Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26271
Title: Educação infantil e a base Nacional Comum Curricular: possíveis discussões acerca do processo de ensino-aprendizagem.
Other Titles: Early childhood education and the National Common Curriculum base: possible discussions about the teaching-learning process.
???metadata.dc.creator???: MARTINS, Franciclébia Vieira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PEREIRA, Zildene Francisca.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FEITOSA, Belijane Marques.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
Keywords: Educação infantil;Base Nacional Comum Curricular;Ensino;Aprendizagem;Crianças;Child education;Common National Curriculum Base;Teaching;Learning;Children
Issue Date: 24-Mar-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MARTINS, Franciclébia Vieira. Educação infantil e a base Nacional Comum Curricular: possíveis discussões acerca do processo de ensino-aprendizagem. 2022. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho destaca a Base Nacional Comum Curricular e suas implicações no processo de ensino aprendizagem na compreensão de professoras de Educação Infantil. O interesse pela temática surgiu a partir do questionamento: De que forma a Base Nacional Comum Curricular tem sido trabalhada na Educação Infantil, considerando os seus principais aspectos, na perspectiva da atuação docente, em escolas públicas municipais da cidade de Santa Helena/PB? Temos como objetivo geral: Analisar como vem sendo discutida a Base Nacional Comum Curricular, voltada para a Educação Infantil, em escolas públicas municipais da zona urbana da cidade de Santa Helena/Paraíba. Nos objetivos específicos, temos: apresentar um breve histórico da Educação Infantil no Brasil e as mudanças ocorridas ao longo dos anos; explicar a importância da garantia dos direitos de aprendizagens propostos pela BNCC; conhecer o que professores/as, que trabalham na Educação Infantil em escolas municipais da zona urbana da cidade de Santa Helena/Paraíba entendem acerca do trabalho desenvolvido em sala de aula, considerando os campos de experiências destacados na BNCC. O referencial teórico foi desenvolvido desde as reflexões acerca das implicações dos primeiros movimentos assinalados na história do Brasil no sentido de assistir as crianças na Educação Infantil abordando como era vista a criança de 0 a 5 anos, antes da Constituição Federal de 1988, a importância dos Documentos legais na história da Educação Infantil no Brasil e a importância da garantia dos direitos de aprendizagens propostos pela BNCC. A metodologia nos permitiu buscar os esclarecimentos sobre o tema, a partir de uma abordagem qualitativa, nos dando condições para encontrar flexibilidade no entendimento de como se dá o processo de aprendizagem por meio da reflexão e interpretação dos dados coletados, através de um questionário. Por fim, os dados nos permitiram concluir, durante a análise das percepções das professoras que, ainda, existe dificuldade no momento de trabalhar de acordo com a BNCC, mas reconhecem que esse documento só veio para contribuir com a Educação Infantil, favorecendo o desenvolvimento das competências das crianças, além de estabelecer a garantia dos direitos de aprendizagens através dos campos de experiências, que permitem a alunos e professores/as trabalharem vivências e atividades que contemplem o desenvolvimento, o conhecimento e a aprendizagem conjunta em sala de aula.
Abstract: Este trabalho destaca a Base Nacional Comum Curricular e suas implicações no processo de ensino aprendizagem na compreensão de professoras de Educação Infantil. O interesse pela temática surgiu a partir do questionamento: De que forma a Base Nacional Comum Curricular tem sido trabalhada na Educação Infantil, considerando os seus principais aspectos, na perspectiva da atuação docente, em escolas públicas municipais da cidade de Santa Helena/PB? Temos como objetivo geral: Analisar como vem sendo discutida a Base Nacional Comum Curricular, voltada para a Educação Infantil, em escolas públicas municipais da zona urbana da cidade de Santa Helena/Paraíba. Nos objetivos específicos, temos: apresentar um breve histórico da Educação Infantil no Brasil e as mudanças ocorridas ao longo dos anos; explicar a importância da garantia dos direitos de aprendizagens propostos pela BNCC; conhecer o que professores/as, que trabalham na Educação Infantil em escolas municipais da zona urbana da cidade de Santa Helena/Paraíba entendem acerca do trabalho desenvolvido em sala de aula, considerando os campos de experiências destacados na BNCC. O referencial teórico foi desenvolvido desde as reflexões acerca das implicações dos primeiros movimentos assinalados na história do Brasil no sentido de assistir as crianças na Educação Infantil abordando como era vista a criança de 0 a 5 anos, antes da Constituição Federal de 1988, a importância dos Documentos legais na história da Educação Infantil no Brasil e a importância da garantia dos direitos de aprendizagens propostos pela BNCC. A metodologia nos permitiu buscar os esclarecimentos sobre o tema, a partir de uma abordagem qualitativa, nos dando condições para encontrar flexibilidade no entendimento de como se dá o processo de aprendizagem por meio da reflexão e interpretação dos dados coletados, através de um questionário. Por fim, os dados nos permitiram concluir, durante a análise das percepções das professoras que, ainda, existe dificuldade no momento de trabalhar de acordo com a BNCC, mas reconhecem que esse documento só veio para contribuir com a Educação Infantil, favorecendo o desenvolvimento das competências das crianças, além de estabelecer a garantia dos direitos de aprendizagens através dos campos de experiências, que permitem a alunos e professores/as trabalharem vivências e atividades que contemplem o desenvolvimento, o conhecimento e a aprendizagem conjunta em sala de aula.
Keywords: Educação infantil
Base Nacional Comum Curricular
Ensino
Aprendizagem
Crianças
Child education
Common National Curriculum Base
Teaching
Learning
Children
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26271
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCICLÉBIA VIEIRA MARTINS. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2022.pdfFranciclébia Vieira Martins. Monografia Pedagogia. CFP 2022.347.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.