Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26349
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDRAMOS, L. M. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2239126503254161pt_BR
dc.contributor.advisor1NOGUEIRA, José Ramos Feitosa.-
dc.contributor.advisor1IDNOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3908692085613288pt_BR
dc.contributor.referee1CUNHA , Ane Cristine Hermínio.-
dc.contributor.referee2CAMPOS , Maria de Lourdes.-
dc.description.resumoEsta é uma revisão de literatura publicada em língua portuguesa referente ao cenário contemporâneo da educação domiciliar no Brasil. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica, de artigos publicados nos últimos cinco anos (2007 – 2021), no qual foi pesquisada a literatura indexada com base em dados bibliográficos utilizando-se os seguintes descritores: Educação domiciliar no Brasil, Ensino domiciliar no Brasil, Educação familiar no Brasil, Homeschooling e Escolarização na Família. Após o levantamento da fundamentação teórica, foram usados critérios de exclusão, com a leitura dos artigos, descartados os que não tratavam do tema Educação Domiciliar no Brasil. Buscou-se fazer uma breve introdução à educação domiciliar, trazendo para o contexto social, educacional e cultural brasileiro. Observa-se que a realidade brasileira ainda precisa melhorar, apresentando falhas no processo, haja vista que os estudantes apresentam rendimento insatisfatório. Um fator educacional domiciliar a ser pensado e a questão da socialização, que é uma das maiores criticas feitas a quem prática a modalidade. É preciso que a escola se reinvente em suas práticas, procurando estar dentro das demandas da atualidade, incluindo todos no meio escolar para que proporcione aos estudantes a socialização. Para que eles desenvolvam as habilidades necessárias de sua faixa etária.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleCenário contemporâneo da educação domiciliar no Brasil.pt_BR
dc.date.issued2022-03-24-
dc.description.abstractThis is a literature review published in Portuguese regarding the contemporary scenario of home education in Brazil. This is a bibliographic review study of articles published in the last five years (2007 - 2021), in which the indexed literature was searched based on bibliographic data using the following descriptors: Home education in Brazil, Home education in Brazil, Family Education in Brazil, Homeschooling and Schooling in the Family. After surveying the theoretical foundation, exclusion criteria were used, with the reading of the articles, discarding those that did not deal with the topic Home Education in Brazil. We sought to make a brief introduction to home education, bringing it to the Brazilian social, educational and cultural context. It is observed that the Brazilian reality still needs to improve, presenting flaws in the process, given that students present unsatisfactory performance. A home educational factor to be considered is the issue of socialization, which is one of the biggest criticisms made to those who practice the modality. It is necessary for the school to reinvent itself in its practices, seeking to be within the demands of today, including everyone in the school environment so that it provides students with socialization. So that they develop the necessary skills of their age group.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26349-
dc.date.accessioned2022-07-13T13:20:14Z-
dc.date.available2022-07-13-
dc.date.available2022-07-13T13:20:14Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação domiciliarpt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectEducação em casapt_BR
dc.subjectEducação familiarpt_BR
dc.subjectHomeschoolingpt_BR
dc.subjectHome educationpt_BR
dc.subjectfamily educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRAMOS, Larissa Meneses da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeContemporary scenario of home education in Brazil.pt_BR
dc.identifier.citationRAMOS, Larissa Meneses da Silva. Cenário contemporâneo da educação domiciliar no Brasil. 2022. 36f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LARISSA MENESES DA SILVA RAMOS. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2022.pdfLarissa Meneses da Silva Ramos. Monografia Pedagogia. CFP 2022. 9.66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.