Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26249
Title: Percepção do consumidor sobre produtos light e diet: uma revisão da literatura.
Other Titles: Consumer perception of light and diet products: a review of the literature.
Percepción del consumidor de productos light y dietéticos: una revisión de la literatura.
???metadata.dc.creator???: NASCIMENTO, Jaqueline santana Santos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MARTINS, Ana Cristina Silveira.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: DUTRA, Larissa Maria Gomes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: JERÔNIMO, Heloísa Maria Ângelo.
Keywords: Nutrição;Hábitos alimentares;Alimentos diet;Alimentos light;Rótulos alimentares;Alimentos industrializados - consumo;Rotulagem nutricional;Nutrition;Eating habits;Diet foods;Light foods;Food labels;Processed foods - consumption;Nutritional labeling;Nutrición;Hábitos alimentarios;Alimentos dietéticos;Alimentos ligeros;Etiquetas de los alimentos;Alimentos procesados ​​- consumo;Etiquetado nutricional
Issue Date: 3-Jun-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NASCIMENTO, Jaqueline Santana Santos. Percepção do consumidor sobre produtos light e diet: uma revisão da literatura. 2022. 26 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Nutrição, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: Devido a industrialização e mudanças na rotina da população, o consumo de alimentos in natura diminuiu enquanto que o consumo de alimentos industrializados aumentou. No entanto, existe uma forte preocupação do consumidor, com a saúde e a estética, buscando alimentos diet e light, por estarem associados a alimentos saudáveis, com isso, a indústria alimentícia cada vez mais fornece novos produtos dessa categoria, para atender a demanda de mercado. Os produtos light possuem a característica da redução de 25% de algum nutriente ou valor energético, já os produtos diet são isentos de algum nutriente, como açúcar, sódio, gordura ou proteína. Por essas características, esses produtos são indicados para o consumo de indivíduos portadores de alguma condição fisiológica específica, como diabetes mellitus e hipertensão arterial ou obesidade, porém é observado a utilização desses produtos por pessoas saudáveis que fazem uso dos mesmos, para fins estéticos. A rotulagem nutricional é importante nos produtos diet e light, pois aproxima o consumidor do produto em questão, entretanto, nota-se um forte desentendimento por parte da população a respeito desses produtos. Com isso, o objetivo da pesquisa foi avaliar a percepção dos consumidores sobre os produtos light e diet, através de uma revisão de literatura, assim como investigar os riscos e benefícios desses alimentos sobre a população que os consome. A metodologia utilizada foi uma revisão da literatura de característica sistemática, a pesquisa foi feita a partir de estudos que estavam disponibilizados nas bases de dados com busca PubMed, Scielo, MEDLINE e Google Acadêmico dos anos de 2011 a 2021. O público que consume alimentos diet e light possuem divergências, enquanto que os adultos e os idosos procuram esses alimentos com o intuito de manutenção da saúde, o público mais jovem do sexo feminino, procuram esses produtos com intuito de redução de massa corporal. No entanto, o consumo em excesso desses produtos, podem acarretar algumas complicações de saúde, tendo em vista tratar-se um de um produto industrializado e que possui componentes químicos como os edulcorantes. Os consumidores possuem dificuldades para entender os rótulos dos produtos diet e light e o que esses produtos significam, fazendo-se necessário uma mudança na abordagem desses rótulos para uma melhor compreensão do consumidor a respeito do que o mesmo está utilizando.
Abstract: Due to industrialization and changes in the routine of the population, the consumption of fresh foods decreased while consumption of processed foods increased. However, there is a strong consumer concern, with health and aesthetics, seeking diet foods and light, as they are associated with healthy foods, with this, the food industry is increasingly more provides new products in this category to meet market demand. The products light have the characteristic of reducing 25% of some nutrient or energy value, while the diet products are free of some nutrient, such as sugar, sodium, fat or protein. for these characteristics, these products are indicated for the consumption of individuals with some specific physiological condition, such as diabetes mellitus and high blood pressure, or obesity, however it is observed the use of these products by healthy people who do use them for aesthetic purposes. Nutrition labeling is important on diet products and light, as it brings the consumer closer to the product in question, however, there is a strong misunderstanding on the part of the population regarding these products. With that, the objective of research was to evaluate the perception of consumers about light and diet products, through a literature review, as well as to investigate the risks and benefits of these foods on the population that consumes them. The methodology used was a literature review of systematic characteristic, the research was carried out from studies that were available in the PubMed, Scielo, MEDLINE and Google Scholar databases from the 1990s 2011 to 2021. The public that consumes diet and light foods have divergences, while that adults and the elderly seek these foods in order to maintain their health, younger female audience, look for these products with the aim of reducing body mass. However, excessive consumption of these products can lead to some health complications, considering that it is an industrialized product that has chemical components such as sweeteners. Consumers find it difficult to understand the labels of diet and light products and what these products mean, making necessary a change in the approach of these labels for a better understanding of the consumer about what he is using.
???metadata.dc.description.resumen???: Debido a la industrialización y los cambios en la rutina de la población, el consumo de alimentos frescos disminuyó mientras que el consumo de alimentos procesados ​​aumentó. Sin embargo, hay una fuerte preocupación del consumidor, con la salud y la estética, que busca alimentos dietéticos y light, ya que se asocian a alimentos saludables, con esto, la industria alimentaria cada vez es más more ofrece nuevos productos en esta categoría para satisfacer la demanda del mercado. Los productos luz tienen la característica de reducir un 25% de algún nutriente o valor energético, mientras que las Los productos dietéticos están libres de algún nutriente, como azúcar, sodio, grasas o proteínas. para éstos características, estos productos están indicados para el consumo de personas con alguna condición fisiológica específica, como diabetes mellitus e hipertensión arterial, o obesidad, sin embargo se observa el uso de estos productos por personas sanas que no usarlos con fines estéticos. El etiquetado nutricional es importante en productos dietéticos y ligera, ya que acerca al consumidor al producto en cuestión, sin embargo, existe una fuerte malentendidos por parte de la población con respecto a estos productos. Con eso, el objetivo de investigación fue evaluar la percepción de los consumidores sobre los productos light y dietéticos, a través de una revisión de la literatura, así como investigar los riesgos y beneficios de estos alimentos en la población que los consume. La metodología utilizada fue una revisión de la literatura de característica sistemática, la investigación se realizó a partir de estudios que estaban disponibles en las bases de datos PubMed, Scielo, MEDLINE y Google Scholar desde la década de 1990 2011 a 2021. El público que consume alimentos dietéticos y light presenta divergencias, mientras que los adultos y los ancianos buscan estos alimentos para mantener su salud, público femenino más joven, busca estos productos con el objetivo de reducir masa corporal. Sin embargo, el consumo excesivo de estos productos puede conducir a algunos complicaciones de salud, considerando que es un producto industrializado que tiene componentes químicos como los edulcorantes. Los consumidores encuentran difícil entender las etiquetas de los productos dietéticos y light y lo que significan estos productos, haciendo necesario un cambio en el enfoque de estas etiquetas para una mejor comprensión de la consumidor sobre lo que está usando.
Keywords: Nutrição
Hábitos alimentares
Alimentos diet
Alimentos light
Rótulos alimentares
Alimentos industrializados - consumo
Rotulagem nutricional
Nutrition
Eating habits
Diet foods
Light foods
Food labels
Processed foods - consumption
Nutritional labeling
Nutrición
Hábitos alimentarios
Alimentos dietéticos
Alimentos ligeros
Etiquetas de los alimentos
Alimentos procesados ​​- consumo
Etiquetado nutricional
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciência e Tecnologia de Alimentos
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26249
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Nutrição - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JAQUELINE SANTANA SANTOS NASCIMENTO - TCC BACHARELADO EM NUTRIÇÃO CES 2022.pdfJaqueline Santana Santos Nascimento - TCC Bacharelado em Nutrição CES 2022314.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.