Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26865
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDhttp://lattes.cnpq.br/3237668828885365pt_BR
dc.creator.LattesMOREIRA, M. V. D.pt_BR
dc.contributor.advisor1ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2460-1700pt_BR
dc.contributor.advisor1LattesALVES, C. C. E.pt_BR
dc.contributor.referee1DI LORENZO , Ivanalda Dantas Nóbrega.-
dc.contributor.referee2PESSOA , Rodrigo Bezerra.-
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo geral apresentar os conflitos da prática de ensino na modalidade remota e os desafios do professor de geografia na pandemia do Covid-19. O tema possui relevância social na medida em que tem pertinência na área educacional, pois o ensino remoto trouxe diversas inquietações que são motivos de debates em todos os campos sociais, consequentemente surgindo como premissa de estudo e análise. A justificativa para escolha do tema deve-se a afinidade com o assunto, mediante as experiências de estágio supervisionado, na qual ficaram demonstradas as dificuldades do profissional docente em ministrar aulas de geografia usando os subsídios tecnológicos para ensino remoto. A metodologia usada foi pesquisa bibliográfica, com estudo de campo, e o recorte espacial é a E.M.E.I.E.F Cecília Estolano Meireles, localizada no município de Cajazeiras-PB, sendo os sujeitos da pesquisa os professores de geografia da referida instituição. O instrumento usado para coleta dos dados foi um questionário, com 15 (quinze) questões, que foram analisadas por meio de gráficos em comparação com os pensamentos de autores que estudam essa temática. A problemática que foi eixo condutor desse trabalho gira em torno de saber, quais são os conflitos enfrentados pelo professor de geografia durante o ensino remoto na pandemia covid-19? Os resultados apontam que são perceptíveis os conflitos fruto do ensino durante a pandemia, pelo fato de que os professores não estavam preparados para uso de tecnologias e nem para atuar em um cenário no qual as aulas seriam realizadas à distância. Como conclusão, constata-se que, o ensino remoto, trouxe para a disciplina de geografia um cenário desafiador, onde professores e alunos sentiram-se desmotivados e angustiados pelo fato de não saberem lidar com as novas ferramentas que mediam o ensino, sendo que isso resultou em dificuldades na absorção dos conteúdos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleA prática de ensino na modalidade remoto: desafios do professor de geografia na pandemia do COVID-19.pt_BR
dc.date.issued2022-08-08-
dc.description.abstractThe present study has as general objective to present the conflicts of the teaching practice in the remote modality and the challenges of the geography teacher in the Covid-19 pandemic. The theme has social relevance insofar as it has relevance in the educational area, since remote teaching has brought several concerns that are reasons for debates in all social fields, consequently emerging as a premise for study and analysis. The justification for choosing the theme is due to the affinity with the subject, through the supervised internship experiences, in which the difficulties of the teaching professional in teaching geography classes using technological subsidies for remote teaching were demonstrated. The methodology used was bibliographic research, with field study, and the spatial clipping is the E.M.E.I.E.F Cecília Estolano Meireles, located in the municipality of Cajazeiras-PB, with the research subjects being the geography teachers of that institution. The instrument used for data collection was a questionnaire, with 15 (fifteen) questions, which were analyzed using graphics in comparison with the thoughts of authors who study this topic. The problem that was the guiding axis of this work revolves around knowing, what are the conflicts faced by the geography teacher during remote teaching in the covid-19 pandemic? The results show that the conflicts resulting from teaching during the pandemic are perceptible, due to the fact that teachers were not prepared to use technologies or to act in a scenario in which classes would be held at a distance. In conclusion, it appears that remote teaching brought to the geography discipline a challenging scenario, where teachers and students felt unmotivated and distressed by the fact that they did not know how to deal with the new tools that mediate teaching, and this resulted in difficulties in absorbing the contents.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26865-
dc.date.accessioned2022-09-02T15:26:18Z-
dc.date.available2022-09-02-
dc.date.available2022-09-02T15:26:18Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectGeografia - ensinopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectCOVID - 19pt_BR
dc.subjectPráticas de ensinopt_BR
dc.subjectRemote teachingpt_BR
dc.subjectGeography - teachingpt_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.subjectTeaching practicespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMOREIRA, Mirelle Valessa Dutra.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe practice of teaching in the remote modality: challenges of the geography teacher in the COVID-19 pandemic.pt_BR
dc.identifier.citationMOREIRA, Mirelle Valessa Dutra. A prática de ensino na modalidade remoto: desafios do professor de geografia na pandemia do COVID - 19. 2022. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File SizeFormat 
MIRELLE VALESCA DUTRA MOREIRA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2022.pdf1.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.