas de violências no exercício de suas funções e punir os agressores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleEmergência e vivências da violência contra professores no ambiente escolar na concepção docente.pt_BR
dc.date.issued2022-03-17-
dc.description.abstractThe present work sought to analyze the phenomenon of violence that occurs in the school environment against teachers, having as a guiding question the following question: considering that cases of violence against teachers are increasingly frequent in the Brazilian school environment, how is this phenomenon perceived and faced by teachers? To give theoretical support to the research, we rely on authors such as Abramovay (2006;2015), Charlot (2002), Golarte (2010), Arendt (2013), Scheldb (2016), Ristum (2001; 2004; 2010), Minayo ( 1993) and Oliveira (2014), among others. Considering the complexity of the phenomenon, we chose to carry out a bibliographic research, which composes the theoretical framework, and a field research with four teachers from the city of Pombal-PB. The tool used to collect the data consisted of a questionnaire composed of seven open questions, totaling twenty-eight answers. To process the collected data, we used Content Analysis, according to Laurence Bardin's conception. The results of a study on teachers' perceptions point to the persistence of the phenomenon of violence in the school routine, in its various forms: physical, verbal, violence against property, aggressiveness and lack of limits on the part of students. It was possible to perceive that the origin of the violence derives from intra-family conflicts, bullying, consumption of inappropriate media content, the teacher's attitude in the classroom, violence in society, among other factors. We also note that the main way to face the problem is to invest in dialogue and in the construction of strong legislation that aims to protect teachers who are victims of violence in the exercise of their functions and to punish the aggressors.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26220-
dc.date.accessioned2022-07-05T13:07:09Z-
dc.date.available2022-07-05-
dc.date.available2022-07-05T13:07:09Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectViolência na escolapt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectViolência contra docentespt_BR
dc.subjectIndisciplinapt_BR
dc.subjectViolence at schoolpt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.subjectViolence against teacherspt_BR
dc.subjectIndisciplinept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNEVES, Ulisses de Souza.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEmergence and experiences of violence against teachers in the school environment in the teaching conception.pt_BR
dc.identifier.citationNEVES, Ulisses de Souza. Emergência e vivência contra professores no ambiente escolar na concepção docentes. 2022. 80f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ULISSES DE SOUZA NEVES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2022.pdfUlisses de Souza Neves. Monografia Pedagogia. CFP 2022.47.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.