Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26550
Title: | Mosaico de atividades pedagógicas para o ensino de Sociologia: pesquisar, construir, dialogar, ensinar e aprender no contexto escolar. |
???metadata.dc.creator???: | OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. FERNANDES, Emanuelle Cristina da Silva. OLIVEIRA, Jéssica Mayara Veríssimo de. LAFAYETTE, Carla Simone de Souza. OLIVEIRA, Edilio Quintino de. SILVA, Francisco Stefeson da. SILVA, Júlio César Ferreira da. MEDEIROS, Carla Roberta Correia de. SOUSA, Norma Benícia Pereira de. MARQUES, Silmara Ferreira. SOUSA, Emanuel Jeová Medeiros. NASCIMENTO, Ivan Rosas do. AMARAL, Niedson do Nascimento. NASCIMENTO, Adriana Farias do. |
Keywords: | Ensino de Sociologia;Educação;Prática pedagógica;Formação de professores;Sociologia - estudo e ensino;Mulheres sertanejas;Tecnologias da informação e comunicação;Pandemia e ensino de Sociologia;Aprendizagem significativa de David Ausubel;Mediação pedagógica;Aula de campo;Iniciação à pesquisa;Musica e educação;Preferências musicais - ensino fundamental;Sexualidade e educação;Museu virtual;Dança como prática pedagógica;Sociologia no ensino médio;Jogo didático;Educação especial;Surdos;Educação de Jovens e Adultos;Cordel como recurso didático;Teaching Sociology;Teacher training;Sociology - study and teaching;Country women;Information and communication technologies;Pandemic and teaching sociology;Significant Learning from David Ausubel;Pedagogical mediation;Field class;Research initiation;Music and education;Musical preferences - elementary school;Sexuality and education;Virtual museum;Dance as a pedagogical practice;Sociology in high school;Didactic game;Special education;Deaf;Youth and Adult Education;Cordel as a teaching resource;Práctica pedagógica;Formación de profesores;Sociología - estudio y enseñanza;Mujeres del campo;Tecnologías de la información y la comunicación;Pandemia y enseñanza de la sociología;Aprendizaje significativo de David Ausubel;Mediación pedagógica;Clase de campo;Iniciación a la investigación;Musica y educacion;Preferencias musicales - escuela primaria;Sexualidad y educación;Museo virtual;La danza como práctica pedagógica;Sociología en la escuela secundaria;Juego didáctico;Educación especial;Sordo;Educación de Jóvenes y Adultos;Cordel como recurso didáctico |
Issue Date: | 2022 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | OLIVEIRA, Fabiano Custódio de (Organizador). Mosaico de atividades pedagógicas para o ensino de Sociologia: pesquisar, construir, dialogar, ensinar e aprender no contexto escolar. Santa Maria - RS: Arco Editores, 2022. ISBN: 978-65-89949-65-7. Doi: 10.48209/978-65-89949-65-7. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26550 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este e-book reúne artigos construídos e apresentados ao longo das vivências do componente curricular “Metodologia de Ensino”, ministrado no âmbito do Programa de Pós – Graduação /Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - ProfSocio, em seu núcleo localizado no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no formato remoto, motivado pela Pandemia do Covid-19 (SARS-cov2), entre os meses de março a agosto de 2021. A proposta da disciplina foi debater a formação dos futuros mestres e mestras no que diz respeito às questões teóricas e práticas do ensino de Sociologia no ensino médio e as novas propostas metodológicas para o ensino desta disciplina, e refletir sobre as atividades de ensino-pesquisa-extensão no contexto escolar. Visto que, a Sociologia é uma disciplina que compõe obrigatoriamente o currículo do ensino médio desde o ano de 2008, sendo ofertada em todas as séries ou módulos deste nível de escolarização, o que a torna presente nas políticas curriculares, de formação de professores e produção de materiais didáticos. Assim, foi discutido no decorrer do processo formativo questões relacionadas ao desenvolvimento do ensino de Sociologia no contexto escolar brasileiro, as possibilidades e desafios colocados diante das disputas e tensões postas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino de Sociologia frente às novas tecnologias e temas emergentes, a exemplo das temáticas de gênero, raça, etnia, sexualidade, classe social, desigualdade social, trabalho, ideologia, família, cultura, arte, globalização, meio ambiente, movimentos sociais, identidade, além da importância da formação inicial e continuada dos professores de Sociologia. Esperamos que estas pesquisas e experiências que compõem esse e-book intitulado “ MOSAICO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA: PESQUISAR, CONSTRUIR, DIALOGAR, ENSINAR E APRENDER NO CONTEXTO ESCOLAR”, possam promover diversas reflexões do campo da prática do ensino de Sociologia e, por conseguinte, promover diversas inquietações nos leitores; afinal, ampliação de horizontes promove o desenvolvimento científico, humano e cultural. É importante destacar o empenho, dedicação e compromisso das autoras e autores: Emanuelle, Francisco Stefson, Carla Simone, Edilio, Jéssica, Júlio, Carla Roberta, Norma, Silmara, Emanuel, Ivan, Niedson, Aline e Adriana para o desenvolvimento da disciplina via remota e na elaboração do presente e-book. Optamos pelo formato digital por de acesso fácil e democrático em tempos de pandemia do Covid-19 (SARS-cov2) e ensino remoto para os discentes de licenciatura e pós-graduação, profissionais da educação e demais interessados nas discussões aqui evidenciadas. |
Keywords: | Ensino de Sociologia Educação Prática pedagógica Formação de professores Sociologia - estudo e ensino Mulheres sertanejas Tecnologias da informação e comunicação Pandemia e ensino de Sociologia Aprendizagem significativa de David Ausubel Mediação pedagógica Aula de campo Iniciação à pesquisa Musica e educação Preferências musicais - ensino fundamental Sexualidade e educação Museu virtual Dança como prática pedagógica Sociologia no ensino médio Jogo didático Educação especial Surdos Educação de Jovens e Adultos Cordel como recurso didático Teaching Sociology Teacher training Sociology - study and teaching Country women Information and communication technologies Pandemic and teaching sociology Significant Learning from David Ausubel Pedagogical mediation Field class Research initiation Music and education Musical preferences - elementary school Sexuality and education Virtual museum Dance as a pedagogical practice Sociology in high school Didactic game Special education Deaf Youth and Adult Education Cordel as a teaching resource Práctica pedagógica Formación de profesores Sociología - estudio y enseñanza Mujeres del campo Tecnologías de la información y la comunicación Pandemia y enseñanza de la sociología Aprendizaje significativo de David Ausubel Mediación pedagógica Clase de campo Iniciación a la investigación Musica y educacion Preferencias musicales - escuela primaria Sexualidad y educación Museo virtual La danza como práctica pedagógica Sociología en la escuela secundaria Juego didáctico Educación especial Sordo Educación de Jóvenes y Adultos Cordel como recurso didáctico |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26550 |
Appears in Collections: | Livros e E-books Completos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FABIANO CUSTÓDIO DE OLIVEIRA - ORG - LIVRO 2022.pdf | Fabiano Custódio de Oliveira - Mosaico de atividades pedagógicas para o ensino de sociologia - Livro - 2022. | 3.93 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.