Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26782
Title: Percepção socioambiental e o ensino da educação ambiental de professores do ensino médio de escolas públicas da Cidade de Patos, Paraíba - Brasil.
Other Titles: Socio-environmental perception and the teaching of environmental education by high school teachers from public schools in the city of Patos, Paraíba - Brazil.
???metadata.dc.creator???: SOARES, Delyane Lima.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Edevaldo da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIMA, Joedla Rodrigues de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MARINHO, Maria das Graças Veloso.
Keywords: Percepção ambiental;Estudo de percepção;Educação ambiental - ensino médio;Patos - PB - educação ambiental;Escolas públicas de Patos - PB - educação ambiental;Ensino médio - educação ambiental;Professores do ensino médio e educação ambiental;Preocupação ambiental;Environmental perception;Perception study;Environmental education - high school;Ducks - PB - environmental education;Public schools in Patos - PB - environmental education;High school - environmental education;High school teachers and environmental education;Environmental concern
Issue Date: 6-Sep-2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOARES, Delyane Lima. Percepção socioambiental e o ensino da educação ambiental de professores do ensino médio de escolas públicas da Cidade de Patos, Paraíba - Brasil. 2013. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26782
???metadata.dc.description.resumo???: A Educação Ambiental e um processo de aprendizagem permanente em busca de informar e sensibilizar os cidadãos para desenvolverem atitudes mais ecológicas, integralizadas e socialmente sustentáveis entre eles e o meio ambiente. A atitude e parte importante das habilidades afetivas e pode ser ensinada e apreendida. Do mesmo modo, pode ser influenciada por componentes cognitivos, motivacionais e emocionais e diversos pesquisadores buscam técnicas de mensuração e promoção de mudanças atitudinais. O objetivo desse trabalho foi de avaliar e classificar o perfil dos professores de diversas áreas de ensino (exatas, humanas, naturais e língua portuguesa), de seis escolas publicas de Ensino Médio da cidade de Patos- PB, quanto as suas praticas socioambientais dentro das escolas e no âmbito social em que vivem. A avaliação do perfil e da atitude ecológica dos professores foi realizada por meio da elaboração e aplicação de um questionário constituído por 75 perguntas construído no modelo da Escala de Likert, com cinco níveis de respostas agrupadas em quatro dimensões: Praticas Socioambientais na Escola (Dl); Educação Ambiental na Pratica Didática do Professor (D2); Conhecimento do Professor sobre Temática Ambiental (D3); Praticas Socioambientais do Professor (D4). O questionário aplicado foi validado por meio da avaliação de sua confiabilidade e consistência interna, apresentando excelente coeficiente a de Cronbach geral igual a 0,95. As dimensões também apresentaram valores de a de Cronbach muito satisfatórios: Dl = 0,83; D2 = 0,93; D3 = 0,85 e D4 = 0,82. Os professores entrevistados (N= 59) apresentaram grande variabilidade de idade (19-63 anos) e de tempo de ensino (1-29 anos) sendo que 64,6% deles se graduaram nos últimos 10 anos (2003 - 2013). As perguntas apresentaram grande variação no padrão de respostas e, consequentemente, na pontuação entre elas e dentre os seus diferentes níveis de escala. A media geral de pontos dos professores entrevistados variou entre 156 e 318 pontos. Em termos linguísticos, os professores foram agrupados na seguinte classificação de atitude geral: negativa (30,41%%), conflitante (61,02%) e positiva (8,47%). Os dados revelam que os professores do Ensino Médio Público da cidade de Patos-PB apresentam, predominantemente, atitudes negativas diante das dimensões investigadas o que sugere que possuem conhecimentos e/ou atitudes ainda inadequada para o ensino da Educação Ambiental aos alunos do Ensino Médio e, provavelmente, os alunos estão concluindo o seu Ensino Básico sem Educação Ambiental adequada para serem cidadãos mais ecologicamente sustentável e/ou com pouco conhecimento critico necessário para serem cidadãos multiplicadores de uma vivencia mais harmoniosa com o Meio Ambiental.
Abstract: Environmental Education is a continuous learning process seeking to inform and raise awareness of attitudes to develop ecological and socially sustainable paid between them and the environment. Attitude is an important part of the affective and skills can be taught and perceived. Similarly, can be influenced by the cognitive, motivational and emotional and many researchers seek measurement techniques and promotion of attitudinal changes. The aim of this study was to evaluate and classify the profile of teachers in various educational areas (exact, human, natural and Portuguese), six public schools in high school in the city of Pathos- PB regarding their environmental practices within the schools and in the social sphere in which they live. The evaluation of ecological and attitude of teachers was done through the development and application of a questionnaire consisting of 75 questions. It was built on the model of Liker scale with five levels of responses grouped into four dimensions: Social and Environmental Practices in School (Dl),' Environmental Education in Practice Teaching professor (D2); Knowledge professor of Environmental Thematic (D3); Teacher Social and Environmental Practices (D4). The questionnaire was validated by assessing its reliability and internal consistency, with excellent overall Cronbach coefficient a equal to 0.95. The dimensions also showed values very satisfactory Cronbach a: D l = 0.83, D2 = 0.93, D3 = D4 '- 0.85 and 0.82. Teachers interviewed (N = 59) showed great variability in age (19-63 years) and teaching time (1-29 years), and that 64.6 % of them have graduated in the last 10 years (2003-2013) . The questions presented great variation in the response and consequently the score between them and among different levels of scale. The average rank of the teachers interviewed varied between 156 and 318pontos. Linguistically, the teachers were grouped in the following classification of general attitude: negative (30,41%), conflict (61,02%) and positive (8,47%). The data reveal that high school teachers of the city Public Pathos- PB. They exhibit predominantly negative attitudes on the dimensions investigated, suggesting that possess knowledge and/or attitudes still inadequate for teaching environmental education to high school students. Probably students are completing their basic education without adequate environmental education to be citizens more environmentally sustainable and/or with little knowledge critical multipliers need to be citizens of a more harmonious living with the Environment Environmental.
Keywords: Percepção ambiental
Estudo de percepção
Educação ambiental - ensino médio
Patos - PB - educação ambiental
Escolas públicas de Patos - PB - educação ambiental
Ensino médio - educação ambiental
Professores do ensino médio e educação ambiental
Preocupação ambiental
Environmental perception
Perception study
Environmental education - high school
Ducks - PB - environmental education
Public schools in Patos - PB - environmental education
High school - environmental education
High school teachers and environmental education
Environmental concern
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Biológicas
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26782
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CSTR - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DELYANE LIMA SOARES - TCC CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CSTR 2013.PDFDelyane Lima Soares -TCC Ciências Biológicas CSTR 2013.5.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.