Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27006
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, F. D.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2257192058184686pt_BR
dc.contributor.advisor1SOARES, Carlos Eduardo Alves.-
dc.contributor.advisor1IDSOARES, C. E. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0870407557602038pt_BR
dc.contributor.referee1BRITO JÚNIOR, Luciano de.-
dc.contributor.referee1IDBRITO JÚNIOR, L.pt_BR
dc.contributor.referee2DIAS, Thelma Lúcia Pereira.-
dc.contributor.referee2IDDIAS, T. L. P.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7959147076820302pt_BR
dc.description.resumoA Evolução Biológica é um tema integrador dentro das Ciências Biológicas. É essencial entender os fatores que facilitam e aqueles que dificultam o ensino dessa tem tica numa perspectiva regional. Partindo dessa premissa básica, o presente trabalho objetivou avaliar o conhecimento de alunos e professores de Biologia, atrav és da aplica ção de questionários, em 5 grandes escolas de duas cidades distintas: Patos e Piancó, ambas no estado da Paraíba. O espa ço amostral compreendeu 138 alunos regulamente matriculados no 3° ano do ensino mé dio e 12 professores de biologia. A partir da avalia ção do conhecimento e das ideias de professores de Biologia e alunos do ensino m édio acerca da temática de evolu ção biológica e do bioma caatinga, foi possível compreender bem como estabelecer la os entre os conteúdos ensinados em sala de aula com a realidade local dos alunos. Foi observado que professores (92%) e alunos (90%) admitem que os organismos estão em constante evolu ção, que a sele ção natural importante para a Evolu ção Biológica (92% e 88%, respectivamente) e que os fósseis constituem a principal evid ência evolutiva (67% e 83%, respectivamente). A maioria do total de inquiridos nesse estudo acredita tamb ém na importância de citar exemplos do cotidiano dos alunos durante as aulas de evolu ão, explorando de forma criteriosa a Caatinga, como por exemplo animais, plantas ou quaisquer outros organismos endê micos desse bioma.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTRpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicas.pt_BR
dc.titleO ensino da evolução biológica na percepção de professores e alunos do Sertão Paraibano.pt_BR
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27006-
dc.date.accessioned2022-09-08T11:15:35Z-
dc.date.available2022-09-08-
dc.date.available2022-09-08T11:15:35Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEstudo de percepçãopt_BR
dc.subjectEvolução biológicapt_BR
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectTeoria da evoluçãopt_BR
dc.subjectBiologia evolutivapt_BR
dc.subjectBiodiversidadept_BR
dc.subjectSeleção naturalpt_BR
dc.subjectCaatingapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectPerception studypt_BR
dc.subjectBiological evolutionpt_BR
dc.subjectBiology Teachingpt_BR
dc.subjectEvolution theorypt_BR
dc.subjectEvolutionary biologypt_BR
dc.subjectBiodiversitypt_BR
dc.subjectNatural selectionpt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Franciandro Dantas dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of biological evolution in the perception of teachers and students from Sertão Paraibano.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Franciandro Dantas dos. O ensino da evolução biológica na percepção de professores e alunos do Sertão Paraibano. 2013. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27006pt_BR
dc.description.resumeThe Biological Evolution is an integrating theme within the Biological Sciences. It is essential to understand the factors that facilitate and those that hinder the teaching of this subject in a regional perspective. The present study aimed to assess the knowledge of students and teachers of biology, through questionnaires, in 5 great schools in two di!erent cities: Patos and Piancó, both in the state of Paraíba, Brazil. The questionnaires were applied to 138 students in the third year of high school and to 12 biology teachers. From the evaluation of the knowledge and ideas of biology teachers and high school students on the theme of biological evolution and the caatinga biome, it was possible to understand and establish links between the content taught in the classroom with the local reality of the students. It was observed that teachers (92%) and students (90%) admit that the organisms are in constant evolution, natural selection is important factor for Evolutionary Biology (92% and 88%, respectively) and that fossils are the main evolutionary evidence (67% and 83%, respectively). The majority of all respondents in this study also believes in the importance of using local examples during evolution classes, exploring speciÞcally examples from the Caatinga, such as animals, plants or other endemic organisms from this biome.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CSTR - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCIANDRO DANTAS DOS SANTOS - ARTIGO CIÊNC. BIOLÓGICAS CSTR 2013.docx.pdfFranciandro Dantas dos Santos - TCC Ciências Biológicas CSTR 20133.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.