Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26741
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALVES, J. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, Jair Moisés de.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, J. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1937979982636984pt_BR
dc.contributor.advisor2LIMA FILHO, José Adeildo de.-
dc.contributor.advisor2IDLIMA FILHO, J. A.pt_BR
dc.description.resumoO conceito de gene sempre foi motivo de controvérsias crescente desde o seu surgimento, devido a várias idéias diferenciadas que foram surgindo com os avanços da genética e biologia molecular. O objetivo deste trabalho foi analisar o conceito de gene em livros didáticos de biologia do ensino médio. Para tanto selecionou se quatro livros didáticos, dos quais foram extraídos idéias e termos relacionados ao conceito de gene. Percebeu-se que os autores apresentam diversos conceitos de genes, não apresentando assim uma unidade conceituai, acarretando uma dificuldade de interpretação por parte dos alunos sobre o referido conceito. E de extrema importância uma reformulação feita pelos autores sobre conceitos nos livros didáticos para que os alunos construam seu próprio conhecimento, baseados em conceitos mais precisos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTRpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.titleGene: uma análise conceitual em livros didáticos de Biologia do ensino médio.pt_BR
dc.date.issued2011-
dc.description.abstractThe concept of gene has always been a growing controversy since its inception due to several different ideas that have emerged from advances in genetics and molecular biology. The aim o f this study was to analyze the concept of gene in biology textbooks in high school. For this selected four textbooks, which were extracted ideas and terms related to the concept o f gene? It was noticed that the authors present several conceptsof genes, not just presenting a conceptual unity, leading to difficulties in interpretation by the students on that concept. And a very important form made by the authors on concepts in textbooks for students to construct their own knowledge, based on more precise concepts.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26741-
dc.date.accessioned2022-08-26T21:45:55Z-
dc.date.available2022-08-26-
dc.date.available2022-08-26T21:45:55Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGene - conceitopt_BR
dc.subjectEnsino de Biologia - ensino médiopt_BR
dc.subjectEnsino médio - Biologiapt_BR
dc.subjectLivro didático de Biologiapt_BR
dc.subjectConceito de genept_BR
dc.subjectGenética - ensino médiopt_BR
dc.subjectGene - conceptpt_BR
dc.subjectTeaching Biology - high schoolpt_BR
dc.subjectHigh School - Biologypt_BR
dc.subjectBiology textbookpt_BR
dc.subjectGene conceptpt_BR
dc.subjectGenetics - high schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALVES, José Bernardo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeGene: a conceptual analysis in high school biology textbooks.pt_BR
dc.identifier.citationALVES, José Bernardo. Gene: uma análise conceitual em livros didáticos de Biologia do ensino médio. 2011. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26741pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CSTR - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ BERNARDO ALVES - TCC CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CSTR 2011.pdfJosé Bernardo Alves - TCC Ciências Biológicas CSTR 20114.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.