Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26990
Title: Análise dos instrumentos didáticos e da educação ambiental no ensino de Biologia em Escolas Públicas da Cidade de Pombal, Paraíba - Brasil.
Other Titles: Analysis of didactic instruments and environmental education in Biology teaching in public schools in the city of Pombal, Paraíba - Brazil.
???metadata.dc.creator???: NASCIMENTO, Alba Luciana Ramos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Edevaldo da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALMEIDA, Elzenir Pereira de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, Jair Moisés de.
Keywords: Educação ambiental;Instrumentos didáticos;Ensino de Biologia;Pombal - PB - escolas públicas - biologia;Práticas inovadoras - educação ambiental;Atitude ecológica;Environmental education;Didactic instruments;Biology Teaching;Pombal - PB - public schools - biology;Innovative practices - environmental education;Ecological attitude
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NASCIMENTO, Alba luciana Ramos. Análise dos instrumentos didáticos e da educação ambiental no ensino de Biologia em Escolas Públicas da Cidade de Pombal, Paraíba - Brasil. 2014. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26990
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo desse trabalho foi analisar o uso dos instrumentos didáticos no ensino de Biologia em escolas públicas do ensino médio da cidade de Pombal – Paraíba e de que forma a Educação Ambiental está inserida no ensino de Biologia. Esta pesquisa foi exploratória, observacional, quantitativa e descritiva. Os dados foram coletados por meio de 3 questionários (2 para os professores e 1 para os alunos) construídos no modelo da Escala de Likert, com cinco níveis de respostas. Um questionário foi aplicado com os alunos (Apêndice D), composto por 53 perguntas que estão divididas em 3 dimensões: recursos didáticos no ensino da Biologia; ensino de Biologia; ensino da Biologia e Educação Ambiental. Para os professores foram aplicados dois questionários (Apêndices B e C), composto por 22 perguntas agrupadas em 2 dimensões: aspectos relacionados ao professor; métodos de avaliação no ensino da Biologia. O segundo questionário foi composto por 27 perguntas relacionadas à Educação Ambiental, onde possui as seguintes dimensões: práticas socioambientais na escola; conhecimento do professor sobre a temática ambiental. Foram entrevistados (n=6) professores com idades entre 22 e 57 anos. Os alunos entrevistados (n=120) apresentaram perfil variado quanto à idade, entre 14 e 20 anos. As perguntas apresentaram variação no padrão de respostas, e consequentemente, na pontuação entre elas e dentre os seus diferentes níveis de escala. Mais da metade dos alunos (68,00%) responderam que tem muito interesse pela disciplina Biologia. Quanto aos recursos didáticos, os alunos têm muito interesse nas aulas de campo (75,00%). A Biologia (56,67%) é a disciplina que mais contribui com a Educação Ambiental em sala de aula. Os dados revelam que os professores e os alunos do Ensino Médio Público da cidade de Pombal - PB apresentam, atitudes positivas e negativas diante das dimensões investigadas. Conclui-se que os professores necessitam de melhor capacitação para o ensino da Biologia e da Educação Ambiental e que os alunos mostram-se conhecedores da temática ambiental. Cada professor deve sempre colaborar, priorizando sua área, para a formação de cidadãos plenos. Visto que, o ensino de Biologia é imprescindível para a formação cidadã e de suma importância, e tende a crescer ainda mais com o passar do tempo e com a evolução da ciência e de uma sociedade mais harmoniosa com o meio ambiente.
Abstract: The aim of this study was to analyze the use of teaching tools in the teaching of biology in public high schools of the city of Pombal - Paraiba and how environmental education is embedded in the teaching of biology. This research was exploratory, observational, quantitative and descriptive. Data were collected through questionnaires 3 (2 for teachers and one for students) built on the model of Likert scale with five levels of responses. A questionnaire was administered to students (Appendix D), composed of 53 questions that are divided into 3 dimensions: teaching resources in the teaching of Biology; Teaching of Biology; teaching of Biology and Environmental Education. For teachers two questionnaires (Appendices B and C), consisting of 22 questions grouped in 2 dimensions were applied: aspects related to the teacher; assessment methods in the teaching of biology. The second questionnaire consisted of 27 questions related to Environmental Education, which has the following dimensions: social and environmental practices in school; teacher knowledge about environmental issues. Were interviewed (n = 6) teachers aged between 22 and 57 years. The students interviewed (n = 120) had varied profile in terms of age, between 14 and 20 years. The questions presented variation in the pattern of responses, and consequently the score between them and among different levels of scale. Over half of the students (68.00%) responded that they have much interest in the discipline of Biology. As for teaching resources, students have much interest in the field classes (75.00 %). Biology (56.67 %) is the discipline that contributes to environmental education in the classroom. The data reveal that teachers and high school students from the city of Pombal Public - PB present, positive and negative dimensions of attitudes investigated. It is concluded that teachers need better training for teaching Biology and Environmental Education and students show up knowledgeable of environmental issues. Each teacher should always work, prioritizing your area, for the formation of full citizens. Whereas, the teaching of biology is essential to civic education and of paramount importance, and tends to grow further with the passage of time and the evolution of science and society more harmonious with the environment.
Keywords: Educação ambiental
Instrumentos didáticos
Ensino de Biologia
Pombal - PB - escolas públicas - biologia
Práticas inovadoras - educação ambiental
Atitude ecológica
Environmental education
Didactic instruments
Biology Teaching
Pombal - PB - public schools - biology
Innovative practices - environmental education
Ecological attitude
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Biológicas
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26990
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CSTR - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALBA LUCIANA RAMOS NASCIMENTO - TCC CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CSTR 2014.pdfAlba luciana Ramos Nascimento - TCC Ciências Biológicas CSTR 2014473.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.