Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26744
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDNÓBREGA, E. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1925281732762870pt_BR
dc.contributor.advisor1SOARES, Carlos Eduardo Alves.
dc.contributor.advisor1IDSOARES, C. E. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0870407557602038pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Rosalva Dias da.
dc.contributor.referee2MARINHO, Maria das Graças Veloso.
dc.description.resumoNo Ensino de Biologia, especificamente na área de Genética, a transmissão dos conteúdos utilizada nas Instituições de Ensino ainda é de ministrada de forma tradicional, promovendo assim danos perceptíveis no processo de ensino-aprendizagem. Como alternativa para transformação da atual realidade no Ensino de Genética, esse trabalho abordou uma inovadora metodologia que consistiu na elaboração de uma oficina didática com teatro de fantoches baseada no livro paradidático “O espetáculo da evolução” de autoria de Bertrand Jordan. A fim de proporcionar aos futuros docentes uma forma diferenciada de como ensinar e compreender temáticas relacionadas à Genética, Biologia Molecular e Evolução, foi estimulada a leitura e desse modo despertada a capacidade criativa dos alunos. A pesquisa se deu através da aplicação de um questionário, onde o espaço amostrai dos entrevistados correspondeu a 24 discentes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UACB/CSTR/UFCG, todos regularmente matriculados na disciplina de Genética do Processo Evolutivo e da Conservação Biológica no primeiro semestre do ano de 2011. Foi observado que para 83% dos entrevistados a construção da oficina com Teatro de Fantoches foi baseada na leitura do paradidático resultou numa abordagem de ensino muito interessante. Todos os entrevistados afirmaram que relacionaram os conteúdos aprendidos em sala-de-aula com os mencionados pelo autor na obra mencionada anteriormente. Cerca de 96% dos entrevistados responderam que utilizariam as técnicas ou estratégias de ensino aprendidas nas oficinas didáticas para ministrar suas próprias aulas no futuro campo de atuação profissional como docentes, contra apenas 4% que se negaram a utilizar essas práticas diferenciadas. Vale destacar que é possível observar a utilização de novas metodologias de ensino para o desenvolvimento de temáticas consideradas complicadas no seu entendimento, facilitando a compreensão dos conteúdos. Ademais, tal estratégia permite que os docentes desenvolvam uma nova forma de ensinar temáticas da disciplina de Genética.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTRpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.titleTeatro de fantoches em disciplina de genética: uso do lúdico na formação curricular de futuros professores de Biologia.pt_BR
dc.date.issued2011
dc.description.abstractIn the teaching of Biology, specially on Genetic area, the transmition of the main themes in Educational Institutions already been done by a traditional form, promoting noticeable damages on teaching-leaming process. As an inovative altemative to transform the real vision of Genetic Teaching, this work exposed an interesting strategy made up a puppet theather based on the book originally called “Le chant d amour des concombres de mer” whose the author is Bertrand Jordan. To giving to the Biology future teachers a different methodology for teaching and leaming themes about Genetics, Molecular Biology and Evolution, through the reading of this book, the Creative capacity was woke up. To do the research, we needed interviewed 24 students all enrolled in a discipline called Genetics of the Evolutive Process and Biological Conservation in a course of Sciences Biology from UACB/CSTR/UFCG. All of students had to fill a form about the book and the own teaching practice. We observed that 83% of the interviewed people told the puppet theather was a very interesting strategy. All students confirmed that there is a relationship inside the classroom and outside. About 96% of interviewed have mentioned that used the techniques or strategies for teaching in their classes. It is possible that the teachers can be evolved a new form of minister Genetic Classes.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26744
dc.date.accessioned2022-08-26T23:12:15Z
dc.date.available2022-08-26
dc.date.available2022-08-26T23:12:15Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFormação de professores - Biologiapt_BR
dc.subjectEducação lúdicapt_BR
dc.subjectLúdico e educaçãopt_BR
dc.subjectTeatro de fantoches e educaçãopt_BR
dc.subjectGenética - recurso didático - teatro de fantochespt_BR
dc.subjectFantoches - ensino de biologiapt_BR
dc.subjectGenética - metodologia de ensinopt_BR
dc.subjectGenética evolutivapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectTeacher training - Biologypt_BR
dc.subjectPlayful educationpt_BR
dc.subjectPlayfulness and educationpt_BR
dc.subjectPuppet theater and educationpt_BR
dc.subjectGenetics - didactic resource - puppet theaterpt_BR
dc.subjectPuppets - biology teachingpt_BR
dc.subjectGenetics - teaching methodologypt_BR
dc.subjectEvolutionary geneticspt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNÓBREGA, Érika Borges da.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePuppet theater in a genetics course: use of play in the curricular training of future biology teachers.pt_BR
dc.identifier.citationNÓBREGA, Érika Borges da. Teatro de fantoches em disciplina de genética: uso do lúdico na formação curricular de futuros professores de Biologia. 2011. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26744pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CSTR - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ÉRIKA BORGES DA NÓBREGA - TCC CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CSTR 2011.pdfÉrika Borges da Nóbrega -TCC Ciências Biológicas CSTR 2011.6.43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.