Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26550
Title: Mosaico de atividades pedagógicas para o ensino de Sociologia: pesquisar, construir, dialogar, ensinar e aprender no contexto escolar.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
FERNANDES, Emanuelle Cristina da Silva.
OLIVEIRA, Jéssica Mayara Veríssimo de.
LAFAYETTE, Carla Simone de Souza.
OLIVEIRA, Edilio Quintino de.
SILVA, Francisco Stefeson da.
SILVA, Júlio César Ferreira da.
MEDEIROS, Carla Roberta Correia de.
SOUSA, Norma Benícia Pereira de.
MARQUES, Silmara Ferreira.
SOUSA, Emanuel Jeová Medeiros.
NASCIMENTO, Ivan Rosas do.
AMARAL, Niedson do Nascimento.
NASCIMENTO, Adriana Farias do.
Keywords: Ensino de Sociologia;Educação;Prática pedagógica;Formação de professores;Sociologia - estudo e ensino;Mulheres sertanejas;Tecnologias da informação e comunicação;Pandemia e ensino de Sociologia;Aprendizagem significativa de David Ausubel;Mediação pedagógica;Aula de campo;Iniciação à pesquisa;Musica e educação;Preferências musicais - ensino fundamental;Sexualidade e educação;Museu virtual;Dança como prática pedagógica;Sociologia no ensino médio;Jogo didático;Educação especial;Surdos;Educação de Jovens e Adultos;Cordel como recurso didático;Teaching Sociology;Teacher training;Sociology - study and teaching;Country women;Information and communication technologies;Pandemic and teaching sociology;Significant Learning from David Ausubel;Pedagogical mediation;Field class;Research initiation;Music and education;Musical preferences - elementary school;Sexuality and education;Virtual museum;Dance as a pedagogical practice;Sociology in high school;Didactic game;Special education;Deaf;Youth and Adult Education;Cordel as a teaching resource;Práctica pedagógica;Formación de profesores;Sociología - estudio y enseñanza;Mujeres del campo;Tecnologías de la información y la comunicación;Pandemia y enseñanza de la sociología;Aprendizaje significativo de David Ausubel;Mediación pedagógica;Clase de campo;Iniciación a la investigación;Musica y educacion;Preferencias musicales - escuela primaria;Sexualidad y educación;Museo virtual;La danza como práctica pedagógica;Sociología en la escuela secundaria;Juego didáctico;Educación especial;Sordo;Educación de Jóvenes y Adultos;Cordel como recurso didáctico
Issue Date: 2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de (Organizador). Mosaico de atividades pedagógicas para o ensino de Sociologia: pesquisar, construir, dialogar, ensinar e aprender no contexto escolar. Santa Maria - RS: Arco Editores, 2022. ISBN: 978-65-89949-65-7. Doi: 10.48209/978-65-89949-65-7. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26550
???metadata.dc.description.resumo???: Este e-book reúne artigos construídos e apresentados ao longo das vivências do componente curricular “Metodologia de Ensino”, ministrado no âmbito do Programa de Pós – Graduação /Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - ProfSocio, em seu núcleo localizado no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no formato remoto, motivado pela Pandemia do Covid-19 (SARS-cov2), entre os meses de março a agosto de 2021. A proposta da disciplina foi debater a formação dos futuros mestres e mestras no que diz respeito às questões teóricas e práticas do ensino de Sociologia no ensino médio e as novas propostas metodológicas para o ensino desta disciplina, e refletir sobre as atividades de ensino-pesquisa-extensão no contexto escolar. Visto que, a Sociologia é uma disciplina que compõe obrigatoriamente o currículo do ensino médio desde o ano de 2008, sendo ofertada em todas as séries ou módulos deste nível de escolarização, o que a torna presente nas políticas curriculares, de formação de professores e produção de materiais didáticos. Assim, foi discutido no decorrer do processo formativo questões relacionadas ao desenvolvimento do ensino de Sociologia no contexto escolar brasileiro, as possibilidades e desafios colocados diante das disputas e tensões postas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino de Sociologia frente às novas tecnologias e temas emergentes, a exemplo das temáticas de gênero, raça, etnia, sexualidade, classe social, desigualdade social, trabalho, ideologia, família, cultura, arte, globalização, meio ambiente, movimentos sociais, identidade, além da importância da formação inicial e continuada dos professores de Sociologia. Esperamos que estas pesquisas e experiências que compõem esse e-book intitulado “ MOSAICO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA: PESQUISAR, CONSTRUIR, DIALOGAR, ENSINAR E APRENDER NO CONTEXTO ESCOLAR”, possam promover diversas reflexões do campo da prática do ensino de Sociologia e, por conseguinte, promover diversas inquietações nos leitores; afinal, ampliação de horizontes promove o desenvolvimento científico, humano e cultural. É importante destacar o empenho, dedicação e compromisso das autoras e autores: Emanuelle, Francisco Stefson, Carla Simone, Edilio, Jéssica, Júlio, Carla Roberta, Norma, Silmara, Emanuel, Ivan, Niedson, Aline e Adriana para o desenvolvimento da disciplina via remota e na elaboração do presente e-book. Optamos pelo formato digital por de acesso fácil e democrático em tempos de pandemia do Covid-19 (SARS-cov2) e ensino remoto para os discentes de licenciatura e pós-graduação, profissionais da educação e demais interessados nas discussões aqui evidenciadas.
Keywords: Ensino de Sociologia
Educação
Prática pedagógica
Formação de professores
Sociologia - estudo e ensino
Mulheres sertanejas
Tecnologias da informação e comunicação
Pandemia e ensino de Sociologia
Aprendizagem significativa de David Ausubel
Mediação pedagógica
Aula de campo
Iniciação à pesquisa
Musica e educação
Preferências musicais - ensino fundamental
Sexualidade e educação
Museu virtual
Dança como prática pedagógica
Sociologia no ensino médio
Jogo didático
Educação especial
Surdos
Educação de Jovens e Adultos
Cordel como recurso didático
Teaching Sociology
Teacher training
Sociology - study and teaching
Country women
Information and communication technologies
Pandemic and teaching sociology
Significant Learning from David Ausubel
Pedagogical mediation
Field class
Research initiation
Music and education
Musical preferences - elementary school
Sexuality and education
Virtual museum
Dance as a pedagogical practice
Sociology in high school
Didactic game
Special education
Deaf
Youth and Adult Education
Cordel as a teaching resource
Práctica pedagógica
Formación de profesores
Sociología - estudio y enseñanza
Mujeres del campo
Tecnologías de la información y la comunicación
Pandemia y enseñanza de la sociología
Aprendizaje significativo de David Ausubel
Mediación pedagógica
Clase de campo
Iniciación a la investigación
Musica y educacion
Preferencias musicales - escuela primaria
Sexualidad y educación
Museo virtual
La danza como práctica pedagógica
Sociología en la escuela secundaria
Juego didáctico
Educación especial
Sordo
Educación de Jóvenes y Adultos
Cordel como recurso didáctico
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26550
Appears in Collections:Livros e E-books Completos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FABIANO CUSTÓDIO DE OLIVEIRA - ORG - LIVRO 2022.pdfFabiano Custódio de Oliveira - Mosaico de atividades pedagógicas para o ensino de sociologia - Livro - 2022.3.93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.