Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26744
Title: Teatro de fantoches em disciplina de genética: uso do lúdico na formação curricular de futuros professores de Biologia.
Other Titles: Puppet theater in a genetics course: use of play in the curricular training of future biology teachers.
???metadata.dc.creator???: NÓBREGA, Érika Borges da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOARES, Carlos Eduardo Alves.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Rosalva Dias da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MARINHO, Maria das Graças Veloso.
Keywords: Formação de professores - Biologia;Educação lúdica;Lúdico e educação;Teatro de fantoches e educação;Genética - recurso didático - teatro de fantoches;Fantoches - ensino de biologia;Genética - metodologia de ensino;Genética evolutiva;Formação docente;Teacher training - Biology;Playful education;Playfulness and education;Puppet theater and education;Genetics - didactic resource - puppet theater;Puppets - biology teaching;Genetics - teaching methodology;Evolutionary genetics;Teacher training
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NÓBREGA, Érika Borges da. Teatro de fantoches em disciplina de genética: uso do lúdico na formação curricular de futuros professores de Biologia. 2011. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26744
???metadata.dc.description.resumo???: No Ensino de Biologia, especificamente na área de Genética, a transmissão dos conteúdos utilizada nas Instituições de Ensino ainda é de ministrada de forma tradicional, promovendo assim danos perceptíveis no processo de ensino-aprendizagem. Como alternativa para transformação da atual realidade no Ensino de Genética, esse trabalho abordou uma inovadora metodologia que consistiu na elaboração de uma oficina didática com teatro de fantoches baseada no livro paradidático “O espetáculo da evolução” de autoria de Bertrand Jordan. A fim de proporcionar aos futuros docentes uma forma diferenciada de como ensinar e compreender temáticas relacionadas à Genética, Biologia Molecular e Evolução, foi estimulada a leitura e desse modo despertada a capacidade criativa dos alunos. A pesquisa se deu através da aplicação de um questionário, onde o espaço amostrai dos entrevistados correspondeu a 24 discentes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UACB/CSTR/UFCG, todos regularmente matriculados na disciplina de Genética do Processo Evolutivo e da Conservação Biológica no primeiro semestre do ano de 2011. Foi observado que para 83% dos entrevistados a construção da oficina com Teatro de Fantoches foi baseada na leitura do paradidático resultou numa abordagem de ensino muito interessante. Todos os entrevistados afirmaram que relacionaram os conteúdos aprendidos em sala-de-aula com os mencionados pelo autor na obra mencionada anteriormente. Cerca de 96% dos entrevistados responderam que utilizariam as técnicas ou estratégias de ensino aprendidas nas oficinas didáticas para ministrar suas próprias aulas no futuro campo de atuação profissional como docentes, contra apenas 4% que se negaram a utilizar essas práticas diferenciadas. Vale destacar que é possível observar a utilização de novas metodologias de ensino para o desenvolvimento de temáticas consideradas complicadas no seu entendimento, facilitando a compreensão dos conteúdos. Ademais, tal estratégia permite que os docentes desenvolvam uma nova forma de ensinar temáticas da disciplina de Genética.
Abstract: In the teaching of Biology, specially on Genetic area, the transmition of the main themes in Educational Institutions already been done by a traditional form, promoting noticeable damages on teaching-leaming process. As an inovative altemative to transform the real vision of Genetic Teaching, this work exposed an interesting strategy made up a puppet theather based on the book originally called “Le chant d amour des concombres de mer” whose the author is Bertrand Jordan. To giving to the Biology future teachers a different methodology for teaching and leaming themes about Genetics, Molecular Biology and Evolution, through the reading of this book, the Creative capacity was woke up. To do the research, we needed interviewed 24 students all enrolled in a discipline called Genetics of the Evolutive Process and Biological Conservation in a course of Sciences Biology from UACB/CSTR/UFCG. All of students had to fill a form about the book and the own teaching practice. We observed that 83% of the interviewed people told the puppet theather was a very interesting strategy. All students confirmed that there is a relationship inside the classroom and outside. About 96% of interviewed have mentioned that used the techniques or strategies for teaching in their classes. It is possible that the teachers can be evolved a new form of minister Genetic Classes.
Keywords: Formação de professores - Biologia
Educação lúdica
Lúdico e educação
Teatro de fantoches e educação
Genética - recurso didático - teatro de fantoches
Fantoches - ensino de biologia
Genética - metodologia de ensino
Genética evolutiva
Formação docente
Teacher training - Biology
Playful education
Playfulness and education
Puppet theater and education
Genetics - didactic resource - puppet theater
Puppets - biology teaching
Genetics - teaching methodology
Evolutionary genetics
Teacher training
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Biológicas
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26744
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CSTR - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ÉRIKA BORGES DA NÓBREGA - TCC CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CSTR 2011.pdfÉrika Borges da Nóbrega -TCC Ciências Biológicas CSTR 2011.6.43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.