Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26292
Title: Afetividade na educação Infantil: contribuições no processo de desenvolvimento da aprendizagem.
Other Titles: Affectivity in Early Childhood Education: contributions to the learning development process.
???metadata.dc.creator???: LOIOLA, Ianca Vitória Pontes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PEREIRA, Zildene Francisca.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ARAÚJO , Edinaura Almeida de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAMPOS , Maria de Lourdes.
Keywords: Educação infantil;Relações interpessoais;Relações escolares;Ensino;Aprendizagem;Afetividade;Crianças;Práticas pedagógicas;Child education;Interpersonal relationships;School relations;Teaching;Learning;Affectivity;Children;Pedagogical practices
Issue Date: 25-Mar-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LOIOLA, Ianca Vitória Pontes. Afetividade na educação Infantil: contribuições no processo de desenvolvimento da aprendizagem. 2022. 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho de monografia surgiu, a partir do seguinte questionamento: de que forma a afetividade, nas relações vivenciadas em sala de aula, pode contribuir com o desenvolvimento da aprendizagem de crianças na Educação Infantil, a partir do entendimento de professores/as. No objetivo geral temos: compreender o conceito afetividade na perspectiva walloniana, considerando os aspectos: afetivos, cognitivos e motores. Os objetivos específicos estão assim descritos: discutir a aprendizagem escolar de crianças da Educação Infantil, a partir das relações estabelecidas em sala de aula, a partir de percepções docentes; identificar o que professores/as entendem acerca da afetividade e sua relação com o processos de ensino e aprendizagem na Educação Infantil e por último como professores/as compreendem as relações interpessoais em sala de aula. Esse trabalho nos faz pensar a discussão da afetividade no processo de desenvolvimento da aprendizagem das crianças na educação infantil, possibilitando uma visão mais ampla e critica das praticas pedagógicas adotadas. Essa pesquisa tem como base para fundamentação teórica, ideias discutidas, considerando a teoria walloniana e as concepções dos conjuntos funcionais: afetividade, cognição e ato motor, enquanto propulsores do desenvolvimento integral da criança. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. Utilizando o instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada e analise de conteúdo na modalidade temática. A entrevista foi realizada com três professoras da Educação Infantil na rede pública municipal de ensino da Aparecida/PB. Nas considerações podemos enfatizar a importância das boas relações em sala de aula de aula para o favorecimento da construção de conhecimentos diversificados e da interação com o outro, com o meio externo, a forma como somos afetados e afetamos o outro interfere e influencia em nossas vidas cotidianas.
Abstract: This monograph work arose from the following question: in what way can affectivity, in the relationships experienced in the classroom, contribute to the development of children's learning in Early Childhood Education, from the understanding of teachers. In the general objective we have: to understand the affectivity concept in the Wallonian perspective, considering the aspects: affective, cognitive and motor. The specific objectives are described as follows: to discuss the school learning of children in Early Childhood Education, based on the relationships established in the classroom, based on teachers' perceptions; to identify what teachers understand about affectivity and its relationship with the teaching and learning processes in Early Childhood Education and, finally, how teachers understand interpersonal relationships in the classroom. This work makes us think about the discussion of affectivity in the development process of children's learning in early childhood education, enabling a broader and more critical view of the adopted pedagogical practices. This research is based on theoretical foundations, ideas discussed, considering the Wallonian theory and the concepts of functional sets: affectivity, cognition and motor act, as drivers of the integral development of the child. This is a qualitative research. Using the data collection instrument the semi-structured interview and content analysis in the thematic modality. The interview was carried out with three teachers of Early Childhood Education in the municipal public school system in Aparecida/PB. In the considerations we can emphasize the importance of good relationships in the classroom to favor the construction of diversified knowledge and interaction with the other, with the external environment, the way we are affected and affect the other interferes and influences in our lives everyday.
Keywords: Educação infantil
Relações interpessoais
Relações escolares
Ensino
Aprendizagem
Afetividade
Crianças
Práticas pedagógicas
Child education
Interpersonal relationships
School relations
Teaching
Learning
Affectivity
Children
Pedagogical practices
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26292
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IANCA VITÓRIA PONTES LOIOLA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2022.pdfIanca Vitória Pontes Loiola. Monografia Pedagogia. CFP 2022. 15.47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.