Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26866
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDhttp://lattes.cnpq.br/6321244630308118pt_BR
dc.creator.LattesSOUSA, M. C. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1PAIVA, Hérica Pereira.
dc.contributor.advisor1IDhttp://lattes.cnpq.br/0140741349526284pt_BR
dc.contributor.advisor1LattesPEREIRA, Hérica Paivapt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
dc.contributor.referee2ARRAIS, Maria Nazareth de Lima.
dc.description.resumoO presente trabalho tem como tema central a prática de retextualização nas aulas de português em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental. Por se tratar de uma atividade comum no cotidiano dos falantes, retextualizar gêneros textuais facilita o aperfeiçoamento das nossas habilidades sócio comunicativas. O objetivo geral dessa pesquisa é relatar a experiência da prática de retextualização dos gêneros textuais piada e história em quadrinhos nos estudos de leitura, compreensão e produção textual nas aulas de Língua Portuguesa, em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental. Para atingir esse objetivo, destacamos a Linguística Textual e seu papel na adoção do texto como eixo de ensino; discutimos sobre a importância da fala e da escrita nas interações sociais, descrevemos uma experiência de retextualização do gênero piada para o gênero História em Quadrinho. As discussões aqui realizadas fundamentaram-se, sobretudo, nos estudos realizados por Marcuschi (2010), Fávero e Koch (2005) e Soares (2005). A metodologia é ex-post facto, dado que esta pesquisa se propôs a realizar uma investigação bibliográfica a fim de traçar uma relação entre as discussões realizadas sobre as questões do estudo de gêneros a partir da retextualização e a prática em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental. Este trabalho foi desenvolvido a partir de duas etapas: a primeira, destina-se à investigação de conceitos importantes, tais como texto, ensino, gêneros textuais, oralidade, escrita e retextualização; a segunda, por sua vez, apresenta e detalha um relato de experiência vivenciada durante as atividades realizadas na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado III. Como resultado, pudemos observar que o exercício de retextualização criou um ambiente privilegiado para o debate e análise de gêneros orais e escritos. Além disso, retextualizar contribuiu significativamente para que o discente percebesse que a língua está em constante criação, reformulação, readaptação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleA retextualização do gênero piada para o gênero histórico em quadrinhos: um relato de experiência.pt_BR
dc.date.issued2022-08-30
dc.description.abstractThe present work has as its central theme the practice of retextualization in Portuguese classes in the 6th grade of the Elementary School. As it is a common activity in the daily life of speakers, retextualizing textual genres facilitates the improvement of our sociocommunicative skills. The general objective of this research is to show how the practice of retextualization of the textual genres joke and comic in Portuguese classes, in a 6th Elemmentary School class. In order to achieve this goal, we highlighted Textual Linguistics and its role in adopting the text as a teaching axis; we discussed about the importance of speaking and writing in the social interections; we described an experience of retextualization from the joke genre to the comic genre. The discussions held here were based, mostly, on studies accomplished by Marcushi (2010), Fávero and Koch (2005) and Soares (2005). The methodology is ex-post facto, given that this research proposed to realize a bibliographic investigation in order to draw a relationship between the discussions carried out on the issues of the study of genres from the retextualization and the practice in a 6th year class of the Elementary School. This work was developed in two stages: the first was intended to investigate important concepts, such as text, teaching, textual genres, orality, writing and retextualization; the second, in turn, presents and details an experience report during the activities experienced in the discipline of Supervised Curricular Internship III. As a result, we could observe that the exercise of retextualization created a privileged environment for the debate and analysis of oral and written genres. In addition, retextualizing significantly contributed to the student's understanding that the language is in constant creation, reformulation, readaptation.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26866
dc.date.accessioned2022-09-02T16:03:49Z
dc.date.available2022-09-02
dc.date.available2022-09-02T16:03:49Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectRetextualizaçãopt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - 6º anopt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectLinguística Textualpt_BR
dc.subjectRetextualizationpt_BR
dc.subjectTextual genrespt_BR
dc.subjectElementary school - 6th yearpt_BR
dc.subjectLanguage teaching portuguesept_BR
dc.subjectTextual Linguisticspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Milena Caju Lacerda de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe retextualization of the joke genre to the historical genre in comics: an experience report.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Milena Caju Lacerda de. A retextualização do gênero piada para o gênero histórias em quadrinhos: um relato de experiência. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MILENA CAJU LACERDA DE SOUSA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2022.pdfMilena Caju Lacerda de Sousa. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2022.737.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.