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dc.creator.IDTAVARES, R. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1BRAGA, Roberto Magno Meira.-
dc.contributor.advisor1IDBRAGA, R. M. M.pt_BR
dc.description.resumoComo se sabe, qualquer tipo de movimento relativo entre corpos sólidos, líquidos ou gasosos dá origem ao atrito, que se opõe a esse movimento. O atrito produz calor, o que entre outros inconvenientes, representa perda direta de energia. Ora, qualquer máquina ou motor tem peças interligantes, cujas superfícies em contato se acham animadas de movimentos relativos. Do mesmo modo que, ao esfregarmos com energia uma mão contra outra, ambas se aquecem, assim também se aquecem as peças da máquina ou motor em funcionamento. Se prosseguir o atrito, as peças ficarão cada vez mais quentes, até que se produza a paralisação do mecanismo, consequência da dilatação pronunciada, ou mesmo a soldagem das peças superaquecidas. Vê-se pois, a capital importância de reduzir ao minimo o atrito metálico nas máquinas e motores, com a finalidade de não só minorar a perda do calor, como também diminuir o desgaste e eliminar, assim, os riscos de ruptura por superaquecimento ou enfraquecimento mecânico. Este objetivo será alcançado com a interposição de uma substância fluida que forme entre as superfícies metálicas uma película adequada, e a película, impedindo o contato direto, determina a redução do calor gerado e do desgaste. Essa película exerce uma função denominada LUBRIFICAÇÃO. Daí dizer-se que "lubrificador é interpor a película de um fluido adequado entre superfícies dotadas de movimento relativo, de modo que este se realize sem aquecimento e sem desgaste.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Mecânica.pt_BR
dc.titleRelatório: estágio supervisionado.pt_BR
dc.date.issued1978-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26513-
dc.date.accessioned2022-08-01T18:19:54Z-
dc.date.available2022-08-01-
dc.date.available2022-08-01T18:19:54Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEstágio supervisionado - Engenharia de Mecânicapt_BR
dc.subjectIndústria e Comércio José Carlos S.A.pt_BR
dc.subjectGrupo São Brazpt_BR
dc.subjectSão Braz - Produtos de Qualidadept_BR
dc.subjectManutenção industrialpt_BR
dc.subjectLubrificação industrialpt_BR
dc.subjectSupervised Internship - Mechanical Engineeringpt_BR
dc.subjectIndustria e Comércio José Carlos S.A.pt_BR
dc.subjectSão Braz Grouppt_BR
dc.subjectSão Braz - Quality Productspt_BR
dc.subjectIndustrial maintenencept_BR
dc.subjectIndustrial lubricationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorTAVARES, Ronaldo da Nóbrega.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReport: supervised internship.pt_BR
dc.identifier.citationTAVARES, Ronaldo da Nóbrega. Relatório: estágio supervisionado. 1978. 55f. (Relatório de Estágio) Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba - Campus II - Campina Grande - PB - Brasil, 1978. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26513pt_BR
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