Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26785
Title: Análise sobre o tema educação ambiental em escola pública no Município de Taperoá - PB.
Other Titles: Analysis on the subject of environmental education in a public school in the Municipality of Taperoá - PB.
???metadata.dc.creator???: GOUVEIA, Janne Cristina Farias de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BRITO JUNIOR, Luciano de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MARINHO, Maria das Graças Veloso.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOARES, Carlos Eduardo Alves.
Keywords: Educação ambiental;Taperoá - PB - educação ambiental;Escola pública - Taperoá - PB - Educação ambiental;Comunidade escolar - educação ambiental;Meio ambiente;Sustentabilidade ambiental;Desenvolvimento sustentável - Nordeste Brasileiro;Environmental education;Taperoá - PB - environmental education;Public school - Taperoá - PB - Environmental education;School community - environmental education;Environment;Environmental sustainability;Sustainable development - Northeast Brazil
Issue Date: Aug-2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GOUVEIA, Janne Cristna Farias de. Análise sobre o tema educação ambiental em escola pública no Município de Taperoá - PB. 2013. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26785
???metadata.dc.description.resumo???: Como perspectiva educativa, a educação ambiental deve estar presente, nas atividades escolares, desenvolvendo-se de maneira interdisciplinar, para refletir questões atuais e pensar qual mundo queremos, e, então, por em pratica um pensamento ecologista mundial. A Educação Ambiental não deve se destinar como uma nova disciplina do currículo escolar, precisa ser uma aliada do currículo, na busca de um conhecimento integrado que supere a fragmentação tendo em vista o conhecimento. O presente trabalho teve como objetivo analisar como vem sendo abordado o tema Educação Ambiental com os alunos do 6° e 9° ano do ensino fundamental e qual a visão desses alunos em relação a essa temática. A pesquisa foi realizada em escola publica no município de Taperoá-PB no Cariri paraibano. Os resultados foram obtidos por meio de questionários, no qual a primeira parte constava o perfil sócio demográfico do participante, e em seguida constava os questionários relacionadas ao tema. Os questionários foram aplicados com 107 alunos do ensino fundamental, se desmembrando em 63 alunos do 6° ano e 44 alunos do 9° ano e seis professores de disciplinas distintas. A pesquisa teve início no mês de novembro de 2012, finalizando em agosto de 2013. De acordo com os resultados obtidos, foi possível observar que, tanto os alunos quanto os professores consideram a Educação Ambiental como sendo um assunto bastante relevante e de significativa importância para a comunidade escolar. A pesquisa revelou que a educação ambiental esta gradativamente se inserindo no espaço escolar, como uma necessidade de formar novas posturas nos alunos em relação ao meio ambiente, garantindo assim uma maior conscientização da comunidade escolar, assumindo uma visão sistêmica para a compreensão do contexto socioeconômico-ambiental e uma visão critica que o faga atuarem na condição de cidadão e profissional, para a melhoria da qualidade ambiental. A educação avanga no caminho de oferecer alternativas para a formação de sujeitos que construam um futuro melhor.
Abstract: As an educational perspective, environmental education should be present in school activities, developing itself in an interdisciplinary manner, to reflect about current issues and think of the world we want, and then, put into practice a worldwide ecologist line of thought. Environmental education should not be intended as a new discipline in the school curriculum, it needs to be an ally of the curriculum, in search of an integrated kind of knowledge in order to overcome fragmentation, based on knowledge itself. This paper examines how the subject of environmental education has been approached with students from 6th and 9th grades and what the vision of these students are regarding this issue. The research was conducted in public school in the city of Taperoá-PB in Paraiba’s cariri. The survey results were analyzed by means of questionnaires, in which the first part included the socio-demographic profile of the participant, and then the questionnaires related to the theme. For the questionnaires, the classrooms have chosen involved 107 students in elementary school, being 63 students from the 6th grade and 44 students from the 9th grade and six teachers from different subjects. The study began in November 2012, ending in August 2013. According to the results, it was observed that both the students and the teachers consider the Environmental Education as a very relevant subject and of significant importance to the school community. The survey revealed that Environmental Education is gradually inserting itself in the school system, as a need to create new attitudes in students in relation to the environment, thus ensuring greater awareness of the school community, using a systemic view for understanding the socioeconomic and environmental context and giving the students a critical insight that allows them to act as a citizen and a professional, in order to improve environmental quality. Education progresses on the path of offering alternatives to the formation of individuals that build a better future.
Keywords: Educação ambiental
Taperoá - PB - educação ambiental
Escola pública - Taperoá - PB - Educação ambiental
Comunidade escolar - educação ambiental
Meio ambiente
Sustentabilidade ambiental
Desenvolvimento sustentável - Nordeste Brasileiro
Environmental education
Taperoá - PB - environmental education
Public school - Taperoá - PB - Environmental education
School community - environmental education
Environment
Environmental sustainability
Sustainable development - Northeast Brazil
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Biológicas
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26785
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CSTR - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JANNE CRISTINA FARIAS DE GOUVEIA - TCC CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CSTR 2013.PDFJanne Cristina Farias de Gouveia -TCC Ciências Biológicas CSTR 2013.3.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.