Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2680
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFARIAS, M.F.S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7945186323720320pt_BR
dc.contributor.advisor1FERREIRA, Aline Costa.
dc.contributor.advisor1IDFERREIRA, A.C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3332107317093873pt_BR
dc.contributor.advisor2MEDEIROS, Aline Carla de.
dc.contributor.advisor2IDMEDEIROS, A.C.pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6587099361548333pt_BR
dc.contributor.referee1MARACAJÁ, Patrício Borges.
dc.contributor.referee2RIBEIRO, George do Nascimento.
dc.description.resumoDiante da importância da Língua Inglesa e sua aplicabilidade como idioma em todo o mundo, este trabalho teve como objetivo realizar uma análise da situação do ensino da Língua Inglesa nas escolas municipais das zonas urbana e rural de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Para a elaboração do trabalho, inicialmente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica onde foram utilizados diversos tipos de fontes como livros, artigos, manuais, enciclopédias, anais, meios eletrônicos, etc. a fim de conhecer e analisar conceitos e contribuições teóricas acerca do tema. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada. Para o desenvolvimento da análise compilou-se dados disponíveis na base de informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e realizou-se visita a Secretaria Municipal de Educação. Os dados coletados na base do INEP referem-se ao Ensino Regular Fundamental (anos finais), envolvendo estudantes do 6° ao 9° ano, nos períodos de 2015, 2016 e 2017, como a média de alunos por turma e, consequentemente, número de matrículas efetuadas neste período. Por sua vez, a Secretaria de Educação disponibilizou a carga horária das disciplinas de Inglês, Português e Matemática possibilitando um comparativo entre as matérias lecionadas. Verificou-se, a partir da média do Censo Escolar, que a média por sala variou de 12 a 42 alunos. Viu-se, também, que na zona rural houve abertura de turmas do 8° e 9°, antes não existente em algumas escolas. Sobre a carga horária percebeu-se que à disciplina de Inglês é disponibilizado um tempo inferior ao facultado às demais. Para as turmas do 6° ao 9° são ministradas, semanalmente, duas aulas da Língua Inglesa. Já disciplinas como Português e Matemática a carga horária supera às 4 horas semanais. Conclui-se, portanto, que em virtude da importância da Língua Inglesa é possível repensar sobre possibilidades de tornar o seu ensino disponível desde a Educação Infantil. O fato possibilitaria maior e melhor aprendizado da língua estrangeira, facilitando o processo ensino-aprendizagem nos futuros níveis educacionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTApt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS AGROINDUSTRIAISpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.
dc.titleImportância da língua inglesa: uma análise do ensino nas escolas das zonas urbana e rural de Mossoró-RN.pt_BR
dc.date.issued2018-08-10
dc.description.abstractIn view of the importance of the English Language and its applicability as a language throughout the world, this study aimed to analyze the situation of English language teaching in municipal schools in the urban and rural areas of Mossoró, Rio Grande do Norte. For the elaboration of the work, initially a bibliographical research was carried out where several types of sources were used like books, articles, manuals, encyclopaedias, annals, electronic means, etc. in order to know and analyze theoretical concepts and contributions about the theme. Regarding the approach, this research is of the quantitative type, also being a research of an applied nature. For the development of the analysis it was compiled data available in the information base of the National Institute of Studies and Educational Research Anísio Teixeira (INEP) and a visit was made to the Municipal Department of Education. The data collected in the INEP database refer to Basic Regular Education (final years), involving students from the 6th to the 9th year, in the periods of 2015, 2016 and 2017, as the average number of students per class and, consequently, number enrollments made in this period. In turn, the Secretariat of Education made available the hours of the English, Portuguese and Mathematics subjects, enabling a comparison between the subjects taught. It was verified, from the average of the School Census, that the average per room varied from 12 to 42 students. It was also observed that in the rural area there were openings of classes of 8 and 9, previously not existing in some schools. Regarding the hour load it was noticed that the English course is available a shorter time than the others. For the classes from 6th to 9th, two classes of the English Language are taught weekly. Already subjects like Portuguese and Mathematics the hourly load exceeds the 4 hours weekly. It is concluded, therefore, that because of the importance of the English Language, it is possible to rethink the possibilities of making its teaching available since Early Childhood Education. The fact would allow a greater and better learning of the foreign language, facilitating the teaching-learning process in the future educational levels.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2680
dc.date.accessioned2019-02-05T15:49:46Z
dc.date.available2019-02-05
dc.date.available2019-02-05T15:49:46Z
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensino
dc.subjectEnsino fundamental
dc.subjectEnsino infantil
dc.subjectEducação no campo
dc.subjectEducação rural
dc.subjectEnglish language - Study and teaching
dc.subjectElementary school
dc.subjectKindergarten
dc.subjectEducation in the field
dc.subjectRural education
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFARIAS , Michelle da Fonseca Silva.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeImportance of the English language: an analysis of teaching in schools in the urban and rural areas of Mossoró-RNpt_BR
dc.identifier.citationFARIAS, Michele da Fonseca Silva. Importância da língua inglesa: uma análise do ensino nas escolas das zonas urbana e rural de Mossoró-RN. 2018. 45 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Sistemas Agroindustriais), Programa de Pós-graduação em Sistemas Agroindustriais, Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande – Pombal – Paraíba – Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Sistemas Agroindustriais (Pombal).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MICHELE DA FONSECA SILVA FARIAS – DISSERTAÇÃO PPGSA PROFISSIONAL 2018.pdfMichele da Fonseca Silva Farias - Dissertação PPGSA Profissional 2018.497.82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.