Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26248
Title: Irmã Nirvanda Leite Rolim: uma mulher dedicada à educação e às obras sociais (1953-1992).
Other Titles: Sister Nirvanda Leite Rolim: a woman dedicated to education and social works (1953-1992).
???metadata.dc.creator???: CARTAXO, Flavia Moraes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Débia Suênia da Silva.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FERNANDES, Hercília Maria.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MACHADO, Viviane Guidotti.
Keywords: História da educação;Cajazeiras-PB;Congregação de Santa Doroteia;Irmã Nirvanda;History of education;Congregation of Saint Dorothea
Issue Date: 18-Mar-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CARTAXO, Flavia Moraes. Irmã Nirvanda Leite Rolim: uma mulher dedicada à educação e às obras sociais (1953-1992). 2022. 70f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho, situado na área de História da Educação, fundamentou-se na abordagem da Nova História Cultural, orientou-se pela pesquisa qualitativa e amparou-se metodologicamente na História oral, privilegiando as fontes orais, associando-as com fontes de outra natureza, para destacar a história da freira e professora cajazeirense Irmã Nirvanda Leite Rolim. Neste sentido, buscou-se compreender a formação educacional e religiosa de Irmã Nirvanda Leite Rolim, a partir de suas práticas educacionais e obras sociais empreendidas na cidade de Cajazeiras-PB. O aporte teórico-metodológico baseia-se nos escritos de Burke (1992), Perrot (2019), Scott (1992), Sousa (2018), Araújo (2020), Bosi (2003), Alberti (2008), entre outros. A pesquisa demostrou, na dimensão educacional, que as rigorosas regras disciplinares foram evidentes no processo formativo de Irmã Nirvanda, quando aluna do colégio Nossa Senhora de Lourdes (CSNL), uma instituição confessional, orientada pelos preceitos da Congregação de Santa Doroteia. Posteriormente Irmã Nirvanda foi professora deste mesma instituição onde assumiu a disciplina Ensino Religioso. A partir das entrevistas com as colaboradoras deste estudo, constatou-se que as temáticas trabalhadas na disciplina Ensino Religioso vinculam-se aos ensinamentos religiosos católicos, sobretudo aos valores da Congregação de Santa Doroteia. No que diz respeito às obras sociais, no ano de 1981, Irmã Nirvanda fundou o grupo: Jovens Unidos a Santa Paula (JUSP), cujas reuniões ocorriam no CNSL. Neste grupo ela desenvolveu ações direcionadas à juventude e aos pobres. Sendo assim, é possível afirmar que o processo formativo de Irmã Nirvanda, trilhado no CNSL, deixou marcas em sua formação religiosa e em sua atuação como professora.
Abstract: This work, located in the area of ​​History of Education, was based on the approach of the New Cultural History, was guided by qualitative research and was methodologically supported by oral history, privileging oral sources, associating them with sources of another nature, to highlight the story of Sister Nirvanda Leite Rolim, a nun and teacher from Cajazeir. In this sense, we sought to understand the educational and religious background of Sister Nirvanda Leite Rolim, from her educational practices and social works undertaken in the city of Cajazeiras-PB. The theoretical-methodological contribution is based on the writings of Burke (1992), Perrot (2019), Scott (1992), Sousa (2018), Araújo (2020), Bosi (2003), Alberti (2008), among others. The research showed, in the educational dimension, that the strict disciplinary rules were evident in the training process of Sister Nirvanda, when she was a student at Nossa Senhora de Lourdes College (CSNL), a confessional institution, guided by the precepts of the Congregation of Santa Doroteia. Subsequently, Sister Nirvanda was a teacher at the same institution where she took up the discipline of Religious Teaching. From the interviews with the collaborators of this study, it was found that the themes worked in the Religious Teaching discipline are linked to Catholic religious teachings, especially to the values ​​of the Congregation of Santa Doroteia. With regard to social works, in 1981, Sister Nirvanda founded the group: Jovens Unidos a Santa Paula (JUSP), whose meetings took place at the CNSL. In this group, she developed actions aimed at youth and the poor. Therefore, it is possible to affirm that Sister Nirvanda's formative process, followed in the CNSL, left marks on her religious formation and on her performance as a teacher.
Keywords: História da educação
Cajazeiras-PB
Congregação de Santa Doroteia
Irmã Nirvanda
History of education
Congregation of Saint Dorothea
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26248
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FLAVIA MORAES CARTAXO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2022.pdfFlavia Moraes Cartaxo. Monografia Pedagogia. CFP 2022.22.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.