Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26691
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, M. F. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1DORNELAS, Carina Seixas Maia.-
dc.contributor.advisor1IDDORNELAS, C. S. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2375662690150936pt_BR
dc.contributor.referee1LISBOA, Ana Cristina de Chacon.-
dc.contributor.referee1IDLISBOA, A. C. C.pt_BR
dc.contributor.referee2BASILEIRO, Ilza Maria do Nascimento.-
dc.contributor.referee2IDBASILEIRO, I. M. N.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8402601669276487pt_BR
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursoagroecologiaCDSA.2022.tccmon.silva-
dc.description.resumoA utilização de práticas agroecológicas através de espaços de intervivência pode ser considerada uma ferramenta que busca despertar a consciência crítica na utilização de técnicas que promova a conservação dos recursos naturais promovendo equilíbrio ambiental. Nesse sentido, o objetivo do trabalho foi analisar a percepção dos jovens do oitavo ano do Ensino Fundamental no município de Livramento-PB, a respeito do tema educação ambiental e agroecologia. A pesquisa foi executada durante o mês de fevereiro de 2022, na Escola Municipal Maria Salomé de Almeida, no município de Livramento-Paraíba. O público alvo da pesquisa foi composto por alunos da turma do oitavo ano, com faixa etária entre 13 a 17 anos, totalizando 22 alunos. Verifica-se com os resultados obtidos que a maioria dos jovens possuía conhecimento sobre os temas questionados o que pode está relacionado, pela maior vivência do campo, dentro do ambiente escolar, tendo em vista que os alunos moram na zona rural, sendo considerada de grande importância à realização de atividades pedagógicas tendo como tema mediador a agroecologia e educação ambiental, possibilitando transformações saudáveis na escola e na população. Assim, é importante a articulação de ações educativas voltadas para a conservação do meio ambiente e a escola é o espaço mais indicado e privilegiado para implementação dessas atividades, pois é na escola o principal núcleo de difusão de conhecimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAgroecologiapt_BR
dc.titleAnálise sobre práticas agroecológicas com jovens do município de Livramento - PB.pt_BR
dc.date.issued2022-04-07-
dc.description.abstractThe use of agroecological practices through spaces of intervention can be considered a tool that seeks to awaken critical awareness in the use of techniques that promote the conservation of natural resources promoting environmental balance. In this sense, the objective of this work was to analyze the perception of young people in the eighth year of Elementary School in the municipality of Livramento-PB, regarding the theme of environmental education and agroecology. The research was carried out during the month of February 2022, at Escola Maria Salomé de Almeida, in the municipality of Livramento, Paraíba. The target audience of the research consisted of eighth grade students, aged between 13 and 17 years, totaling 22 students. It is verified with the results obtained that most of the young people had knowledge about the questions questioned, which may be related, by the greater experience of the countryside, within the school environment, considering that the students live in the rural area, being considered of great importance. importance of carrying out pedagogical activities having agroecology and environmental education as a mediating theme, enabling healthy transformations in the school and in the population. Thus, it is important to articulate educational actions aimed at the conservation of the environment and the school is the most suitable and privileged space for the implementation of these activities, as it is in the school the main nucleus for the dissemination of knowledge.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26691-
dc.date.accessioned2022-08-25T12:17:27Z-
dc.date.available2022-08-25-
dc.date.available2022-08-25T12:17:27Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPráticas agroecológicaspt_BR
dc.subjectAgroecological practicespt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectEnvironmentpt_BR
dc.subjectAgroecologiapt_BR
dc.subjectAgroecologypt_BR
dc.subjectEscola Maria Salomé de Almeida - Livramento PBpt_BR
dc.subjectMaria Salomé de Almeida School - Livramento PBpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectSemiárido brasileiropt_BR
dc.subjectBrazilian semiaridpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Maria de Fátima Alves da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of agroecological practices with young people in the city of Livramento - PB.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Maria de Fátima Alves da. Análise sobre práticas agroecológicas com jovens do município de Livramento - PB. 2022. 33f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26691pt_BR
Appears in Collections:Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DE FÁTIMA ALVES DA SILVA - TCC AGROECOLOGIA CDSA 2022.pdfMaria de Fátima Alves da Silva - TCC Agroecologia CDSA 2022914.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.