Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26741
Title: | Gene: uma análise conceitual em livros didáticos de Biologia do ensino médio. |
Other Titles: | Gene: a conceptual analysis in high school biology textbooks. |
???metadata.dc.creator???: | ALVES, José Bernardo. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | SOUSA, Jair Moisés de. |
???metadata.dc.contributor.advisor2???: | LIMA FILHO, José Adeildo de. |
Keywords: | Gene - conceito;Ensino de Biologia - ensino médio;Ensino médio - Biologia;Livro didático de Biologia;Conceito de gene;Genética - ensino médio;Gene - concept;Teaching Biology - high school;High School - Biology;Biology textbook;Gene concept;Genetics - high school |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | ALVES, José Bernardo. Gene: uma análise conceitual em livros didáticos de Biologia do ensino médio. 2011. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26741 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O conceito de gene sempre foi motivo de controvérsias crescente desde o seu surgimento, devido a várias idéias diferenciadas que foram surgindo com os avanços da genética e biologia molecular. O objetivo deste trabalho foi analisar o conceito de gene em livros didáticos de biologia do ensino médio. Para tanto selecionou se quatro livros didáticos, dos quais foram extraídos idéias e termos relacionados ao conceito de gene. Percebeu-se que os autores apresentam diversos conceitos de genes, não apresentando assim uma unidade conceituai, acarretando uma dificuldade de interpretação por parte dos alunos sobre o referido conceito. E de extrema importância uma reformulação feita pelos autores sobre conceitos nos livros didáticos para que os alunos construam seu próprio conhecimento, baseados em conceitos mais precisos. |
Abstract: | The concept of gene has always been a growing controversy since its inception due to several different ideas that have emerged from advances in genetics and molecular biology. The aim o f this study was to analyze the concept of gene in biology textbooks in high school. For this selected four textbooks, which were extracted ideas and terms related to the concept o f gene? It was noticed that the authors present several conceptsof genes, not just presenting a conceptual unity, leading to difficulties in interpretation by the students on that concept. And a very important form made by the authors on concepts in textbooks for students to construct their own knowledge, based on more precise concepts. |
Keywords: | Gene - conceito Ensino de Biologia - ensino médio Ensino médio - Biologia Livro didático de Biologia Conceito de gene Genética - ensino médio Gene - concept Teaching Biology - high school High School - Biology Biology textbook Gene concept Genetics - high school |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Ciências Biológicas |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26741 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CSTR - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JOSÉ BERNARDO ALVES - TCC CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CSTR 2011.pdf | José Bernardo Alves - TCC Ciências Biológicas CSTR 2011 | 4.4 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.